terça-feira, 22 de agosto de 2017

DESAFIO MORTAL


Jean-Claude Van Damme já havia conquistado seu espaço no cinema ao estrelar grandes sucessos tais como O Grande Dragão Branco e KickBoxer: O Desafio do Dragão. Van Damme resolveu mostrar que seu talento não se limitava apenas na atuação, mas também ao dirigir um filme, e foi assim que aconteceu quando ele foi diretor e protagonista do filme Desafio Mortal lançado em 1996. Trazendo o mesmo estilo dos sucessos anteriores citados, mas com uma história bem diferente e um pouco mais dramática. 

Desafio Mortal conta a história de Christopher Dubbois (Van Damme) que é um artista que vive em Nova Iorque junto com crianças de rua, onde realizam pequenos roubos para sobreviver. No entanto, essas crianças roubam uma maleta de dinheiro que acaba deixando Dubbois à beira da morte, e para escapar ele acaba fugindo de Nova Iorque e vai parar clandestinamente em um navio, onde acaba tendo que trabalhar como escravo acorrentado. Mas ele acaba sendo salvo pelo vigarista Lorde Dobbs (Roger Moore), que promete ajuda-lo a voltar aos EUA, porém o vigarista o engana ao vende-lo para Khao (Aki Aleong), um mestre da arte do Muay Thai, e Dubbois acaba sendo treinado e se torna um exímio lutador.

A princípio não entendemos aonde o filme vai chegar, mas no início podemos ver uma equipe de monges entregando um convite para diversos lutadores de vários países, o convite falava de um torneio secreto, chamado Ghang-Gheng, onde os 16 maiores lutadores dos quatro cantos do mundo se enfrentariam entre si, e o prêmio para o vencedor será um dragão dourado muito valioso. No entanto, Dubbois não recebe um convite para este torneio por que ele não era um lutador conhecido. Mas ficou sabendo através de Phang (Jen Sung) o maior pupilo de mestre Khao, que tinha recebido o convite para participar.

Porém, o personagem Lorde Dobbs e seu capanga, ambos os vigaristas gananciosos, que havia enganado Dubbois ao invés de ajuda-lo a voltar para os EUA, retornam e se esbarram com Christopher, que acaba falando do Ghang-Gheng, e essa conversa desperta mais ainda a ambição do vigarista, e este propõe um trato com Dubbois para se infiltrar na competição e roubar o dragão. Mas para isso, eles teriam de ser um dos ajudantes designados para receber os lutadores, e Maxie Devine (James Remar), o campeão dos EUA que irá participar da competição é quem tem Dubbois e Lorde como ajudantes, e junto com eles a repórter Carrie Newton (Janet Gunn) que pretende escrever uma matéria sobre o torneio os acompanha até a chamada Cidade Perdida, local onde será realizado o Ghang-Gheng, mas Dubbois acaba ficando com vaga de Devine ao derrotá-lo em uma breve luta.

O filme contém inúmeros clichês de outros filmes do Van Damme, o torneio e a repórter nos faz lembrar o clássico O Grande Dragão Branco. Porém, a diferença no roteiro funciona de certa maneira, onde o personagem principal não tinha nada a ver com a competição, mas acaba participando assim de repente. Por isso, a direção de Van Damme funciona no sentido de dar mais força na história. Pois além das lutas, são abordados outros temas, como a ganancia, a honra e acima de tudo o reconhecimento. Maxie Devine, por exemplo, é o tipo de personagem que não se limita apenas a ele, e ao perceber que tinha sido derrotado por Dubbois, ele reconhece a grandeza de um campeão e o apoia até o fim. Ao contrário do vigarista Lordes, que acaba atrapalhando tudo e no final se mete em uma enrascada, onde apenas Dubbois poderá livrá-lo, mesmo depois de tê-lo enganado durante muito tempo.

Desafio Mortal embora não seja o melhor filme do Van Damme, é um grande filme que acerta em cheio na escolha dos lutadores que participam do torneio. Para citar alguns, temos um lutador japonês de Sumô, um dos estilos próprios daquele país, tem também um chinês do estilo Wushu, próprio da China e um brasileiro que luta Capoeira, estilo criado no Brasil. Ou seja, Van Damme explorou estilos de vários lugares do mundo e misturou tudo no filme, cada um com suas características, alguns deles como o brasileiro (César Carneiro) e o chinês (Peter Wong) que demonstram habilidades incríveis durante suas lutas e com isso roubam a cena.

Mas e o vilão do filme? É o lutador mongol, interpretado por Abdel Qissi, que já trabalhou com Van Damme no filme Leão Branco: O Lutador Sem Lei, onde também interpretou o vilão. Esse lutador é de causar pânico apenas com seu olhar, além de ser extremamente violento com seus adversários, ele vai ao Ghang-Gheng apenas para ganhar o dragão dourado, nem para cumprimentar seus adversários ele faz, como acontece na sua primeira luta com um lutador grego que estende a mão, mas Khan (nome do mongol) ignora. Dubbois poderia ter desistido de ir até o fim, de acordo com o trato que tinha com Dobbs que planejava roubar o dragão dourado, mas esse quadro muda a partir do momento em que seu amigo e mestre Phang é morto por Khan durante a luta, e Dubbois jura vingança. 

Apesar da grande dificuldade que Dubbois passa na luta final, ele se mostra valente o bastante para superar este desafio. Como já dito antes, não é o melhor filme de Van Damme, mas vale a pena ser visto principalmente para poder ver que Van Damme tem sim talento na direção e a ideia de reunir lutadores de diferentes países, cada um com seu estilo de luta, já é motivo suficiente para os amantes das artes marciais conferirem. Além disso, acompanhamos a evolução de seu personagem enquanto lutador da competição.

Assim como O Grande Dragão Branco, o filme Desafio Mortal é muito conhecido por ter passado inúmeras vezes na Sessão da Tarde, por isso, é difícil encontrar alguém que não tenha assistido antes, ou pelo menos ter ouvido falar alguma vez. Na certa, todos os fãs de filmes de luta, principalmente se tratando de Jean-Claude Van Damme, já assistiu Desafio Mortal pelo menos uma vez. 


NOTA: 7,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. Grande clássico do van dame

    ResponderExcluir
  2. Parece que o Van Damme não luta com tanta vontade assim. Nesse filme ele se distrai demais. Parece um idiotazinho. Apanha feito comdenado. Mas vale a pena a experiência de assistir... afinal é um clássico!

    ResponderExcluir
  3. ótimo filme! Pra mim o mdkhme do Van Damme. Com todo respeito ao Grande dragão Branco que é um ótimo filme por sinal, mais desafio Mortal é o número 1. Em seguida vem o grande dragão Branco. Foi o primeiro filme do Van Damme que aaaitir o Desafio Mortal na temperatura máxima em 2005.

    ResponderExcluir