domingo, 20 de janeiro de 2019

AS TRÊS MÁSCARAS DE EVA


The Three Faces of Eve, em português As Três Máscaras de Eva ou As Três Faces de Eva é um filme lançado em 1957 dirigido por Nunnally Johnson. A história se baseia no livro homônimo dos psiquiatras Corbett H. Thigpen e Hervey M. Cleckley, que também ajudaram no roteiro. Esse filme conta o caso verídico da paciente Chris Costner Sizemore, que também era conhecida como Eve White, uma mulher que sofria de transtorno dissociativo de identidade, conhecido como distúrbio de personalidades múltiplas. O filme é estrelado por Joanne Woodward, David Wayne e Lee J. Cobb.

Sinopse: Eva White sofre de constantes dores de cabeça e desmaios e resolve se consultar com o psiquiatra Dr. Luther. Após ser hipnotizada, descobre ter duas outras personalidades: uma mulher impulsiva e cheia de vida e uma garota submissa à própria mãe.


O que a motivou a procurar um especialista foi após a perda de um bebê e suas constantes dores de cabeça. E durante o seu tratamento, ela passou a comprar roupas caras e ousadas o que deixava seu marido intrigado, pois ele não lembrava que ela tinha comprado e durante suas consultas, ela passa a demonstrar uma nova face, completamente diferente da anterior. Essa nova personalidade se chamava Eva Black e odiava o marido de Eva White, nisso o médico passa a lidar com o caso de mudança de personalidade e ajudava o casal a superar isso, pois considerava que não era loucura nem nada do tipo.

O filme caminha num rumo interessante e prende nossa atenção com muita facilidade. O caso de mudança de personalidade é do interesse de muitos, em especial para fins acadêmicos. O filme é ágil na sua narrativa e não deixa pontas soltas pelo caminho. Como dito antes, a personalidade Eva Black é muito diferente de Eva White, pois White demonstrava ser uma esposa e dona de casa tímida, Black era o oposto: altamente sensualizada, ia para festas todas as noites, bebia, fumava e tinha um comportamento irônico.


O legal de acompanhar essa trama é que Black sabia tudo sobre White, inclusive seus pensamentos mais ocultos, e ela sabia também que se algo acontecesse com White, ela também sofreria. A princípio podemos ter a suspeita de que tudo aquilo era uma farsa bem arquitetada pela mulher, mas com o tempo vemos que não é bem assim.

Black passa a sofrer dores de cabeça tais como White sofria, e assim surge a terceira personalidade: Jane, com um comportamento contrário às outras duas, pois essa era compassiva e sensata, ela sabia analisar as situações sem que a timidez a afetasse ou qualquer irresponsabilidade tomasse de conta, é a face de Eva com mais caráter. Além disso, ela sabia da existência das outras duas personalidades, mas que ao contrário delas, matinha uma boa relação com as pessoas à sua volta.


Vale destacar que os nomes dados no filme são fictícios, pois estes foram ocultos no filme, apenas em 1977 é que o nome Chris Costner Sizemore foi revelado. E se há algo nesse filme que mais me encantou além da história extremamente interessante é a performance de Joanne Woodward, que atuação meus amigos! Seu desempenho lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz, e foi mais que merecido. Poderia dizer que apenas sua atuação é suficiente para encantar qualquer um que assiste a esse filme. Por isso, recomendo bastante. 

NOTA: 9,5/10

Assista o filme completo no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário