sábado, 14 de outubro de 2017

O MESTRE DAS ARMAS (2006)


O Mestre das Armas é um filme chinês de artes marciais baseado na vida de Huo Yuanjia (1867-1910), co-fundador da escola Jing Wu Athletic Association, na cidade de Shanghai na China. Dirigido por Ronny Yu, estrelado por Jet Li, Shidô Nakamura, Yong Donge e Sun Li, o filme foi lançado em 2006. Sendo uma espécie de biografia da vida de Huo, O Mestre das Armas se passa entre o final século XIX e o começo do século XX.

Huo Yuanjia (Jet Li) é um famoso mestre de artes marciais na China, sendo muito respeitado por outros mestres. Porém, através de uma confusão envolvendo um de seus discípulos, Huo desafia o mestre Kim para um duelo, o que acaba resultando em sua morte. Mas isso gerou em uma tragédia após outra, pois um sobrinho de Kim assassina a mãe e a única filha de Huo, que imediatamente mata o assassino, causando sofrimento em ambas as famílias. Depois, ele descobre que a luta com o mestre Kim não foi um duelo justo, já que um de seus discípulos o havia insultado.

Carregado pelo sentimento de culpa, ele passa a caminhar sem rumo, se lamentando por seus atos. Após ser encontrado por camponeses, ele descobre mais uma vez o valor da vida, e isso o induzem a voltar para sua terra. No entanto, ao chegar lá, ele encontra uma China totalmente dominada por estrangeiros, e os chineses estavam perdendo seu espaço. Huo decide então resgatar a dignidade do povo chinês lutando contra os estrangeiros, mas ao contrário de antes quando tinha o espirito de competitividade, ele quer agora apenas para conquistar o respeito dos estrangeiros.

Uma biografia bem interessante e que não apenas quer mostrar violência gratuita, mas o respeito que um artista marcial merece perante pessoas que não conhecem a sua cultura. O filme é bem conduzido ao seu propósito de maneira perspicaz. Jet Li está em uma de suas melhores atuações, porém, em algumas lutas iniciais deixou um pouco a desejar. Em contrapartida, a sua habilidade no uso de armas é o ponto forte de todo o longa, e que para mim fez valer a pena. Porém, houve especulação de que este seria o último filme de Jet Li em Hong Kong, mas em 2008 ele protagonizou O Reino Proibido ao lado de Jackie Chan, sem mencionar outros trabalhos mais recentes. Portanto, este não foi o último filme de Li.

A história de Huo Yuanjia é cheia de controvérsias, seja a respeito de seu modo de vida ou a maneira como ele morreu. No entanto, O Mestre das Armas nos traz mais ou menos uma visão geral da sua vida, tanto na infância como também na vida adulta. É evidente perceber que esse cara fez história entre o povo chinês, inclusive ele é citado em outros filmes de artes marciais, tais como A Fúria do Dragão de Bruce Lee.  

Se no filme O Mestre das Armas, há um grau muito alto de violência, sim há. Inclusive o uso de armas, tais como espadas, contribui muito para um filme sanguinário. Todavia, o toque dramático que o filme nos repassa se torna tão importante para que duas raças possam se unir, apesar de algumas diferenças de cultura e religião. Vale mencionar a luta em que Huo tem com um boxeador americano, interpretado por Nathan Jones. Nesse combate, o mestre Huo deixa de lado o espirito competitivo e mostra perante toda uma plateia que os chineses são civilizados, porém, nem todos os estrangeiros pensam assim. Nesse quesito, se o filme nos trouxe uma tendência sobre a atitude dos estrangeiros, conforme alguns criticaram, eu não sei, só sei que nem todo estrangeiro do filme é arrogante, alguns como o boxeador americano citado, reconhece a dignidade do mestre Huo durante a luta. Isso pra mim não foi um ponto negativo de maneira nenhuma.

Por ser uma biografia, e ainda mais protagonizada por Jet Li, O Mestre das Armas é um filme que vale a pena conferir, principalmente se você gosta de filmes orientais. É claro que tem pessoas que não apreciam esse tipo de filme, mas conforme eu costumo dizer sempre: não vá pela cabeça dos outros, tire a prova você mesmo. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário