terça-feira, 1 de agosto de 2017

HOMEM-ARANHA 2


Uma sequência superior em muitos aspectos. Sam Raimi mostrou que entende de adaptação e ele não foge logicamente da história dos quadrinhos, em termos de vivência do protagonista bem como as pessoas que o rodeiam e os vilões bem originais. A sequência do filme Homem-Aranha de 2002, e segundo da trilogia foi mais agradável ao público geral, até mesmo quem não é fã do aracnídeo gostou. Homem-Aranha 2 foi lançado em 2004 e veio como um complemento totalmente fiel ao primeiro e aos quadrinhos da Marvel. Tobey Maguire, Kisten Dunst e James Franco reprisam seus papéis de Peter Parker, Mary Jane e Harry Osborn respectivamente.  

Atenção! Texto com spoilers!
 
Novamente com a brilhante direção de Sam Raimi, o filme tem um roteiro bem mais completo e interessante em vista dos paralelos retratados, desde a vida de Peter se tornando um caos, tanto no emprego, na escola, na vida de super-herói e em seu relacionamento com as pessoas que ele ama, também em como a cidade esta novamente à beira de mais uma ameaça de um cientista maluco. O filme também mostrará como o estresse de Peter em relação a tudo que acontece em sua vida, afeta seus poderes de aranha, fazendo-o com que desista dessa vida. 

O filme conta como a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) está repleta de responsabilidades como herói. Mas essa vida acaba o impedindo de ter uma rotina normal em seu emprego como entregador de pizza, seu contato com os amigos, o que inclui a sua amada Mary Jane (Kisten Dunst) e também seu compromisso na Universidade, onde ele falta muito e quando vai chega sempre atrasado. O jovem leva uma vida de muito estresse e preocupação com sua tia viúva. E sempre decepcionando Mary Jane quando promete assistir sua peça no teatro, pois ela estava lutando para se tornar atriz, Peter cheio de responsabilidade como o Homem-Aranha acaba não cumprindo essas promessas. 

Paralelamente, Harry (James Franco) agora chefe das indústrias Oscorp investe em um projeto criado pelo doutor Otto Octavius (Alfred Molina), que é um físico que estuda fusões nucleares. Otto cria quatro braços mecânicos que serviriam para estabilizar a fusão nuclear, assim ele a solda ao seu próprio corpo. Quando o experimento dá errado, Otto acaba desmaiando após receber uma descarga elétrica, sua esposa é morta e Harry se considera falido. A explosão acaba destruindo um chip inibidor que Octavius tinha criado para evitar que os braços mecânicos tenham controle próprio. Assim, O dr. Otto se transforma em um novo vilão, que por sinal o mais admirado dos vilões do Homem-Aranha; o doutor Octopus, que com a influência dos braços fará com que ele refaça a experiência não importando os riscos que podem trazer a cidade.

O nosso herói terá muito mais trabalho pra deter o doutor maluco do que quando teve para vencer o duende verde no primeiro filme. Isso por que Peter terá de enfrentar vários problemas, desde a raiva de Harry ao Homem-Aranha, que ainda acreditava que a morte de seu pai foi causada pelo aracnídeo, Peter também enfrenta um dilema amoroso, pois acaba descobrindo que Mary Jane irá se casar com outro homem e também a falha em seus poderes, fazendo-o pensar que não deveria ser mais o Homem-Aranha.

Sam Raimi encaixou muito bem uma sequência que viria a ser bem melhor do que o filme anterior, trazendo um longa com mais ação e mais dramático. Na vida do protagonista, Peter tenta levar uma vida normal após abandonar a vida de herói, mas parece que ele se esqueceu de que ainda existia um vilão à solta e que queria cumprir um objetivo que colocaria a vida das pessoas de toda a cidade em risco. Mas mesmo vendo que a criminalidade tem subido muito, Peter luta em seu interior para ignorar tal fato. Há também descrenças causadas por uma ilusão passageira de ter um protetor para a cidade.

Peter se encontra dividido sobre o que quer fazer na vida. Após uma tentativa fracassada e cômica em uma cena onde ele tenta voar como o Homem-Aranha fazia. Isso gera muitas dúvidas no espectador sobre se ele perdeu seus poderes para sempre. Mas o ponto crucial foi onde reaparece o Dr. Octopus disposto a capturar o Homem-Aranha para entrega-lo a Harry em troca do trítio, um combustível usado na experiência da fusão nuclear. E após o sequestro de Mary Jane, Peter recupera seus poderes de repente e volta a ser o Homem-Aranha, algo que todos estavam esperando.

O diretor Sam Raimi conseguiu manter um padrão igual ao filme anterior, porém, obteve melhoria nos efeitos especiais e nas cenas onde haveria ação. Por exemplo, a melhor cena do filme está na luta entre o Homem-Aranha e o Dr. Octopus em cima de um trem, ali há lindos efeitos especiais e uma cena de luta digna de um Oscar. Um ponto forte do filme está na posição das câmeras e muitas a acompanham o herói como se nós estivéssemos no lugar dele. Outra cena que merece destaque por seus efeitos especiais, está em outra luta dessa vez em cima dos edifícios, ali o Homem-Aranha tenta salvar a tia May que foi sequestrada por Octopus após ter roubado um banco. Um show de efeitos especiais brilhantes que torna o filme mais bonito e extremamente superior a todos não só da trilogia dirigida por Sam Raimi, mas também dos outros trabalhos mais recentes com o personagem Homem-Aranha. 

Apesar de ter mais ação do que o primeiro filme, Homem-Aranha 2 se supera também nos diálogos, onde há uma compreensão melhor da história e das situações retratadas no longa. Sam Raimi merece aplausos, pois é muito raro vermos uma continuação igual ou superior ao filme anterior, muitos defendem que o primeiro filme foi melhor, outros defendem o contrário. Na minha concepção, os dois são igualmente bons, o segundo é superior nos aspectos escritos nesse texto, mas não desmerecendo de forma alguma o primeiro filme, que é também super recomendado. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário