terça-feira, 17 de julho de 2018

JOGO DA MORTE (1978)


Antes de começar a trabalhar em Hollywood com o filme Operação Dragão, Bruce Lee estava trabalhando um novo projeto chamado Game of Death, em português Jogo da Morte. E Lee havia gravado mais de cem minutos desse filme antes de Hollywood dar o sinal verde para ele. Deixando esse projeto de lado, Lee foi gravar o já mencionado filme Operação Dragão, porém, antes mesmo do lançamento deste, Bruce Lee faleceu, deixando o seu projeto Jogo da Morte inacabado. Com a grande repercussão que Bruce Lee tinha naquela época, sua influência no mundo oriental fez com que os produtores elaborassem uma nova história e assim Jogo da Morte foi lançado em 1978. 
O problema é que a história nova não tem absolutamente nada a ver com a que Bruce Lee estava trabalhando. Aqui eles incluíram momentos do verdadeiro funeral de Lee, e no novo roteiro o seu personagem iria simular sua morte. Para muitos fãs, isso foi uma tremenda falta de respeito com a imagem do astro.


Na história original que nunca foi reaproveitada iria contar sobre Hai Tien, um mestre campeão mundial de artes marciais que havia se aposentado recentemente. Mas surgiria uma gangue coreana que propõe a ele para participar de uma caça ao tesouro que se encontrava em um pagode dentro do país. Ao recusar essa oferta, a gangue sequestra seus dois irmãos e se ele recusar novamente a proposta, os seus irmãos irão morrer. Assim, ele aceita o desafio e terá que passar por um local todo feito de madeira com cinco andares, onde em cada andar havia um adversário pronto para confrontá-lo.

Após tudo que aconteceu e com o atraso do projeto, Jogo da Morte teve o roteiro completamente alterado, e a nova história girava em torno de Billy Lo, um jovem lutador de kung fu com tinha uma carreira cinematográfica de sucesso e que estava em plena ascensão. Ao ganhar notoriedade acaba por despertar a cobiça de um sindicato criminoso. E por não aceitar entrar para a organização, Billy sofre uma série de atentados. Aproveitando-se de uma tentativa frustrada de assassinado, ele simula a própria morte para então infiltrar-se no sindicato e buscar vingança.


Jogo da Morte é talvez um dos mais conhecidos filmes de Bruce Lee, principalmente por que aqui ele usa a famosa roupa amarela, que posteriormente foi usada como referência no filme Kill Bill. De modo geral, esse filme foi concluído para homenagear a curta, porém, brilhante carreira de Bruce Lee. Os mais de cem minutos que ele gravou antes de morrer foram pouco aproveitados, já que havia uma série de situações pelas quais teriam que mudar. Mas, as principais cenas estão lá e são justamente elas que mais vale a pena ver nesse filme. Bruce Lee trava um duelo épico com Dan Inosanto utilizando os nunchakus. E também tem o combate eletrizante contra Kareem Abdul-Jabbar, um famoso jogador de basquete e que também foi discípulo de Bruce Lee.

No entanto, quando teria que desenvolver a nova história, não havia mais o Bruce Lee para interpretar. Então, o coreano Kim Tai-chung ficou responsável como dublê. Porém, ele não é nada parecido com Bruce Lee e por isso em todas as cenas dele, Tai-chung aparece de costas ou de lado, nunca de frente. E em algumas cenas, sua cara fica no escuro e na maior parte do tempo ele usa óculos pretos, mesmo durante a noite. Tudo isso para que seu rosto não aparecesse. E vale destacar que houve uma continuidade em 1981, Jogo da Morte 2, e Kim Tai-chung interpreta tanto Billy Lo como o seu irmão mais novo, e nesse último caso, seu rosto aparece sem nenhum problema, pois não estava como sósia de Lee. Tem também a participação dele no filme Retroceder Nunca, Render-se Jamais (1985) onde ele interpreta o fantasma de Bruce Lee que encorajava o protagonista do filme por ser seu fã.


Ainda com todo o esforço para que Jogo da Morte fosse lançado, o filme peca muito nos efeitos, há algumas cenas ridículas com o rosto do Bruce Lee colado na cara do sósia. E tem também diversas pequenas cenas dos filmes anteriores de Bruce que servem apenas para tapar buraco e foram utilizadas montagens toscas que nem mesmo os amadores se atrevem a usar. Ficaram muito mal feito esses e outros aspectos, que para muitas pessoas comprometeram o filme todo. Alguns dizem que nem deveriam ter mexido no projeto. E sobre a cena do funeral, que no filme era tudo uma farsa para que Billy Lo possa se vingar, na verdade a parte onde há uma enorme aglomeração de pessoas, eram de fato, cenas reais do funeral de Bruce Lee.

Mas, apesar de todos os erros, Jogo da Morte é um filme que vale a pena assistir, principalmente para conferir o pouco do que foi aproveitado das gravações que Lee fez como também conferir a bela homenagem que é feita a ele nos créditos finais, onde cenas de filmes anteriores são mostradas. Todavia, se for para contar esse como parte da filmografia de Bruce Lee; em minha opinião, considero este o filme mais fraco dele. 

NOTA: 5,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários:

  1. Boa noite prezado José Gomes!

    Retribuindo sua visita ao FILMES ANTIGOS CLUB - A NOSTALGIA DO CINEMA, e afeiçoando-me ao seu espaço, caprichado e instrutivo. Agradeço por linkar meu espaço entre os seus prediletos, o mesmo fiz com o seu por lá e esta listado entre os blogs que eu recomendo. Viva a Sétima Arte!!!

    Aproveito para anunciar que tenho aos domingos um programa de web rádio, o CINE VINTAGE, dedicado a tocar trilhas de cinema e contar alguns fatos sobre cinema. O programa é sempre aos domingos, às 22 horas, com reprise nas quintas (22 horas) e aos sábados (17 horas), na RÁDIO VINTAGE: http://webradiovintage.com/

    Entrevista recente comigo na própria rádio: http://webradiovintage.com/noticia/344940/entrevista-com-paulo-telles-a-voz-da-setima-arte

    Sucesso amigo! Grande abraço!

    Paulo Telles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prezado Paulo Telles!

      Muito obrigado por sua visita. Sempre que algum blog ou site produz conteúdos que chamam minha atenção, eu sigo e ainda coloco no espaço ao lado como forma de recomendação aos visitantes do meu blog. Tenho certeza que muitos irão clicar no seu blog através daqui.

      Sim, ao navegar no seu blog, fiquei sabendo sobre esse programa de web rádio, irei fazer um esforço para no domingo acompanhar o programa. Aliás, todo assunto que envolva o cinema, eu me interesso. rsrs

      Um grande abraço amigo. Sucesso pra você também!

      Excluir