terça-feira, 6 de março de 2018

O EXTERMINADOR DO FUTURO 4: A SALVAÇÃO


É do conhecimento de todos que a franquia O Exterminador do Futuro havia declinado a partir do terceiro filme. O primeiro e o segundo fora feitos com a direção de James Cameron, e sua saída da franquia talvez tenha sido o principal fator que contribuiu para que a qualidade e simplicidade na história tenham sido comprometidas. No entanto, o cineasta McG participou na direção do quarto filme, ao que a princípio parecia querer resgatar elementos vistos nos dois primeiros. E mesmo com algumas novidades apresentadas e o futuro pelo qual o protagonista John Cornnor teria que viver, que era a guerra contra as máquinas, o filme se deixou levar demais, acabou caindo em diversos erros e para muitos não teve tanta diferença em relação ao filme anterior, particularmente eu achei esse quarto filme da franquia bem mais fraco.

O Exterminador do Futuro 4: A Salvação, título original Terminator Salvation, foi lançado em 2009, e nos trás obviamente a continuação da saga das máquinas, e que aqui se passa durante a guerra, onde a humanidade estava aniquilada quase que por completa, devido ao ataque visto no final de Terminator 3. Esse quarto filme é estrelado por Christian Bale, Sam Worthington, Anton Yelchin, Bryce Dallas Howard e Moon Bloodgood.


Bale interpreta John Connor, o futuro líder da resistência humana que ainda luta para tentar salvar a humanidade. Sam Worthington é tido no filme como o ciborgue Marcus Wright, pelo qual não estava previsto que apareceria no futuro, e que por conta disso os planos de Cornnor em relação a sua sobrevivência mudariam por completo. Anton Yelchin interpreta Kyle Reese adolescente, o mesmo personagem que foi ajudar Sarah Connor no primeiro filme, aqui sua participação é de grande importância, já que ele é o pai de John Connor.

Ambientando no ano de 2018, o filme segue a linha narrativa em plena guerra, onde a ação é mais visível do que os diálogos. Em termos de qualidade técnica, o filme é ótimo! Os efeitos especiais são um primor e maravilhosamente bem feitos! O problema, no entanto, está no roteiro, que como já foi mencionado tentou resgatar alguns elementos originais, como falas, o jovem Kyle Reese, menções a Sarah Cornnor e o futuro já premeditado, porém, a inclusão do ciborgue Marcus que faz uma aparição no inicio do filme, e é jogado para 15 anos depois no futuro, onde ele encontra um mundo completamente dominado pela guerra e pelo massacre, e máquinas perseguindo pessoas, é algo bem forçado.


Tudo bem que o filme tentou trazer algo novo, mas a falta de informação que temos a respeito de Marcus acaba por afetar também seu envolvimento na trama. Quem é ele? Por que viajou no tempo? Ele é humano ou máquina? São essas perguntas que fazemos ao longo do filme, diante desse personagem misterioso, mesmo que algumas delas sejam esclarecidas devido a uma aliança feita entre ele e John.

O plano de sequência que se segue após Jonh e Marcus se encontrarem é bem legal de acompanhar devido a Kyle está em companhia do misterioso ciborgue, porém, sabemos que ninguém da resistência tem informações sobre Marcus, até mesmo o Skynet, onde a resistência tenta se infiltrar sequer possui alguma informação. Também é importante mencionar que Jonh ao saber que aquele adolescente é Kyle Reese, ele tem plena consciência da importância de que este sobreviva, ao contrário dos demais membros da resistência que não dão tanta credibilidade assim.


Arnold Schwarzenegger era o atual governador do estado da Califórnia na época de produção do filme, o que seria o motivo de ele não estar no elenco. Em compensação, o ciborgue T-800 com a cara de Arnold faz uma pequena aparição onde ele parece mais aquele do primeiro filme, um exterminador que não tinha sentimentos com humanos e que partiu para atacar John Cornnor. As menções de Sarah Connor servem como elemento nostálgico e motivador para o desenrolar da história. A atriz Linda Hamilton não aparece, o que vemos apenas, melhor dizendo ouvimos, é a voz de sua personagem reproduzida através de um aparelho que Jonh possuía, e que lhe servia de orientação, inclusive sobre a identidade de seu pai Kyle Reese.

Mas no geral, O Exterminador do Futuro 4: A Salvação deixou a desejar. Claro que sua história era interessante, afinal se trata de uma continuidade daqueles filmes de sucesso dos anos 80 e 90. O problema é que foi mal executado, e os personagens não possuíam carisma, exceto Kyle, e mesmo o grande ator Christian Bale não se saiu tão bem como Jonh Connor. Todavia, o que mais gostei nesse filme foi à inclusão de diferentes tipos de ciborgues em alucinantes cenas de ação, cada um com sua particularidade. 

NOTA: 5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário