segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

INVENCÍVEL (2015)


Angelina Jolie foi a produtora e diretora do filme Invencível lançado em 2015. A atriz que já é famosa por participar de diversas produções está tentando a carreira como diretora. E mesmo que ela seja iniciante, neste filme aqui, ela consegue equilibrar a premissa esperada de acordo com o fato real do caso. Sim, Invencível é baseado na vida do ex-atleta olímpico americano Louis “Louie” Zamperini (1917-2014), que após sobreviver numa balsa por 47 dias durante a Segunda Guerra Mundial, ele é capturado pela marinha de guerra japonesa e enviado para campos de prisioneiros. O filme é estrelado por Jack O’Connell, Domhnall Gleeson, Garret Hedlund e Takamasa Ishihara.

Sinopse: O filme conta a história de Louis Zamperini (Jack O’Connell), uma estrela da pista olímpica e um herói da Segunda Guerra Mundial, que durante uma missão militar, sofreu um acidente de avião no Oceano Pacífico, do qual sobreviveu junto com dois companheiros. Eles passaram 47 dias à deriva no bote salva-vidas, quando foram encontrados por um navio de guerra japonês, que os fizeram prisioneiros e os levam para uma ilha onde foram torturados e mantidos como prisioneiros de guerra por dois anos.

O filme tem como tema o patriotismo, superação e resistência física e mental. É um drama cativante e ao mesmo tempo repleto de torturas. Zamperini como já dito, é um atleta olímpico que já ganhou diversas competições. O filme conduz com uma narrativa interessante, que no meio dos acontecimentos durante a guerra, onde o protagonista está servindo, é misturado com a infância e o crescimento do jovem.

A diretora Angelina Jolie acabou sendo alvo de críticas negativas, que a meu ver são sem sentido. Primeiro, é dito que ela não consegue manter o clima do filme e nem desenvolver os personagens coadjuvantes. Segundo, ela trás ao público muita tortura pra cima do protagonista. Alguns até a chamaram de masoquista. E terceiro, disseram que ela não soube trazer por meio do filme, o herói que todos esperavam. Mas pare um pouco, por favor. Na minha humilde opinião e como cinéfilo, procuro diferenciar minha visão quando o filme é um fato real sobre alguém, daqueles que a trama é apenas ficção, e quando se tratar de algo verídico, como algum acontecimento importante que não se foca apenas em uma pessoa, como é o caso aqui.

Por que eu falo isso? Por que quando o filme conta a história de uma pessoa, a sua figura central terá que ser essa pessoa, concorda? No filme Invencível quem é a figura central? Zamperini. É obrigatório desenvolver todos os outros personagens, mesmo aqueles que são próximos do protagonista? Não necessariamente. Por que se isso fosse estritamente obrigatório, todo mundo xingaria, por exemplo, o filme À Procura da Felicidade, onde ninguém, a não ser o protagonista é desenvolvido. Será que isso é erro da direção? Claro que não, pois se trata de um fato real que gira em torno de uma única pessoa. E o filme tem de seguir essa linha, e não desviar o foco de sua figura central.

No filme Invencível, não consigo enxergar como se poderiam desenvolver outros personagens se o protagonista será o centro das atenções até o final. De fato, poder poderia, mas não era isso que estava nas premissas do filme, em seu roteiro ou na ideia de transmitir sua mensagem final, e isso felizmente não estraga a produção. Na sua primeira parte, pode parecer um pouco cansativo quando Zamperini e seus dois companheiros ficam perdidos no meio do Oceano. Não sabemos como conseguiram sobreviver 47 longos dias naquele lugar, tomando um sol fervoroso e um frio de doer a alma durante a noite, por que o filme não explica isso. Aliás, nem o livro no qual o roteiro foi baseado explica isso, apenas Zamperini deveria saber, mas ele infelizmente já nos deixou. Sabemos, no entanto, que eles se alimentavam de peixes que eles conseguiam capturar no mar, e quanto à água, há uma cena onde eles aparam durante uma chuva. Porém, não dá pra saber se todos aqueles 47 dias choveram durante a noite, mas o que importa é que de alguma forma conseguiram sair vivo daquele Oceano.

O que faz do filme um grande feito está em sua belíssima fotografia, também as atuações não deixam a desejar. O até então desconhecido Jack O’Connell, se entrega inteiramente ao papel principal e nos consegue repassar o sofrimento que Zamperini sofreu naqueles anos infernais. O vilão é pra causar muita raiva no espectador. O cantor e compositor japonês Takamasa Ishihara encarna um general do exército japonês sádico e cruel que marca Zamperini em tudo que fala, e a qualquer movimento que este faz, é um motivo para espanca-lo. É difícil esquecer a cena em que ele ordena a todos os prisioneiros a darem um soco na cara do protagonista, um seguido do outro.

As muitas torturas retratadas no filme são resultado de uma época opressora, onde de um lado odiava o outro, é um fato que acontecia na guerra e não adianta dizerem que é exagero. Esse fator inclusive contribuiu até mesmo com confrontos a respeito da estreia do filme no Japão, que o consideraram uma alusão ao racismo, até mesmo Ishihara foi acusado de trair seu país por aceitar trabalhar no filme. Mas tanto o ator japonês e a diretora Jolie afirmam que a intenção não é fazer os outros pensarem que os japoneses são cruéis por natureza, é idiotice pensar isso, mas a mensagem final seria o perdão por toda a crueldade que fizeram na guerra.

Invencível é um grande filme sim! Um grande exemplo de superação em momentos difíceis, que mostra o quão importante é se fortalecer mentalmente para suportar as dores fisicamente, claro que por outro lado tem o patriotismo americano envolvido, mas em tempos de guerra isso acontecia com muita frequência, pois cada um dava a vida pelo seu país. A vitória final estava na questão da sobrevivência e posteriormente no perdão, conforme já mencionado, pois é dito no final do filme que Zamperini voltou ao Japão anos após a guerra e fez as pazes com os soldados que o mantinham preso, exceto o general Watanabe que havia se recusado a encontra-lo. De qualquer maneira, o filme conseguiu cumprir seu papel e mostrou que o herói não é aquele que iria massacrar os inimigos usando a força, tal como algumas pessoas esperavam, mas sua vitória estaria na sua vontade de sobreviver e mostrar depois a sua humanidade pacífica. 

NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. eu acho incrível a capacidade da angelina jolie se envolver em projetos importantes. o primeiro foi aquele no camboja. teve aquele do filho trocado. esse é outro de abordagem importante. ah, ela é sempre julgada por seus filmes. acho que muitos críticos não suportam que ela além de linda ainda seja capaz de produzir algo de qualidade e a atacam. aqui o meu post do filme. ótima resenha http://mataharie007.blogspot.com.br/2015/11/invencivel.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho os projetos que ela trabalhou importantes, mas parece que os críticos não gostam dela mesmo. Pois cheguei a ler uma crítica em um site profissional famoso, em que a pessoa escreveu 8 parágrafos e só criticou a Jolie, não falou absolutamente nada do filme. Falou que o filme é uma porcaria, mas não justificou porque. Acho que é ódio a pessoa dela, só pode.

      Excluir
  2. É uma bela história de superação, com tantos percalços que as vezes fica difícil até acreditar que seja verdade.

    Vale a sessão.

    Abraço

    ResponderExcluir