segunda-feira, 19 de março de 2018

LUA DE PAPEL


Eu sempre costumo fazer listas de filmes que vou assistir em uma semana ou no mês, mas por conta de alguns imprevistos, fatores habituais no meu dia-a-dia ou o costume de dar preferência a alguns lançamentos; muitos filmes acabam sendo adiados. Isso acontece muito, e um dos filmes que sofreu com isso foi Lua de Papel, título original Paper Moon, lançado em 1973 e dirigido por Peter Bogdanovich. Fazia tempo que eu pretendia ver esse filme, nem lembro ao certo que ano eu o havia selecionado. E como é inevitável, o arrependimento é grande por tê-lo deixado de lado, por que o filme é uma obra-prima daquelas que dificilmente você se esquece.

Lua de Papel é uma comédia dramática simples, porém, divertida o suficiente para nos cativar e entreter bastante. Estrelado por Ryan O’Neal e Tatum O’Neal, e vale dizer que não é mera coincidência o sobrenome de ambos, pois são pai e filha atuando juntos. Lua de Papel tem um marco memorável na história da sétima arte, pois através desse filme que o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante foi entregue para a garotinha Tatum O’Neal que tinha apenas dez anos, se tornando a pessoa mais jovem a conquistar um Oscar dessa categoria.


A história do filme se passa durante a Grande Depressão nos anos 30, e por isso foi filmado em preto e branco, nos trazendo através disso uma fotografia maravilhosa. O enredo do filme gira em torno do vigarista Moses Pray (Ryan) que costuma aplicar golpes em viúvas, e a garotinha Addie Loggins (Tatum) que havia ficado órfã e cabe a Moses, a responsabilidade de levar a garota para a casa de seus parentes, ignorando qualquer possibilidade de que Addie seja sua filha. No caminho, os dois acabam ficando parceiros, aplicando juntos golpes para ganhar dinheiro, que juntando a lábia de Moses e a simpatia de Aggie, a dupla é até hoje conhecida por muitos como a dupla de vigaristas mais famosa do cinema.

É impossível não se encantar com a química entre os protagonistas, claro que o fato de serem pai e filha tem contribuído bastante nesse sentido. O filme te prende de uma forma impressionante! Rimos de várias cenas, as atitudes da menina para com seu tutor temporário, e vale mencionar que Aggie tem uma mentalidade bem madura para uma criança da idade dela, isso acaba se tornando um grande motivo para Moses se aproveitar dela para aplicar golpes diferentes. Mas, nem por isso ele pode fugir da esperteza da garota que não quer trabalhar de graça.


Em várias situações em que os dois golpistas se veem inseridos, chega uma hora em que a missão de levar a garota para a casa dos parentes é praticamente esquecida. Por que a maneira como eles ganham dinheiro com muita facilidade juntos, na mente deles sem dúvida, o que importa é isso. Aliás, a garota não conhece nenhum parente, e por ela se identificar melhor com aquele que pode ser seu pai, não há alternativa a não ser viver com ele, mesmo que em vários momentos, seja contra a vontade dele.

E pelo o fato do filme ser um pouco ousado na questão do politicamente correto, por conter uma criança que fuma e mente de maneira descarada, alguns podem não aprovar essa ousadia. Por outro lado, se levamos em conta a situação da época em que é retratada, a vida da garota e sua família como a mãe falecida e o provável pai, que tendência o filme poderia trazer em relação à menina? Em minha humilde opinião, isso não foi um fator desnecessário, e sim teve um grau bem realista envolvido.


Como eu disse no inicio, Lua de Papel foi um filme que eu adiei bastante, no entanto, eu sabia que o filme poderia ser bom, mas não imaginava a grandeza estabelecida por um roteiro bacana, a fotografia impecável e as atuações principais dignas de serem admiradas, se eu soubesse disso, jamais teria demorado tanto para ver o filme. Mas, isso é uma coisa que não dar para adivinharmos, às vezes por levar em conta o que a maioria diz, nem sempre irá ser a mesma coisa com a gente, por isso eu evito levar em conta a opinião de terceiros.

Mas, após assistir o filme, tenho certeza que pode agradar muita gente que ainda não viu ou que tem a curiosidade de ver. Como já é evidente, se trata de uma comédia bem diferente e original, não importando as circunstâncias pelo qual o filme irá nos retratar. Lua de Papel é um passatempo saudável que remete também aos sentimentos de perda ou decepção, seja por meios financeiros ou familiares. 

NOTA: 10/10

Assista a uma cena do filme no vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. gostei muito desse filme e vi muito recentemente. eu tb fico com uns filmes que quero ver aguardo quase interminavelmente. é lindo demais mesmo.
    http://mataharie007.blogspot.com.br/2010/09/lua-de-papel.html

    ResponderExcluir
  2. É um ótimo filme.

    Pena que a garotinha Tatum O'Neal não tenho conseguido se firmar na carreira quando adulta.

    Abraço

    ResponderExcluir