sábado, 12 de maio de 2018

AMIZADE DESFEITA


Amizade Desfeita, título original Unfriended é um filme de terror sobrenatural lançado em 2014. Dirigido por Levan Gabriadze, esse filme é mais um daqueles em que sua totalidade se passa na tela de um computador, inclusive já falamos aqui no blog sobre um filme desse tipo, Perseguição Virtual. E assim como esse, Amizade Desfeita é um filme repleto de tensão e que mesmos com suas falhas, consegue atribuir aspectos dignos para filmes do gênero, como por exemplo, conter um tema chocante e perturbador.

Sinopse: Blaire, Mitch, Jess, Adam, Ken e Val estão em uma sala de bate-papo quando são surpreendidos pela chegada de um usuário conhecido apenas como "Billie227". Achando que se trata somente de um problema técnico, os amigos continuam conversando, até que Blaire começa a receber mensagens de alguém que se diz ser Laura Barns, uma colega de classe que se suicidou há um ano. Enquanto Blaire tenta descobrir a identidade de Billie, seus amigos são forçados a confrontar seus segredos mais obscuros.


A história começa mostrando o suicídio da personagem Laura Barns e também o vídeo constrangedor que fez com que ela cometesse tal ato trágico. A nossa visão partirá do computador de Blaire, que após assistir a esses vídeos que inclusive já se passava um ano do ocorrido, ela começa a conversar com seu namorado Mitch e não dura muito até que seus outros amigos entrem na conversa online. O início pode parecer bobo, mas faz parte, pois não seria legal começar logo onde o caldo irá engrossar. Mas, a história começa a ficar interessante quando uma pessoa misteriosa entra na conversa, sem foto, sem vídeo, apenas com a identificação “Billie227”. Os jovens começam a achar que se trata de algum conhecido deles querendo se enturmar ou um hacker com a intenção de pegar informações pessoais.

A tensão passa a ganhar espaço a partir do momento em que o ser misterioso diz ser Laura Barns, pois está utilizando a conta de todas as redes sociais da jovem. Os outros suspeitam ser alguém que teve acesso à conta dela, mas quando a suposta Laura começa a revelar segredos íntimos da cada jovem ali presente, o desespero começa. Ainda por cima, a intenção do invasor é querer saber quem foi que postou o vídeo constrangedor na internet. E para conseguir as informações que precisa, Laura passa a fazer jogos macabros que culmina em consequências trágicas. Esses jogos fazem com cada um dos jovens revelem sua verdadeira face, brigas e desentendimentos entre adolescentes são o que não falta nesse filme.

Pode parecer cansativo o modo como a narrativa caminha, mas é muito legal poder ver que a direção opta por situações realistas durante a projeção. Por exemplo, como vemos tudo acontecer através do computador de Blaire, ela está a todo o momento conversando com o perfil de Laura, e durante as conversas, em muitas delas Blaire digita algo e depois apaga, mostrando claramente o que a personagem está pensando antes de enviar a mensagem. E mesmo com algumas situações clichês, o filme não deixa a desejar quando se trata de deixar o espectador tenso e preso à tela para saber o que vai acontecer logo em seguida.


Alguns criticaram a falta de impacto que as mortes no filme tiveram. Como é evidente, a intenção não é impressionar o público em respeito às mortes arrasadoras que acontecem. E pelo que entendi, a intenção do diretor foi mostrar os efeitos psicológicos pelos quais os jovens se veem inseridos diante de uma ameaça pela internet. Porém, me incomodei um pouco com a falta de explicação a respeito de Laura, e sobre os jovens que sozinhos tentam confrontar essa situação, parece que seus pais ou não se encontravam em casa, ou os adolescentes moravam sozinhos. Por que ninguém mais aparece, exceto um grupo de policiais na casa de um deles após um suicídio, e isso acontece bem no começo.

Eu sei que há pessoas que não se agradam desse estilo de filme, mas é inegável que sua narrativa foi bem conduzida em meio aos clichês do gênero. O modo como as situações vão ficando cada vez pior para os personagens é o que faz com que os fãs do terror apreciem obras do tipo. Mas tenhamos em mente que a intenção do filme não é impressionar com cenas fortes e perturbadoras, ficou claro que o filme vai além dessa concepção. Resumindo, é um bom filme, tenso e angustiante e que vale a pena dar uma conferida. 

NOTA: 6,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário