sábado, 5 de maio de 2018

LIGADOS PELO AMOR


Ligados Pelo Amor, título original Stuck in Love escrito e dirigido por Josh Boone é um filme que aborda o drama dentro de uma família que cada um de seus membros vivem em um mundo diferente, embora eles sejam talentosos no que diz respeito à escrita. Esse filme foi lançado em 2012 e é estrelado por Jennifer Connely, Greg Kinnear, Lily Collins, Nat Wolf, Logan Lerman e Kristen Bell.

Sinopse: Três anos depois de seu divórcio, o romancista experiente Bill Borgens (Greg Kinnear) não consegue esquecer o seu passado e espiona sua ex-mulher Erica (Jennifer Connely), que trocou o marido por outro homem. Mesmo que sua vizinha e amiga colorida, Tricia (Kristen Bell) tente trazê-lo de volta à ativa, ele permanece aos encantos de qualquer um. Enquanto isso, sua filha Samantha (Lily Collins) está publicando o seu primeiro romance e evitando seu primeiro amor com um romântico incurável (Logan Lerman); e seu filho adolescente Rusty (Nat Wolf) está tentando encontrar a sua voz, tanto como escritor de fantasia quanto como inesperado namorado de uma garota ideal que tem problemas perturbadores e reais. Cada uma dessas situações cresce e elas se transformam em um trio de crises românticas, o que leva os Borgens a surpreendentes revelações sobre como finais viram começos.


O drama familiar retratado nesse filme é envolvente e interessante. A esposa deixa o marido em troca de outro homem, e isso faz com que ele passe muito tempo remoendo esse passado. Ao mesmo tempo em que a filha passa a odiar a mãe e por medo de se magoar, evita qualquer envolvimento romântico com alguém. E o filho tenta obter o sucesso de escritor e se envolve meio que sem querer com uma garota problemática. A narrativa se segue explorando e desenvolvendo esses personagens, que de alguma forma inusitada e sem nenhuma correlação uma com a outra, esses problemas familiares vão sendo resolvidos de uma maneira um tanto superficial, porém, interessante o suficiente para fazer refletir sobre a importância do amor familiar e a união que deve haver nesse meio.

Os personagens principais foram altamente bem trabalhados, a premissa inicial é aos poucos levantada na questão do choque familiar que afeta a todos. A brilhante atriz Jennifer Connely não poderia estar melhor, mesmo que ela seja a personagem entre os principais que aparece mais pouco. Greg Kinnear interpretando um pai separado, angustiado e triste, mas que procura manter a relação com os filhos da melhor forma possível, também curtindo um pouco com sua vizinha e principalmente nutrindo a esperança de que sua esposa volte. Mas a melhor personagem desse filme é sem dúvida a Samantha, a atriz Lily Collins (linda como sempre) da a vida a essa personagem, inclusive eu acho essa a melhor interpretação da Lily até o momento.


Samantha é uma garota inteligente e de personalidade forte, e por conta disso, muitas vezes ela se mostra arrogante quando está diante de um garoto ou quando se fala em sua mãe. Suas falas no decorrer do filme discursando sobre o amor e como ele falha, como por exemplo: 


"Evite o amor a todo custo. Esse é o meu lema!"

Esse tipo de frase e outros mais, é o que torna a sua personagem antipática inicialmente, mas essa antipatia não faz com que o espectador sinta raiva dela, ao contrário, seu carisma é eficaz para cobrir quaisquer vestígios de ignorância. E durante o desenvolvimento do filme, ela vai mudando sua maneira de enxergar as coisas sobre o amor e também a sua mãe, que através de revelações inesperadas faz com que a jovem reveja seus conceitos e posteriormente compreenda que a união familiar é mais importante do que qualquer outra coisa. Então, como não amar essa personagem? Ela é um reflexo de muita gente, e para mim além de ser a melhor personagem do filme, é também o centro das atenções por roubar a cena. Por isso que eu afirmo que essa foi a melhor personagem que Lily Collins já interpretou até agora.

Os atores coadjuvantes têm o seu espaço adequado, sem exagerar e sem ser pequena demais e com um bom desenvolvimento. O roteiro acerta por inclui-los no tempo e na situação certa, para que a narrativa não perca o seu foco principal. Aquela música de fundo que toca no começo e no fim quando se põe na mesa a expectativa de que a família irá se reunir junta depois de tantos problemas, combina muito com a ambientação do filme e seu conteúdo. Ligados Pelo Amor pode aparentar não ser grande coisa, mas ele surpreende e agrada com grande facilidade e precisão, em especial o público mais sensível e carente. Em suma, é um filme divertido e reflexivo que trás à nossa atenção um dos temas mais importantes dentro do seio familiar. Recomendo muito! 

NOTA:7,7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário