terça-feira, 3 de julho de 2018

FOME ANIMAL


Eu costumo assistir bons filmes trash daqueles que ficam marcados em nossa mente. E não é pra menos que irei falar hoje do filme Braindead ou Dead Alive, conhecido no Brasil como Fome Animal, dirigido por Peter Jackson e lançado em 1992. Esse filme ficará para sempre marcado em minha mente como o filme mais nojento que já assisti, se houver outro, eu ainda não conheço.

Sinopse: Lionel (Timothy Balme) é um rapaz muito tímido e é totalmente submisso a sua mãe (Elizabeth Moody), até ela ser mordida por uma macaca-rata de Sumatra, que tem uma doença que transforma pessoas em zumbis, assim sua mãe sai matando e comendo animais e pessoas, deixando sua desajeitada vida ainda mais de cabeça pra baixo. Lionel tenta esconder o fato, principalmente da moça por quem está apaixonado, mas a peste acaba se alastrando rapidamente.


Fome Animal é um daqueles filmes em que você jamais deve assisti-lo durante uma refeição, se isso acontecer, você irá perder a fome bem rápido. Vale ressaltar que durante sua exibição nos cinemas, em alguns lugares foram distribuídos sacos de vômito para quem iria ver o filme. 

Mas, não pense que por ser um filme nojento significa que seja ruim. Muito pelo contrário, essa famosa produção trash dos anos 90 é bastante elogiada pelo público e pela crítica. E de fato, sim, o filme cumpre seu objetivo, contém um enredo interessante e um bom elenco. A história do filme conta sobre Lionel, que é um moço que vive com sua mãe controladora. Um dia ele marca um encontro com uma moça em um zoológico, e a mãe, que não aceita o fato, decide segui-lo. 

Mas, quando chega ao zoológico, ela é mordida pelo Macaco Rato da Sumatra, o qual tem uma mordida fatal chamada de "Sengaya". Depois disso, a mãe de Lionel fica doente e morre. Mas ela acaba voltando como um zumbi faminto por seres humanos. Lionel tenta esconder sua mãe-zumbi da garota, e acaba passando por situações nada agradáveis. 


Do começo ao fim, Fome Animal nos diverte muito e ao mesmo tempo nos deixam com nojo das cenas medonhas de sangue e canibalismo. A mistura do humor negro é genial e Peter Jackson, embora hoje seja conhecido por dirigir outros filmes, deixou um marco no cinema do horror trash, algo que os fãs apreciam até o dia de hoje. O filme Fome Animal possui cenas absurdas, das quais é impossível não cair na gargalhada, no entanto, a melhor de todas e que vale a pena frisar aqui é a cena do padre lutador. Juro por Deus que não consigo me segurar apenas por pensar na cena. Muito boa e épica! 

Apesar disso, o filme não cria um clímax interessante, seu desfecho é previsível, mas nada que comprometa o trabalho feito que é, diga-se de passagem, merecidamente reconhecido. Ademais, os zumbis de Fome Animal são os mais bizarros possíveis para a época, assustadores e engraçados ao mesmo tempo. Tenho certeza que o fã que é fã irá gostar, caso não conheça ainda, por que a maioria já assistiu esse clássico. 

Por outro lado, Fome Animal apesar de ser hilário, é um filme perturbador, considerado um dos mais sangrentos do cinema trash. Não é qualquer um que conseguirá assistir, seja por cenas perturbadoras de canibalismo ou pela nojeira geral que acontece durante o filme inteiro. Mas, o apelo que é feito para o humor faz valer muito a pena assistir essa obra, e novamente aviso a quem ainda não conhece: não assista a esse filme quando estiver comendo.  

NOTA: 7,2/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário