sexta-feira, 29 de setembro de 2017

GUERRA DE CANUDOS



No decorrer da história de nosso país, aconteceram inúmeros eventos históricos, entre eles a guerra de Canudos que aconteceu nos anos de 1896 e 1897, no sertão da Bahia, e se você estudou história sabe muito bem como isso começou e terminou. O cineasta Sérgio Rezende dirigiu um filme onde retrata os acontecimentos relacionados a essa guerra e como muitas pessoas foram afetadas pelo movimento liderado por Antônio Conselheiro que era contra a República que havia sido proclamada em 1889, e com isso protestava e pedia de volta a Monarquia. O filme de Sérgio Rezende intitulado Guerra de Canudos foi lançado em 1997, cem anos após o fim da guerra. 

Com o roteiro escrito por Sérgio Rezende e Paulo Halm, o filme é estrelado por Cláudia Abreu, Marieta Severo, José Wilker, Selton Mello, Tuca Andrada, Paulo Betti e José de Abreu. O filme narra os eventos que antecedem a guerra, a eclosão e o desfecho da mesma. Tudo mostrado diante das interpretações de personagens que possuem pontos de vistas diferentes a realidade que os rodeavam.

A personagem principal, de onde a trama focaliza em especial é Luiza (Cláudia Abreu), que é filha de Zé (Paulo Betti) e Penha (Marieta Severo), que vivem em família em um remoto sertão, de onde os moradores passam extremas necessidades, principalmente a falta de água. Como a República era recém-formada, iniciou-se uma grande cobrança de impostos aos sertanejos. A família de Luiza achava que pagar impostos era uma espécie de roubo que o novo governo havia implantado. E suas condições de vida os induzem a jamais apoiar tal ato republicano.

O desenvolvimento para o clímax do filme começa com a chegada de Antônio Conselheiro (José Wilker), um peregrino que viajava a pé no sertão nordestino protestando contra a nova ordem do país, entre eles a cobrança de impostos. Conselheiro se proclamava o enviado de Deus para libertar o povo das garras da República e seus discursos convenciam facilmente as famílias pobres que quase não tinha nada e mesmo assim se viam obrigados a pagar impostos. A família de Luiza se une ao grupo de Conselheiro e abandonam tudo com a fé de que suas vidas irão melhorar em companhia daquele a quem eles passam a considerar o seu “salvador”.

Porém, Luiza que não foi com a cara do peregrino, não aceita ir com sua família para seguir Conselheiro e acaba fugindo, e para sobreviver ela acaba tornando-se uma prostituta. Enquanto isso, o novo governo republicano decide travar uma guerra contra aqueles que se opõem, e no caso de Canudos estava crescendo rapidamente, fazendo o governo acreditar que ali se trata de uma ameaça. E dessa forma, inicia um conflito entre as forças armadas e os habitantes de Canudos (local onde Antônio Conselheiro adotou como morada para ele e seus seguidores).

O filme contém 2 horas e 40 minutos de duração. Ele chegou a ser dividido em uma minissérie que foi exibida na tv aberta. Metade desse tempo se passa durante a guerra, onde houve inúmeras mortes. Sergio Rezende dirigiu o filme com alto estilo e orgulhosamente inovou os filmes do cinema nacional que antes não havia tanta criatividade e principalmente cenas de ação. A ideia de dirigir um filme histórico se deu a partir da leitura de um livro sobre os sertões, e o tempo de trabalho na produção inteira do filme, foi no período de uns 4 anos. Mas valeu a pena! O filme é muito bem feito e equipado para um filme de guerra com grandes cenas ação. Além de ter um ótimo elenco, mas que nem todos se saíram bem com seus papéis. Porém, se há um grande defeito em Guerra de Canudos são justamente as lutas corpo a corpo entre soldados e arruaceiros, cenas muito mal ensaiadas, sem coreografia e emoção.

Entretanto, os 160 minutos de duração passam despercebido diante de um desenvolvimento extremamente interessante. E Sergio Rezende usa de grande talento o posicionamento das câmeras no meio dos conflitos que acontecem. O local de gravação foi realmente dentro do seco e quente sertão nordestino. E por ser ambientalizado em sua totalidade no sertão, podemos ver em primeira linha o drama vivido pelos habitantes dessa região. O filme é acima de tudo uma retratação perfeita das regiões pobres desse país chamado Brasil, e que infelizmente acabam algumas vezes sendo esquecidas pelas autoridades. 

NOTA: 7,8/10 

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. guerra insana. a perseguição aos pobres que pouco tinham é muito surreal. beijos, pedrita

    ResponderExcluir