quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

VELOZES E FURIOSOS 7


O sétimo filme da franquia Velozes e Furiosos foi lançada em 2015 e foi o maior sucesso da franquia de modo geral. Esse sétimo capítulo foi dirigido por James Wan, que até então era conhecido por filmes de terror, no entanto, o cineasta asiático provou que também tem talento para o gênero ação, e o que ele fez com Furious 7, mesmo com a tragédia ocorrida com Paul Walker de 2013, é de tirar o chapéu! O cara nos trouxe um filme magnífico, divertido, repleto de ação e uma narrativa simples e direta. De fato, Velozes e Furiosos 7 deixou um legado que durará por muito tempo. 

Sinopse: Após os acontecimentos em Londres, Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Letty (Michelle Rodriguez) e o resto da equipe tiveram a chance de voltar para os Estados Unidos e recomeçarem suas vidas. Mas, a tranquilidade do grupo é destruída quando Ian Shaw (Jason Statham), um assassino profissional, quer vingança pela morte de seu irmão (o vilão do sexto filme). Agora, a equipe tem que se reunir para impedir este novo vilão. Mas, dessa vez não é só sobre ser veloz. A luta é pela sobrevivência.

ATENÇÃO! O TEXTO A SEGUIR PODE CONTER SPOILERS DO FILME. 


Eu particularmente considero este filme como o melhor da franquia, sua história conta eventos após o sexto filme, porém, em ordem cronológica, a trama se passa após os eventos de Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio. Pois há uma ligação de eventos dos quais contribuem para que a narrativa siga sem se perder. Além de ótimas sequências de ação, esse filme contém um elenco de peso, e não estou falando de atores talentosos dignos de Oscar, mas de atores que conseguem mergulhar em cenas alucinantes e extremamente violentas. O elenco principal é o mesmo: Vin Diesel, Paul Walker, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster e Dwayne Johnson, e além deles temos os nomes de Jason Statham, Mose Jakande, Ronda Rousey e Tony Jaa. O que acha que um elenco de peso desses faria em um filme de ação?


Como já ocorre desde o quinto filme, as cenas de corrida perdem um pouco do foco, embora os carros ainda sejam bastante utilizados pelo elenco. Cenas de luta corpo a corpo são um dos ingredientes principais do filme. Gostei muito logo no inicio onde Johnson e Statham travam um violento e alucinante combate no escritório do agente federal. A sequência de perseguição na estrada também é sensacional! Ali, vemos Paul Walker vs Tony Jaa, vale mencionar que aqui foi a estreia do astro tailandês em Hollywood, e mesmo que suas aparições no filme não sejam longas, pelo menos ele mostra um pouco do que sabe, que além de lutar, ele faz manobras radicais pulando carros e saltando em orifícios pouco convencionais. A ex-estrela do UFC e atualmente estrela do WWE, Ronda Rousey tem o seu destaque no filme, e como era de se esperar, ela trava uma luta com Letty, a personagem de Michelle Rodriguez. Essas cenas são para mim em particular, cenas memoráveis que ficarão gravadas por muito tempo, por que sou inteiramente fã desse elenco, e não é atoa que eu considere Velozes e Furiosos 7 como o melhor filme dessa franquia.


Apesar de toda a adrenalina predominar o filme inteiro, seu roteiro não é algo raso e insignificante, mesmo por que ele desenvolve cada detalhe utilizado no decorrer do filme. E um diferencial é que são diversos lugares do mundo: República Dominicana, Inglaterra, Oriente Médio e Japão e com relação ao país oriental, temos um breve retorno de Sean Boswell, protagonista do filme de Tóquio. Vale lembrar que ao final daquele filme, Dominic Toretto faz uma visita ao garoto, que só o tinha recebido por que Dom era amigo de Han. Então, há a ligação dos filmes, e a morte de Han naquele filme em Tóquio se torna o fio condutor da narrativa que se segue em Velozes e Furiosos 7. Em poucas palavras, não há incoerência na franquia.


Muitos criticam o fato dos carros saltarem de um prédio a outro como acontece aqui, embora seja bem surreal, a intenção do filme não é criar um argumento realista para o espectador, todos sabem que o intuito dessa franquia é divertir a galera, assim como os filmes de super-heróis são. Não podemos exigir algo além do que o filme propõe, eu reconheço que as cenas não só desse, mas de outros da franquia, são bem forçadas. Porém, isso não interfere em nada no filme, concorda? Além disso, as pitadas de humor servem para mesclar esses defeitos e torna-los em diversão pura, exagerada ou não, entretém o espectador facilmente, é isso que o filme faz e consegue com tamanha eficácia!


Infelizmente, esse filme ficará para sempre marcado pela morte do ator Paul Walker que ocorreu em 2013. Ele não havia concluído as filmagens, e dá até para imaginar o tempo que os produtores gastaram planejando alguma coisa em relação a isso, por que seu personagem era um dos mais importantes do filme. Para que a coisa não ficasse bagunçada a ponto de todo o dinheiro gasto na produção do filme, estou falando aqui de 190 milhões de dólares gente, seja jogado fora com a decepção do público, os produtores resolveram usar um sósia do ator, no entanto, ao focar seu rosto, os efeitos especiais trariam de volta o rosto de Paul Walker sem que as pessoas percebam a montagem. E olha que ficou muito bem feito, apesar de alguém mais atento notar quando é Paul Walker real ou quando é a montagem. Mas, isso obviamente não afetou nada na história do filme. O que me deixou triste foi a despedida do personagem, e ele acaba levando junto a Mia, por isso no oitavo filme nem ela aparece.

Ao final do filme há aquela linda homenagem ao ator, e tudo que ele representou para esse filme está ali. E quem nunca ouviu a música feita para ele? Confesso a vocês que já estourei o replay dessa canção linda e maravilhosa! Clique neste link e ouça. 

NOTA: 8,2/10

Leiam também: 

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários:

  1. Tu fala sobre Spoiler como se existisse alguém que nunca viu o filme. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas existem pessoas que nunca viram ainda, aliás, conheço gente que nunca viu nenhum filme dessa franquia. Não é por que é um blockbuster que toda a população do planeta já tenha assistido. Quando for comentar alguma coisa aqui, por favor, use bom senso, do contrário terei que deletar comentários idiotas como esse!

      Excluir