quinta-feira, 15 de março de 2018

BIRDEMIC: SHOCK AND TERROR


Essa semana, eu resolvi dar uma conferida em um dos piores filmes da história. Sim, eu já conhecia a fama desse filme, e por mera curiosidade me dei ao luxo de apreciar essa “maravilha”. Essa postagem será um pouco irônica, então não estranhem caso se deparem com alguma parte em que eu faço algum tipo de sarcasmo. Mas por que irei fazer uma postagem assim? Bem, ás vezes é preciso desabafar quando assistimos coisas ruins, nesse caso, não será um desabafo, pois como eu disse, eu estava ciente da porcaria que é esse filme. Portanto, o que eu quero mesmo é soltar o verbo (moderadamente claro) contra esse filme que não é recomendável para nenhum ser humano.

O nome dessa “obra-prima” é Birdemic: Shock and Terror, lançado em 2008 e dirigido por James Nguyen, que segundo ele, tentou fazer algo parecido com o clássico Os Pássaros de Alfred Hitchcock, mas por favor, não comparem o mito Hitchcock e seu brilhante filme de pássaros com essa caganeira que apareceu em pleno século 21, e também não adianta dizer que a má qualidade se deve ao baixo orçamento que não cola, pois conheço muitos filmes com orçamento muito mais baixo que são infinitamente melhores do que esse. Pra ser bem sincero, eu não sei se o diretor resolveu fazer uma “bomba” de forma proposital, por que realmente quando começa o filme, logo nos momentos iniciais, é como se o diretor tivesse falando: “para de assistir, enquanto há tempo.” O começo é muito chato! São 3 minutos acompanhando um carro na estrada, enquanto toca uma música de fundo tão irritante que dá nos nervos. Eu vou soltar spoilers, por que eu sei que a maioria das pessoas não se importam em saber coisas desse filme, mas se não quiser saber algumas revelações, não siga a leitura.


Bem, dividimos o filme em duas partes, em que a primeira mostra um romance muito chato, entre um vendedor de Software chamado Rod (Alan Bagh), que logo “nos cativa” com sua “brilhante” atuação, e uma jovem chamada Nathalie (Whitney Moore), que com certeza nunca pisou em uma sala de teatro na vida. O filme acompanha o envolvimento dos dois nos primeiros 45 minutos de filme, onde não acontece absolutamente nada, nada de ataque de pássaros e nem mesmo uma cena de sexo entre os pombinhos, só tem blá, blá, blá. Se você está achando que só foram apenas a falta de clima romântico e tensão no filme, você não viu foi nada. Nessa primeira parte, assim como toda a produção, o filme é repleto de erros, como por exemplo, cortes mal feitos, falas mecânicas, fotografia ridícula, música de fundo de quintal, cenas aleatórias que nada contribuem no filme, roteiro mequetrefe e principalmente as atuações toscas e medonhas, no sentido extremo mesmo! São 45 minutos de pura enrolação, sem conteúdo, um enredo fraquíssimo, cenas mal feitas, aliás, parece que foi gravado com uma câmera de celular, em que mal dá pra captar o som, e como se não bastasse em várias ocasiões que a câmera acompanha os personagens de longe. Se já estava ruim, eles ainda fazem questão de deixar a coisa pior.

Quando chega o momento em que Rod e Nathalie vão para um motel de quinta categoria, a gente pensa: agora sim a coisa vai ficar boa! E então o que acontece? Nada! O cara não faz nada com a mina, a não ser esfregar seus pés nos pés dela. Quando começa o ataque dos pássaros na cidade, lá nos 47 minutos, a cena vem do nada, não há contexto pra ela. E o ataque? É as mil maravilhas! Juro pra vocês que mesmo sabendo como seriam as cenas, eu caí na gargalhada. Pra quem não sabe, os pássaros desse filme “maravilhoso” fazem barulhos de avião e os pios são terríveis, doem os tímpanos de quem tá escutando, e ao se chocarem nas casas e árvores, eles explodem, como se fossem pássaros kamikaze. Putz... E os efeitos das explosões? Meu Deus do céu. Queria saber quem foi o responsável pelos efeitos especiais, para poder dar os parabéns pelo excelente trabalho!


