sexta-feira, 6 de outubro de 2017

DIVERGENTE



Antes de tudo, quero deixar bem claro que não li o livro de Veronica Rooth, de onde o filme foi baseado, assim o que irei falar aqui se limita apenas a minha visão do filme. Divergente foi lançado em 2014 com a direção de Neil Burger e é estrelado por um elenco bem jovem, Shailene Woodley, Theo James e Zoe Kravitz, e ainda temos a participação de Kate Winslet (A Rose do Titanic). 

É um filme pós-guerra, onde a cidade futurística de Chicago estava dividida em cinco facções baseando nas grandes qualidades de seus integrantes: Audácia (Coragem), Abnegação (Altruísmo), Erudição (Inteligência), Franqueza (Verdade) e Amizade (Bondade). E todo ano, os jovens que completam 16 anos devem fazer um teste para ver com qual facção combinam mais e, numa cerimônia, escolherem qual eles pretendem passar o resto de suas vidas. 


A protagonista do filme é Beatrice Prior (Shailene Woodley) que em seu teste dá Divergente, o que significa que ela é capaz de driblar as simulações dos testes e seu cérebro consegue aguentar mais de uma facção. E no dia da cerimônia, Beatrice surpreende a todos e a si mesma, ao escolher a facção da Audácia, que é contrária a da sua própria família, tendo que abandoná-la. 

Na facção da Audácia, Beatrice passa a ser chamada de Tris e conhece outros jovens que terão de mostrar coragem ao passar por provas de resistência. Um desses jovens é Quatro (Theo James), que é mais experiente que os demais, e fica fascinado por Tris e ela por ele, e dessa forma nasce um par romântico que andará a partir daí lado a lado, no entanto, não pense que por causa disso, o filme será envolvido com romance, muito pelo contrário, Divergente é repleto com cenas de ação e combate, a química dos protagonistas fica em segundo plano.


Apesar de ter tido muitas críticas negativas em relação ao conteúdo, eu gostei bastante do filme, conseguiu me prender durante os seus 140 minutos e o que mais me fascinou foi a dinâmica dos personagens, e é claro também a participação de Kate Winslet como principal antagonista, é óbvio que não é a melhor personagem de sua carreira, mas vê-la em cena já é em si uma grande satisfação. 

Como eu disse anteriormente, eu não li o livro Divergente, então eu não posso fazer comparações do filme para com o livro, mas pesquisando as opiniões de pessoas que leram, pude perceber uma mistura. Alguns o consideraram o filme totalmente fiel ao livro, já outros acham que a leitura é a melhor opção. E por conta dessas diferenças de opinião, eu pretendo um dia ler o livro da autora Veronica Rooth, só assim conseguirei ter uma opinião completa sobre essa obra.


Voltando a falar do filme, as cenas de combate é um dos pontos negativos que achei, pois as lutas são muito forçadas e não cria um clima de emoção perante todo o pesado treinamento da facção da Audácia. E esse foi o primeiro filme da Shailene Woodley que assisti, e me simpatizei com sua beleza, mesmo que em alguns momentos do filme, sua atuação não foi lá das melhores. Já o ator Theo James tem muito talento diante das câmeras, sendo o segundo filme dele que vi (o primeiro foi Anjos da Noite: O Despertar), e espero vê-lo em outras grandes obras que não seja sobre a série Divergente.

Divergente gerou outras sequências, porém, bem mais fracas. No entanto, eu recomendaria para quem gosta de filmes de aventura, estilo Jogos Vorazes, e mesmo com alguns defeitos, o filme consegue passar clima de tensão, adrenalina e uma pitada de romance entre os protagonistas. Sendo direcionado principalmente ao público adolescente, com certeza agradará a eles, porém, aos mais exigentes, Divergente não é nada mais do que um passatempo. 

NOTA: 7,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário