domingo, 6 de janeiro de 2019

BUSCANDO...


Buscando... título original Searching é um suspense americano lançado em 2018 dirigido por Aneesh Chaganty. No formato screen life, vemos o desespero de um pai tentando procurar pistas no computador de sua filha que o ajude a descobrir seu paradeiro. Estrelado por John Cho e Debra Messing, Buscando... é um thriller de alto nível que cumpre sua premissa de maneira satisfatória.

Buscando... é um filme magnífico que me surpreendeu a cada minuto! Não pela forma diferente que é feita, pois os filmes em formato screen life já não é mais novidade para mim, tendo em vista que eu já publiquei resenhas aqui no blog sobre esse tipo de filme, como Amizade Desfeita e Perseguição Virtual. No entanto, admito que Buscando... é o melhor filme em screen life que já assisti até hoje, e irei justificar o porquê disso.


O protagonista é David Kim (John Cho), um homem simples que é pai de uma jovem chamada Margot (Michelle La), porém, a convivência achegada de ambos acabou sendo comprometida após um incidente envolvendo a mãe de Margot. Mas, por intermédio das redes sociais, David tenta se reaproximar da filha com constantes conversas. O formato screem life é o filme que se passa todo na tela do computador, onde vemos as conversas entre os personagens e o que eles fazem na internet. Margot acaba desaparecendo misteriosamente, o que resulta em uma incessante busca, principalmente da parte de David que passa a reunir informações com os amigos da filha e tudo que ela fazia na internet, como meio de procurar algum indício sobre onde ela poderia estar. A policia também faz sua parte, destacando a dedicação da detetive Rosemary Vick (Debra Messing).

O filme é cheio de reviravoltas uma atrás da outra, o que obviamente tem me agradado mais ainda! Mas, chamando atenção para a direção do filme, percebemos que o diretor destacou cada detalhe, mesmos os minúsculos para colaborar com a narrativa. Nos identificamos com David Kim, já que acompanhamos ele desde o começo, suas investigações e suspeitas. E, diga-se de passagem, que atuação de John Cho! A montagem do filme é outro espetáculo, muito bem feita! Não deixa o filme cansativo e juntamente com uma trilha sonora formidável que dá ao suspense um toque mágico e único, capaz de deixar o espectador grudadíssimo na tela e ansioso para saber o desfecho da história.


Buscando... ainda explora elementos de tensão, que junto com as investigações de David dentro do computador da filha, ele consegue cavar inúmeros buracos, dos quais poderiam indicar algo sobre o desaparecimento de Margot, e como suspeita e reviravoltas, o filme deixa aquela tensão enorme que nos fazem derreter por dentro. E se querem plot twist? Tome! Esse filme é um exemplar perfeito, talvez do ano de 2018 é o melhor filme no quesito de surpreender o público!

Sempre que assistimos a filmes assim, é comum que tentemos adivinhar o mistério. Nesse caso, eu acho que a pessoa pode descobrir a reviravolta final se for no chute, por que durante o filme é muito difícil você discernir a real situação. E olhe que o diretor coloca algumas pistas pelo caminho, mas elas são muito bem camufladas e apenas se pessoa for extremamente observadora aos detalhes minúsculos, é que poderá adivinhar o plot twist. E para minha maior satisfação se trata do cinema americano lançando sua pérolas, que há tanto tempo não nos presenteava com um suspense assim. Isso era evidente com o cinema fora dos circuitos de Hollywood, principalmente os espanhóis e sul-coreanos. E Buscando... é uma amostra de que Hollywood ainda tem fôlego para o gênero. Espero ansiosamente que possam continuar assim, mesmo com temas clichês, o que importa é uma abordagem diferenciada e agradável.


Antes de terminar, eu gostaria de destacar um detalhe especial nesse filme. Diferente dos outros filmes screen life que já assisti, esse aqui contém algo que me deixou muito feliz! Tudo que vemos no computador, mensagens, sistema operacional, pastas e arquivos, tudo está em português se você for ver a versão dublada. Por que isso me deixou feliz? Por que isso ajuda as pessoas a não se perder durante o filme. Até mesmo pessoas que não estão acostumadas a assistir e ler ao mesmo tempo, embora eu considere que assistir filmes em áudio original seja muito melhor. No geral, esse aspecto novo é algo muito bom de se ver no cinema, que está evoluindo cada vez mais. 

NOTA: 9/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. é muito bom mesmo. eu vi o filme no som original. e mesmo sendo um bom suspense, acho que o mais forte é mostrar como lidamos com a tecnologia. beijos, pedrita

    ResponderExcluir