Quando o casal sai do quarto, eles se juntam a outro casal ali, e saem do motel armados para se protegerem das aves, e com que eles se armaram? Pasmem! Eles saem do motel com cabides para se protegerem. Oh, meu Deus do céu. A cada cena que passava a coisa ficava pior, não por causa do ataque dos animais, mas pela bizarrice que filme fazia questão de mostrar. Quando os dois casais entram em um carro depois de lutarem com seus cabides “mortais”, eles passam a usar armas... (Por que não pegaram logo ao invés de usar cabides?) E quando atiram, é munição que não acabava nunca, e para piorar eles atiravam para o nada, e sem contar que os efeitos de tiro não combinavam com o som. Tudo mal feito e tosco!

Quando os pássaros atacam, as cenas são de deixar qualquer um boquiaberto, por que simplesmente são gifs colados na tela, e os “atores” lutando contra o vento. Além disso, o modo como as aves ficam fixas não tem a menor lógica. Elas ficam com as asas abertas enquanto estão paradas. Que aves são essas? São de outro mundo? Elas conseguem driblar as leis da física? Sério pessoal, a gente tem que rir pra não chorar diante dessa ofensa ao cinema. E mais absurdo ainda, quando eles saem de carro na estrada atirando pra tudo que é lado eles encontram e salvam duas crianças e lá na frente fazem um piquenique a céu aberto. Como isso é possível? Se as aves estão atacando tudo e todos, qual a lógica de fazerem um piquenique a céu aberto? Ao invés de estarem lutando para sobreviver, estão agora passeando se divertindo? É sério gente, não sei como eu tive tanta paciência para aguentar isso, mas enfim, eu escolhi ver por que sou curioso demais, então não posso culpar ninguém a não ser eu mesmo.


Agora eu quero compartilhar com vocês a melhor cena do filme. Após uma garota ser morta, o namorado dela (não estou me referindo aos dois protagonistas), tenta salvar pessoas presas dentro de um ônibus, onde os pássaros estão atacando. O cara pega a sua arma, atira contra as aves, mas não acerta o ônibus e muitos menos as pessoas que estão ali, é como se o ônibus fosse à prova de balas, mas não à prova de pássaros... Vai entender. E o pior não é nem isso, e sim quando esse cara metido a herói entra no ônibus e tira as pessoas à força e note que elas não estavam a fim de sair, e assim que saíram foram atacados pelas aves que atiraram uma coisa gosmenta que até agora estou tentando entender se é vômito, cocô ou urina, e faz com que as vítimas morram, em uma atuação pra lá de emocionante... E outra cena pra lá de absurda é quando um velho tenta roubar a gasolina do protagonista que havia pagado caro por ela, e quando esse velho é morto por um dos pássaros, ao invés do camarada recuperar o galão de gasolina, ele entra no carro e abandona o combustível. E lá na frente ele reclama quando a gasolina do carro acaba... “Pelas barbas do profeta, como tu é burro cara!”

Então caros leitores, mesmo com toda a bizarrice vista em Birdemic: Shock and Terror, que chega a ser algo inacreditável, o filme ficou muito famoso por justamente ser ruim. E a Severin Films adquiriu os direitos de exibição e transformou Birdemic em um dos filmes mais conhecidos na categoria dos piores filmes já feitos, e o sucesso acaba chegando até mesmo a bancar uma continuação, pois mais incrível que possa parecer. O filme Birdemic: Shock and Terror é considerado um dos piores filmes da história. E como experiência pessoal, eu não vejo onde posso elogiar essa produção, e sim comentar e criticar os absurdos que somos submetidos a acompanhar, e é por isso que escrever esse texto foi muito divertido para mim, ao invés de ser um desabafo, por que eu sabia que o filme é tão ruim que chegaria a ser engraçado, todavia, eu não recomendo o filme, a não ser que você seja uma pessoa muito paciente e que tenha força de vontade em ter que aguentar noventa longos minutos de lixo puro. Se conseguir isso, você é um(a) guerreiro(a). 

NOTA: 1/10

O trailer do filme está no vídeo abaixo, como uma pequena amostra dessa “obra-prima”, se quiserem assistir o filme completo, pesquisem no YouTube que você o encontra para assistir com legendas em português. Divirtam-se! 

2 comentários: