segunda-feira, 5 de março de 2018

VIVA - A VIDA É UMA FESTA


O impecável filme vencedor do Oscar de Melhor Animação, Viva – A Vida é Uma Festa, título original Coco, é mais uma grande produção da Pixar Animation Studios, que mais uma vez acerta em cheio com sua temática suave e emocionante. Lançado aqui no Brasil no dia 4 de janeiro de 2018, o filme foi dirigido por Lee Unkrich e com vozes de Anthony Gonzales, Gael Garcia Bernal, Benjamim Bratt e Alanna Ubach.

Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho por conta de acontecimentos passados que fizeram com que todos na família banissem a música. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária e emocionante reunião familiar.


Eu amei esse filme! Amei mesmo! Sua narrativa segue uma linha tão interessante, que mesmo nos minutos iniciais nos vemos envolvidos na história. O carisma dos personagens também ajuda nesse sentido, e isso não é tudo. O lance de incluir um feriado tradicional ao estilo mexicano, onde as pessoas fazem homenagens para lembrar de seus entes queridos falecidos foi algo bem criativo! E que apesar do tema do feriado incluir pessoas mortas, o filme consegue mesclar essa situação a um clima divertido e totalmente contrário a qualquer tristeza que feriados assim possam trazer. O roteiro ainda acerta por incluir o tema musical que colabora para que cada situação possa entreter o espectador. Além disso, cada personagem tem seu espaço, mesmo que alguns deles sejam poucos. Sem dúvida, não há como negar da qualidade tanto técnica quanto no desenvolvimento do filme que manteve o nível durante 105 minutos de duração.

O protagonista Miguel, ao usar maneiras pouco convencionais para realizar seus sonhos, comete um erro e vai parar no mundo dos mortos, como uma punição de seus atos. Porém, não pense que o mundo dos mortos onde será palco de quase toda a projeção, seja um lugar triste, ao contrário, nesse filme ele trás um mundo completamente feliz, onde há festas, concursos, e uma grande movimentação por conta do feriado. Miguel encontra seus parentes já falecidos (em forma de esqueleto), e para voltar ao mundo dos vivos, ele precisa de uma benção. Mas o seu sonho de ser músico acaba por afetar seu possível e rápido regresso, já que seus parentes mortos também não aprovam a música.


Miguel acreditava que era descendente do mais popular dos músicos, e por isso sai à sua procura para receber a benção que o faria retornar, sem restrições para que assim possa seguir em busca de seu sonho como músico. No caminho ele encontra Héctor, um sujeito engraçado que nunca pôde visitar a família, pois ninguém havia colocado sua foto na ofrenda, e que ele está no mundo dos mortos por que apenas sua filha se lembra dele. Caso ninguém do mundo dos vivos se lembre de algum parente, esse acaba por desaparecer no mundo dos mortos. Héctor a principio parece apenas mais um personagem que fará companhia ao jovem protagonista, porém, sua participação na trama é de suma importância para o desenrolar geral do filme, como também o desfecho.

O filme trás algumas reviravoltas durante o clímax, algumas delas são bem surpreendentes, mas não irei detalhar esses acontecimentos para não estragar a surpresa de quem ainda não assistiu. O que posso garantir é que Viva – A Vida é Uma Festa é um filme magnífico que encantará crianças e adultos. Como já dito antes, sua narrativa é tão suave e delicada que nos direciona a uma grande e divertida aventura em um mundo pós vida, onde na realidade ninguém sabe como é ou se existe de fato. Todavia, a ideia do roteiro não é trazer a nossa atenção temas religiosos ou inculcar a crença da vida após a morte (conforme já vi algumas pessoas alegando), bem diferente disso, a ideia central é nos mostrar acima de qualquer outra coisa, o valor da família e também no mesmo patamar a típica situação de nunca desistir de seus sonhos, mesmo diante de barreiras que parecem ser impossíveis de derrubar.


Portanto, analisando a história, o desenvolvimento, o design e o carisma dos personagens, nos leva a conclusão de que a conquista do Oscar de Melhor Animação foi mais do que merecida. Porém, vale lembrar que não foi apenas conquistado esse prêmio da Academia, o filme também recebeu o Oscar de Melhor Canção Original, o que nos fazem chamar atenção para as músicas tocadas durante o filme, que além de lindas e inspiradoras, consegue dar um tom mais forte diante dos eventos do filme, deixando tudo bem encaixado sem ter que apelar para diálogos forçados.

Viva – A Vida é Uma Festa é um filme único e excepcional! Acredito que assisti-lo reunido com a família pode ser uma forma de unir ainda mais. Mesmo diante de diferenças ou mágoas que possa surgir na vida, o filme é uma baita lição de que o amor e a união pode curar qualquer rancor, independentemente de haver parentes que cometeram erros graves em relação à família. De maneira bem simples, esse é um exemplo de filme que dificilmente sairá das nossas mentes, principalmente todos nós, sem exceção, que já sofremos perdas de entes queridos. Por isso, Viva – A Vida é Uma Festa é um filme sensacional e digno de ter recebido dois Oscar, o que inclui o Melhor Filme de Animação. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. devo ver qd chegar a tv a cabo. a música q ganhou o oscar é péssima. na verdade todas as concorrentes a música eram ruins. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. é lindo demais não é mesmo? obrigada por colocar o link no meu blog pra eu vir aqui. gosto de ler as postagens depois q vi. eu gostei muito de contar a tradição dos mexicanos no dia dos mortos. não conhecia. sempre via essa trilha que fazem nessas tradições, não sabia que eram pra trazer os mortos para as oferendas que deixam pra eles. lindo demais. e tinha me esquecido das caveirinhas, aí quando começou fiquei encantada. é muito delicada a condução da trama e dos mortos. com respeito. lindo mesmo. avisa sempre que tiver postagem do q vi por lá tb. obrigada. beijos, pedrita

    ResponderExcluir