segunda-feira, 5 de junho de 2017

PSICOSE (1960)



Um dos maiores clássicos do cinema mundial! Psicose de 1960 dirigido por um dos maiores cineastas já conhecidos no cinema, Alfred Hitchcock, o diretor trouxe um dos filmes mais consagrados da época e que até hoje Psicose é admirado pelas pessoas de várias gerações e o longa está entre os 100 melhores filmes de todos os tempos, ocupando a posição 35°. Veja a lista aqui.

O filme é estrelado por Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin e Janet Leigh. Foi escrito por Joseph Stefano, baseado no romance de mesmo nome de Robert Bloch, vagamente inspirado nos crimes do assassino de Wisconsin, Ed Gein. Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado. Psicose custou 800 mil dólares e faturou 60 milhões de dólares nas bilheterias no mundo inteiro.

Seu enredo se segue quando uma jovem e bonita secretária Marion Crane (Janet Leigh) dá um chapéu em seu empregador, lhe roubando 40 mil dólares. Fugindo, ela acaba passando uma noite num motel isolado, onde é recebida por Norman Bates (Anthony Perkins), um rapaz simpático, porém perturbado que tem uma mãe doente que mora numa casa ao lado do motel. Sua mãe, no entanto, sente ciúmes de Norman com a bela jovem Marion, o que resulta no assassinato da mesma, que acontece na sequência da famosa cena do banheiro. 

Essa famosa cena em que Marion é assassinada é a parte mais conhecida do filme. E existe curiosidades sobre essa cena, pois ela tem uns 2 minutos de duração, mas demorou sete dias para ser feita. O filme inteiro foi filmado em seis semanas, e por isso é fácil de ver a quantidade de atenção ao detalhe que foi colocado nesta famosa cena. Close-ups extremos da cena e efeitos de parar o coração foi criada usando setenta e sete ângulos de câmeras e cinquenta cortes. Para a época em que foi realizado, podemos admitir que foi uma grande façanha, embora ela não tenha tanto impacto nos dias de hoje. 

Veja no vídeo abaixo a cena do banheiro:
 


Psicose tem um dos finais mais surpreendentes já feitos, muitos filmes que se seguiram após este, devem muito à obra de Hitchcock. Um desfecho pra te deixar de queixo caído. Alfred Hitchcock é um dos pioneiros que dirigiu filmes com finais surpresa, hoje em dia é comum vermos filmes com finais surpreendentes. Por isso, se você gosta de filmes assim, é obrigatório você ter assistir Psicose, pois se você gosta de se surpreender, esse é um filme perfeito pra isso. 

Vale ressaltarmos a atuação de Anthony Perkins, que ficou mundialmente conhecido através desse filme, é bom lembrar também que o ator participou de mais três filmes que são sequências desse clássico, porém, nenhum deles supera este primeiro. Filme inovador, magnífico e um terror psicológico altamente admirado pelos críticos. E o melhor é que foi rodado inteiramente em preto e branco, hoje os cinéfilos o veneram e o considera um dos melhores filmes já feitos. Psicose também recebeu indicações e prêmios, entre eles temos: O Oscar de 1961 (EUA) foi indicado nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh), melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor direção (Alfred Hitchcock). Venceu o Globo de Ouro 1961 na categoria de melhor atriz coadjuvante Janet Leigh. E o Prêmio Edgar 1961 venceu na categoria de melhor filme. Porém, acho que o filme merecia mais prêmios, mas enfim, a obra já deixou sua marca na história.

Eu já assisti Psicose várias vezes, e ainda assim não abusei, e ele continua sendo um dos meus filmes favoritos. Mesmo não sendo da minha época, o longa deixa sua marca já por 5 décadas e creio eu que será por muitas ainda. E esse é apenas um dos trabalhos brilhantes feitos por Hitchcock, que sem dúvida alguma merece ser reconhecido pelos amantes de suspense como do cinema em geral. 


NOTA: 10/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário