quinta-feira, 19 de março de 2020

A CONCEPÇÃO


É incrível que haja produtores com uma grande ideia em mente para a realização de um filme, mas acabam exagerando tanto que dificilmente irá cativar as pessoas ou até mesmo ser lembrado com o passar dos anos. O filme brasileiro A Concepção de José Eduardo Belmonte, que fora lançado em 2005, é um exemplo disso. Apesar de a ideia ser muito bacana, o diretor acabou com o projeto exagerando na dose, deixando o filme extremamente arrastado e chato! 

A proposta é muito legal, o elenco do filme é primoroso! Dentre os principais temos Milhem Cortaz, Juliano Cazarré, Rosanne Mulholland e Matheus Nachtergaele. Seus respectivos personagens estão ótimos, com destaque para Nachtergaele com o seu personagem difícil e misterioso.


O filme apresenta um grupo de jovens brasilienses dispostos a destruir o conceito de identidade para se reinventar a cada dia. Essa é a regra principal do manifesto concepcionista, uma espécie de ideologia criada durante uma viagem alucinógena por “X” (Matheus Nachtergaele), o personagem central da trama, chamado dessa forma porque ninguém conhece o seu verdadeiro nome.

Durante o filme, identidades são queimadas e substituídas por outras falsas, uso abusivo de drogas, sexo e nudez explícita e muita, mas muita sacanagem. Tais elementos podem ser considerados muito acima dos que normalmente são aceitos em um filme, podemos afirmar que José Eduardo Belmonte quebrou grandes barreiras nesse filme. Ousado e em alguns casos, bem nojento, pelo menos para mim. Apesar desse e de outros exageros e defeitos, eu considero a ideia central muito interessante! Pois os personagens vivem novas pessoas a cada dia, desde alguém muito comportado até o mais bagunceiro possível.


E tudo isso com o propósito de fugir da realidade, ou pelo menos uma tentativa de fugir. Era de se imaginar que esse movimento revolucionário chamaria atenção das autoridades locais. Assim sendo, o recado do filme pode ser difícil de digerir em vista do que acompanhamos durante 90 minutos de duração. Uma pena o filme não ter aproveitado melhor a sua premissa e exagerado em muitas cenas, principalmente cenas de sacanagem, que no fim das contas não agregam em nada no final.

Você só conhecerá este filme se for um ávido pesquisador. Eu nunca vi ninguém falar desse filme em redes sociais e dificilmente ele é exibido na Tv, salvo algumas poucas vezes no Canal Brasil. Eu só tive conhecimento dele após pesquisar uma lista enorme de filmes brasileiros em sites como IMDb e Filmow, e o filme está disponível no YouTube. De qualquer maneira, serve para conhecermos produções de filme que acabaram ficando esquecidas no tempo. 

NOTA: 5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário