terça-feira, 4 de julho de 2017

O GRANDE MESTRE 2


O Grande Mestre 2 é um filme de artes marciais vagamente baseado na vida de Yip Man, um mestre da arte marcial Wing Chun. Trata-se da sequência do filme de 2008, O Grande Mestre, foi dirigido por Wilson Yip, e Donnie Yen, que reprisa o papel principal. Continuando após os eventos do filme anterior, o longa centra-se nos movimentos de Ip em Hong Kong, que está sob o domínio colonial britânico. Ele tenta propagar sua disciplina de Wing Chun, mas enfrenta concorrência de outros profissionais, incluindo o mestre local de artes marciais do estilo Hung Ga.

Atenção! Spoilers! 

O Grande Mestre 2 é o segundo filme da série de filmes "Ip Man". Ele estreou em Pequim em 21 de Abril de 2010, e foi lançado em Hong Kong em 29 de abril de 2010. O filme foi recebido com críticas positivas, em particular, elogios pela história do filme e a presença do coreógrafo de artes marciais Sammo Hung. Ip Man (Donnie Yen) e sua família fogem de Foshan, cidade onde vivia antes e que foi palco do primeiro filme. Se instalando em Hong Kong, Ip precisa de trabalho para se sustentar e sem nenhuma opção ele decide criar um dojo para ensinar seu estilo. Aos poucos ele conquista alguns discípulos, entre eles Leung, que é um jovem solitário que não leva desaforo pra casa, e por causa disso acaba arrumando confusão com outro jovem do estilo Hung Ga. Leung é dominado por 3 pessoas após derrotar seu rival, sendo preso, os jovens exigem que Ip Man pague o resgate de seu discípulo. Sem ter como fazer isso, Ip Man se vê obrigado a lutar contra vários em um mercado de propriedade do mestre Hung (Sammo Hung). Este por sua vez repreende Ip Man por fundar um dojo sem autorização.

O mestre Hung é o mais respeitado mestre de Hong Kong, sendo até mesmo temido por outros mestres. Muito rico e cheio de discípulos, ele faz com que a vida do mestre Ip se complique, contribuindo-o para que feche o seu dojo, pois Ip teria de lhe pagar uma taxa se quiser lecionar kung fu na cidade. Mesmo sem condições, Ip não desiste e mostra que seu amor ao kung fu e a responsabilidade que tem para com seus discípulos fazem com que seu rival reconheça a sua grandeza como um verdadeiro mestre. A rivalidade entre os dois praticamente cessa, mesmo que no combate entre eles tenha terminado em empate. Hong Kong na época era uma colônia britânica e a autoridade naquele local era principalmente de ingleses. O filme mostra alguns policiais que nutrem ódio pelos chineses, mas quando o assunto é dinheiro, eles se tornam amigos. É o caso entre um oficial arrogante com o mestre Hung. Após fazer um acordo para um torneio de boxe ocidental, com o mestre Hung financiando-o. 

Nesse ponto, podemos dizer que este é o clímax do filme: o torneio de boxe. Ele apresentará o campeão mundial Taylor Miler "The Twistter", interpretado aqui por Darren Shahlavi. Este camarada é extremamente arrogante e violento, além de ser um trapaceiro em suas lutas. The Twistter xinga a arte marcial chinesa, caracterizando-a como "dança tribal", e isso acaba causando revolta por parte de todos os mestres que assistiam a apresentação.

O mestre Hung, o financiador de todo o evento exige que Twitter peça desculpas por suas ofensas. Orgulhoso, o campeão de boxe desafia o mestre Hung para uma luta e só pedirá desculpas caso perca o combate. Essa parte do filme chega a ser revoltante, pois o mestre Hung sofre de asma, e durante a luta ele tem um ataque e não consegue lutar como deveria. O campeão britânico aproveita a chance e espanca o mestre, matando-o em seguida. Eu falei em algo revoltante, mas o que seria? Simples, durante essa luta ninguém manda parar, mesmo com um dos lutadores esta nas cordas sendo brutalmente golpeado. É um momento muito triste do filme! Mas Ip Man daria a volta por cima e honraria seu país e a arte marcial chinesa em um desafio feito por ele mesmo ao campeão ocidental. Eu particularmente achei bem inferior ao primeiro filme. Mas não deixa de ser bom. Assim como o anterior, as lutas aqui são ótimas. Movimentos rápidos e precisos. Mas o destaque total está na luta entre Ip Man e o mestre Hung (Donnie Yen vs Sammo Hung). Essa luta foi épica e só por ela já valeu o filme todo! 

NOTA: 7,9/10

Leia também: O Grande Mestre 
                     O Grande Mestre 3
 
Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário