quinta-feira, 19 de outubro de 2017

FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS


Tom Hanks é amplamente conhecido por interpretar personagens dramáticos, na maioria das vezes, seu desempenho é muitíssimo elogiado pela crítica. Vamos falar de um dos melhores filmes desse ator, Forrest Gump: O Contador de Histórias dirigido por Robert Zemeckis, lançado em 1994. O filme recebeu 13 indicações ao Oscar, na qual venceu 6 categorias, o que incluiu o de Melhor Filme. O filme nos conta uma trama bem divertida, retratando momentos históricos para a vida do personagem principal, que narra os acontecimentos de sua vida durante o filme inteiro.

Atenção! Leves spoilers!

Sinopse: Quarenta anos dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e com boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, e com o pensamento no seu amor de infância, Jenny Curran (Robin Wright). O filme se desenrola com Forrest na parada de ônibus contando sua vida para diferentes pessoas que sentam ali.

Pode parecer estranho para aqueles que não estão acostumados com filmes de drama, mas Forrest Gump: O Contador de Histórias é cheio de simbolismos, na primeira cena do filme, já nos deparamos com uma pena sendo levada pelo vento, sem rumo algum até que esta cai aos pés de Forrest que estava sentado em um banco esperando um ônibus. E a partir daí que o protagonista começa a contar sobre sua vida para a mulher que esta sentada ao seu lado, os ouvintes vai mudando a cada passo da história, cada um deles mostram diferentes reações com a história do jovem protagonista. A pena que cai aos pés de Forrest é vista como a vida sem rumo, e que seria como uma caixa de chocolates, onde não se sabe o que vai encontrar.

A delicadeza pela qual Forrest começa contando sua infância, onde ele deixa bem claro que sempre aprendeu algo com sua amada mãe. Na infância, Forrest é um menino que usa aparelhos nas pernas, que o faz andar de um jeito estranho, sendo motivo de chacota dos colegas. Mas aos poucos Forrest descobre um talento: correr. Mas correr mesmo. Isso gerou até aquela famosa frase: “Corre Forrest!”, quando ele corria para fugir dos colegas da escola. Esse talento, por sua vez, iria ser utilizado em vários momentos do longa, inclusive na travessia de Forrest pelos Estados Unidos durante 3 anos e meio, ficando muito famoso na mídia americana, o motivo dele fazer isso é para compensar o vazio de seu coração após ter seu pedido de casamento recusado por Jenny.

Desde pequeno, ele nutre uma paixão pela Jenny, e ela quando cresce se envolve com muitas coisas erradas, mas Forrest ainda assim não deixa que os erros de sua amada, afete seu sentimento por ela. O diretor conduz um romance, no meio de vários acontecimentos na vida de Forrest, como também as grandes amizades que ele conquistou durante sua vida, entre eles o tenente Dan Taylor (Gary Sinise) e Benjamin Buford, conhecido como “Bubba” (Mykelti Williamson).

Dan Taylor teve a vida salva por Forrest durante a guerra do Vietnã, e por ser bastante orgulhoso, Dan passou a odiar Forrest por tê-lo salvado e deixado viver na angustia de ter perdido as pernas, mas aos poucos, ele vai aprendendo o valor de viver em harmonia, e ao lado de Forrest ele aprende a importante lição de perdoar. Bubba também participou da Guerra do Vietnã; mas ao contrário do tenente Dan, ele acabou morrendo na guerra, o que motivou Forrest a realizar seu sonho, trabalhar com camarão, já que toda a família de Bubba trabalhava com isso. Gump encara diversos desafios no filme, o que eu poderia chama-lo de “o homem que faz de tudo.”

A qualidade técnica do filme é admirável! Parece que realmente o personagem Forrest participou da Guerra do Vietnã. A fotografia e a direção de arte são atrativas e não contém defeitos. Mas, se há uma coisa que mais cativou nesse filme foi a impecável atuação de Tom Hanks! O ator consegue interpretar personagens de diferentes características, e se sai bem em todas! Interpretando Forrest Gump, Hanks convence a todos com sua mentalidade infantil, porém, madura o bastante para distinguir o certo do errado. É deveras mais do que merecido o Oscar de Melhor Ator, sendo o segundo Oscar dessa categoria que ele conquista.

Sobre o romance entre Forrest e Jenny, o filme não direciona a um final feliz, pois o realismo predomina diante das escolhas que Jenny tem feito ao longo de sua vida. Isso é mais do que compreensível, por que se fosse do jeito que as pessoas gostariam que terminasse, o longa seria muito apelativo, e isso acabaria por estragar toda a história.

Forrest Gump: O Contador de Histórias é uma comédia romântica com diversos toques dramáticos, refletidos em especial através de simbolismos que nos dão a ideia de reflexão sobre a vida e o mundo que vivemos. Pra quem não sabe, o filme é baseado no romance homônimo de 1986 escrito por Winston Groom, portanto o longa é uma adaptação autêntica e admirável! 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário