terça-feira, 29 de agosto de 2017

GRAVIDADE (2013)



Gravidade é um dos melhores filmes de ficção científica do ano de 2013, dirigido por Alfonso Cuarón, o que lhe rendeu o Oscar de Melhor Diretor, além de o filme conquistar sete Oscar ao todo. O filme é protagonizado por Sandra Bullock e George Clooney, que interpretam dois astronautas no espaço, que após um acidente, acabam ficando à deriva, sem contato com a terra e com quantidade limitada de oxigênio. 

O filme é de tirar o fôlego do inicio ao fim! Um clima de tensão tão angustiante, capaz de fazer você tremer na maior parte do longa. Sandra Bullock interpreta a Dra. Ryan Stone, que está em sua primeira missão no espaço. Ela é acompanhada pelo veterano Matt Kowalski, interpretado por George Clooney, que está em seu último comando espacial. Porém, ao serem notificados que a Rússia abateu um de seus satélites com um míssil, o impacto causado provoca uma série de detritos espaciais, viajando em alta velocidade em direção aos astronautas. Os detritos, por sua vez, acabam destruindo outros satélites que faziam a comunicação deles com a terra. E ao atingir o local onde estava a Dra. Ryan, o impacto fez com que ela se separasse do grupo, ficando à deriva no espaço.

O filme tem uma série de efeitos especiais brilhantes e muito realista! Vagando no espaço, sem poder se locomover normalmente, Ryan entra em pânico principalmente quando percebe que seu oxigênio está diminuindo. Mas não perde o companheirismo de Matt que é altamente persistente mesmo no meio de um desastre, e isso serve de exemplo para a novata Ryan. A perspectiva de sobrevivência dos astronautas vai diminuindo à medida que a situação piora. Matt, no entanto, incentiva Ryan a todo o momento, para que esta sobreviva, levando o filme para um lado muito dramático, fazendo um forte contraste com o clima de tensão e medo, que são os principais do filme.  

É extremamente notório perceber que o espaço sideral é muito diferente, pois não há gravidade ali. Os corpos flutuam, as gotas de água se tornam bolas flutuando lentamente no espaço e a ausência de oxigênio é inevitável. A luta pela sobrevivência é a única coisa que importa. E todos nós que assistimos torcemos por um final feliz, pois a história de vida da protagonista é tão dramática, a ponto de não desejarmos que ela morra ali sozinha. Sandra Bullock atua de uma forma tão natural que mesmo nos primeiros momentos, em que só vemos uma parte do rosto dela, pois ela estava em uma enorme roupa de astronauta e um grande capacete. Mas é amplamente visível sua interpretação fascinante, encarnando uma mulher dominada pelo desespero e pânico! 

Por que é um dos melhores filmes de 2013? Observem seus efeitos especiais. Sua fotografia, o modo como a câmera se move girando em sentido horário e anti horário, trazendo para o espectador o que a personagem do filme sente naqueles momentos. Todos os efeitos de Gravidade são tão bem elaborados e produzidos, que dificilmente você detectará um erro. Além de tudo isso, o filme prende tanto sua atenção como a sua respiração, fazendo você se sentir sufocado e em alguns momentos sentir tontura, com tanto gira-gira nas imagens. É claro que isso é mais do que necessário para nos mostrar um mundo completamente diferente do que já estamos acostumados a viver. Vale ressaltar também, que há muitos momentos em que o filme pausa para uma reflexão, porém sem deixar de lado o clima de medo e tensão que percorre seus 90 minutos. 

Em poucas palavras, é um filme de tirar fôlego, literalmente falando e é uma obra prima, vencedora de sete Oscar conquistados merecidamente. Sandra Bullock e George Clooney dando um show de interpretação, o que é costumeiro ver em atores de grande talento como eles. Mas o principal mérito para toda a façanha que é o filme Gravidade está no diretor Alfonso Cuarón, que de uma forma impecável conduziu o filme, sem errar nas edições de imagem, as cenas em que os personagens flutuam no ar são bem difíceis de fazer, acompanhado de uma ótima trilha sonora e uma fotografia tão linda e magnifica, que é ver o planeta terra de cima do espaço, além do brilho do sol e as luzes das estrelas distantes, tudo muito bem encaixado no filme! 

NOTA: 9,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. Esses filmecos manipulados pela NASA com intuito de enganar as pessoas e afastá-las de Deus. A terra é plana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu com isso? Se a terra é plana, quadrada, redonda ou triangular, seja lá o que for. Que diferença vai fazer na vida das pessoas? Se atente ao conteúdo do filme! Aqui NÃO É ESPAÇO para debates sem sentido. Agradeço a compreensão!

      Excluir