sexta-feira, 20 de abril de 2018

A EPIDEMIA ZUMBI (2015)


A Epidemia Zumbi, título original Sorgenfri, é um filme dinamarquês dirigido por Bo Mikkelsen. Segundo informações do site IMDB, é o primeiro filme de zumbis feito na Dinamarca. O longa foi lançado em 2015 e em seu elenco tem os nomes de Marie Hammer Boda, Mikael Bikkjaer, Mille Dinesen e Troels Lyby.

O seu tema gira em torno de uma epidemia que se espalha pela cidade e uma família de quatro pessoas é colocada em quarentena em sua casa, e são forçados ao extremo para escaparem vivos. Além dessa família, o filme também direciona sua atenção para a vizinha de frente, onde vive outra família composta por pai, mãe e uma filha adolescente. E outra casa vizinha onde vive um casal. O filme no inicio tem um ritmo lento, pois tenta abordar um pouco sobre esses personagens, mas sem desenvolvê-los direito.

Confesso que de modo geral, A Epidemia Zumbi foi frustrante para mim. Mesmo ciente de que os clichês seriam inevitáveis, pois o tema zumbis já foi muito abordado em diversos filmes. E com isso, não irei colocar defeito no tema. Mas o problema aqui é a falta de desenvolvimento da história que é um tanto arrastada e cansativa. Contudo, a história tinha um potencial bacana e que se fosse explorada de uma forma diferente e mais criativa, talvez a produção se salvaria, portanto, a direção comete inúmeros deslizes.


O roteiro é também um fiasco! Repleto de furos e incoerências, que deixam os personagens agirem com infantilidade e sem sentimentalismos, ignorando até mesmo um ente querido que acaba se tornando vítima da epidemia. A narrativa do filme ainda tenta optar para um clima claustrofóbico e obtém um pequenino sucesso nesse quesito, pois eles juntam as três famílias vizinhas em uma única casa. E o fato de terem policiais do lado de fora, armados até os dentes é o que também ajuda nesse clima de tensão e mistério.

O filme não explica de maneira clara e objetiva as causas da doença, e nem mesmo chega a explorar partes externas daquela rua com muita precisão, e em vista disso, não dar para ter um discernimento do que estava acontecendo. Ao contrário disso, o filme se foca exclusivamente nos personagens e as situações com o qual eles se encontram. Talvez nesse sentido, a direção opta para o psicológico, e isso me fez lembrar o filme Ao Cair da Noite, há muita semelhança em ambos os filmes, mas o que torna A Epidemia Zumbi uma produção inferior são os furos no roteiro e abuso dos sentimentos humanos diante de uma situação caótica.


E os zumbis do filme? Bem, não sei se da para chama-los de zumbis ou apenas doentes. Não sei se eu entendi errado, mas parece mesmo que a doença mata a pessoa e só depois ela ressurge como uma criatura abominável. Porém, a gente tem de esperar 48 minutos para o primeiro zumbi aparecer, vejo nisso uma tentativa de tentar mostrar a situação de cada personagem, mas o filme erra demais ao tentar desenvolvê-los.

E mesmo sendo uma abordagem clichê, e eu tenho um gosto especial para filmes desse tipo, não importa como seja, e eu fiquei mais feliz ainda por se tratar de uma produção dinamarquesa, um cinema que até então eu só assisti dramas (que por sinal é o forte dos dinamarqueses). Mas, infelizmente o resultado desse não foi como o esperado, talvez se no futuro eles criassem um roteiro mais coerente e criativo na história, mesmo abordando zumbis, poderia ser legal. No entanto, acredito que para os dinamarqueses, o drama é a melhor opção a se arriscar, entendo que a inovação de gênero é algo importante, mas sejamos sensatos, se quiserem fazer terror, não envolvam um tema já muito recorrente, e se mesmo assim o fizer, caprichem pelo menos no roteiro.

NOTA: 4,7/10

6 comentários:

  1. estamos tão saturados de zumbis que para dar vontade de ver algo do gênero o filme tem que ser realmente bom. parece que não é o caso deste. dos recentes, gostei de Train to Busan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brauns, O filme Train to Busan é muito bom, acho que dos filmes recentes de zumbis, ele é o melhor. Comentei sobre ele nesse link: https://consideracoessobrefilmes.blogspot.com.br/2018/02/invasao-zumbi-2016.html

      Excluir
  2. Tem algum link para assistir online? Fiquei curiosa com esse filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Margarida, assista nesse link: http://gofilmes.me/a-epidemia-zumbi

      Excluir
    2. Infelizmente, o filme não soube aproveitar o clima de tensão, O que provavelmente poderia ter agradado ainda que pouco.

      Excluir