sábado, 31 de março de 2018

UM CONTO CHINÊS


Un Cuento Chino é um filme argentino de 2011 que possui um dos temas que considero ser um dos mais legais para contar uma história dramática, que é entre outras coisas, a solidariedade. Conhecemos esse filme aqui no Brasil como Um Conto Chinês, que foi dirigido por Sebastián Borensztein e é protagonizado por Ricardo Darín, Muriel Santa e Ignacio Huang. Esse filme foi um tremendo sucesso nos cinemas argentinos chegando a vencer vários prêmios. Ao chegar aqui no Brasil, o longa conquistou o público, principalmente por conta do carisma dos personagens e a simplicidade pelo qual é abordada com tamanha precisão, que nos diverte e emociona.

O filme conta a história de um veterano das Guerras Malvinas, Roberto (Ricardo Darín), que teve sua vida paralisada há vinte anos por causa de um duro golpe do destino e desde então vive entocado dentro de casa, sem contato com ninguém, apenas ao atender clientes em sua loja de ferragens. Sua vida muda completamente quando ele vê um chinês sendo jogado de um carro, após ser assaltado pelo motorista. Esse chinês chamado Jun (Ignacio Huang) cruza a vida de Roberto, pois ele estava à procura do único parente que mora em Buenos Aires, e sem nenhuma ajuda, Roberto mesmo a contragosto tenta ajudar o pobre rapaz, lhe dando abrigo. Apesar dos métodos de tentar se livrar dele, o argentino não tem coragem de larga-lo na rua.


O filme conduz essa trama mostrando a estranha convivência de Jun e Roberto que nos direciona a vários momentos engraçados. Jun não sabe falar espanhol e Roberto não sabe falar chinês, assim a convivência de ambos passa a se tornar um incômodo, mas a empatia e solidariedade consegue barrar qualquer atitude drástica, que prevemos que poderia acontecer. E mesmo sem entenderem nada um do outro, uma típica amizade vai se desenvolvendo.

O que nos surpreende é que tanto Jun quanto Roberto tem coisas em comum. Ambos sofreram perdas e vivem praticamente isolados do mundo. Roberto desde que sofreu no passado vem questionando o destino, por isso ele coleciona jornais que noticiavam tragédias, uma diferente da outra. Por outro lado, Jun morava na China e estava prestes a se casar, mas um acidente envolvendo uma vaca havia matado sua noiva, e por isso que ele havia saído da China para procurar seu tio que morava em Buenos Aires, o que ele não esperava, é o que já sabemos, ele se perde na capital argentina e se encontra agora na casa de um estranho.


É incrível como o roteiro consegue encaixar as peças e mostra que Roberto e Jun não se encontraram por mero acaso. Tecnicamente, o filme é impecável! Mas o melhor de tudo é a performance de Ricardo Darín, que mesmo interpretando um velho rabugento, é o seu carisma diante das câmeras que torna o filme mais agradável. E isso não é a primeira vez, em outros filmes do ator isso é muito claro de se notar. Lembramos do vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro O Segredo dos Seus Olhos (2009), outro filme em que ele participa de uma das histórias, o impecável Relatos Selvagens, e também o mediano Sétimo (2014), em todos estes Darín impressiona com sua atuação, e não nos admira que ele seja uma das maiores referências do cinema da Argentina.

Já o chinês Ignacio Huang reflete muita inocência e tristeza nos olhos. O filme mostra o que aconteceu com o personagem dele, algo muito triste que é até mesmo capaz de amolecer o coração do rabugento Roberto. Por fim, Um Conto Chinês é um ótimo filme! Uma produção simples, mas com uma história emocionante e muito bem interpretada e conduzida pela direção que trabalhou com delicadeza, sem perder o foco da vida dos dois personagens principais. Eu o recomendo bastante, tenho quase certeza que a maioria pode facilmente ser conquistada principalmente pelo carisma apresentado pelos personagens. 

NOTA: 9,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Gostei. É um filme simples que mistura muito bem humor com drama, para contar uma história que toca em temas como diferenças culturais, mudanças inesperadas e traumas que precisam ser superados.

    Abraço

    ResponderExcluir