domingo, 6 de maio de 2018

A TRILHA (2009)


A Trilha, título original A Perfect Getaway, é um suspense direcionado ao lado psicológico, escrito e dirigido por David Twohy e estrelado por Milla Jovovich, Steve Zahn, Timothy Olyphant e Kiele Sanchez. Esse filme foi lançado em 2009 e é muito conhecido entre os amantes de suspense, devido ao seu plot twist (final surpresa), que para alguns é algo arrasador e para outros, é algo muito forçado.

Sinopse: Cidney (Milla Jovovich) e Cliff (Steve Zahn) formam um aventuroso casal que resolve passar a lua-de-mel nas mais belas e remotas praias do Havaí. Caminhando nas selvagens e isoladas trilhas, eles acreditam ter encontrado o paraíso. Entretanto, quando se deparam com um assustado grupo de turistas que informa sobre o assassinato de um casal em outra ilha, eles passam a discutir um possível retorno para casa. Longe da civilização, todos aparentam ser uma ameaça e ninguém sabe em quem confiar. O paraíso se torna um inferno quando uma batalha pela sobrevivência tem inicio.  


Antes de falar a respeito de seu plot twist, eu gostaria de dizer que esse é um dos filmes de suspense que ficou marcado em minha mente. Na primeira vez que assisti há alguns anos atrás, fiquei abismado com a revelação final, o que sem dúvida tinha deixado aquela sensação de ter visto algo bom e que valeu a pena. De fato, A Trilha é um filme que vale a pena sim, não apenas pela trama intrigante retratada, mas também por ser um filme ágil em sua premissa e ambientado com belíssimas paisagens. As filmagens aconteceram em Porto Rico e no Havaí, e por isso a sua fotografia é deslumbrante!

A trama segue explorando o casal interpretado por Jovovich e Zahn, recém-casados e prontos para curtir a sua lua-de-mel. Mas, ao chegar no local eles se deparam com a notícia de que um casal estaria assassinando outros casais que vão explorar e curtir aquele lugar. E após conhecerem dois casais, ambos demonstrando comportamentos suspeitos e que fazem o casal recém-casado passar o tempo todo suspeitando sobre qual deles possa ser o casal assassino. Portanto, o filme se direciona através dessa linha narrativa, que é bem feita e seus diálogos não são cansativos.

Entretanto, eu acabei de rever esse filme para poder escrever essa resenha, e não posso dizer a mesma coisa da primeira vez. Bom, antes de tudo, é importante mencionar que o filme A Trilha é um daqueles filmes que te engana, te passa o chapéu. E isso em muitos casos conquista facilmente os fãs do gênero suspense, o que inclui eu. Porém, ao rever o filme não pude deixar de notar algumas coisas que pra ser sincero, não faz muito sentido dentro do contexto do longa. Como já dito, o filme contém uma reviravolta surpreendente, mas o roteiro cai no erro de explorar ao longo do desenvolvimento diálogos do casal principal em relação as suas suspeitas, que depois se mostram irrelevantes para a narrativa de modo geral. Se a intenção disso era manipular o raciocínio do espectador e desviar sua mente para a situação misteriosa envolvida na trama, sinto em dizer que nesse quesito, o filme não convence.


Mas, por outro lado, é apenas isso que consegui ver de defeituoso, claro que se tratando de diálogos explícitos pelo roteiro, podemos dizer que é uma falha grande. Mas, ainda assim não torna o filme ruim, é possível tentar compreender a situação, embora para muitas pessoas seja algo um tanto complexo. O filme procura se justificar em relação a sua reviravolta, a questão do uso de drogas e na mente doentia dos verdadeiros antagonistas. E como suspense, o filme consegue cumprir seu papel de forma excelente, mesmo que nos critérios de coerência o resultado não tenha sido o mesmo.

É bom estar ciente de que A Trilha é um filme imprevisível e em alguns aspectos traz uma história original e bem feita. Claro que seus deslizes já mencionados aqui não comprometem o conteúdo por completo, a vale lembrar que um espectador desatento aos detalhes, nem vai ligar para isso. Pode ter certeza também que há pessoas que ficarão confusas no ato final do filme e o porquê de sua reviravolta, e para isso a atenção nos diálogos e flashbacks são essenciais para sanar as dúvidas que talvez levantem durante o filme. Mesmo sendo um filme que há erros e acertos, vale a pena dedicar tempo assistindo. 

NOTA: 7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. A trama prende a atenção, mas não gostei da reviravolta final.

    O diretor David Twohy é especialista em filmes B interessantes como "A Invasão", "Eclipse Mortal" e "Submersos".

    Abraço

    ResponderExcluir