sábado, 19 de agosto de 2017

A MORTE PEDE CARONA (1986)


Dar carona para um desconhecido nunca foi uma boa ideia. O cuidado que as pessoas têm para com situações desse tipo é bem constante no mundo real. No entanto, no mundo da sétima arte, esse tipo de tema já foi bem explorado e obteve grandes repercussões e elogios do público. O principal filme que aborda esse tipo de tema é o clássico do diretor Robert Harmon, o filme intitulado A Morte Pede Carona lançado em 1986, com Rutger Hauer, C. Thomas Howell e Jennifer Jason Leigh nos papéis principais.

Sua história é bem simples e ao ser resumida mostra Jim Halsey (C. Thomas Howell) levando um carro para a Califórnia, e em uma noite chuvosa ele dá carona a John Ryder (Rutger Hauer) que estava acenando à beira da estrada. Porém, esse homem se revela um completo demente que faz ameaças a Jim, caso ele não faça o que John pedir. Mas, Jim consegue chutá-lo para fora do veículo e assim pensa ter se livrado dele. 

No dia seguinte, ele vê John Ryder no carro de uma família, pois fica claro que ele pediu carona a essas pessoas também. Nessa família tinha crianças, e Jim desesperado entra na contramão e tenta avisar a família que o homem que eles tinham dado carona é um louco. Mas sua tática quase resulta em um acidente. Ao prosseguir seu caminho, Jim encontra o carro da família jogado na beira da estrada, e ao ver que a família tinha sido assassinada, ele vomita e mesmo que o filme não mostre as imagens, a reação de Jim dá pra perceber que o negócio estava feio! Mas a pior das situações e que elevará o filme inteiro é que Jim fica como responsável pelas mortes cometidas pelo psicopata que pede carona. A vida de Jim vira um inferno a partir de então, pois ele passa a ser perseguido astutamente por John que se diverte com a situação do rapaz. 
 
Além da morte dessa família, Jim é considerado o autor dos assassinatos de vários policiais que o prenderam e John foi lá fazer a chacina e permitir que Jim fuja para a diversão continuar. A constante rivalidade entre os dois é mostrada em diversos momentos, onde eles se cruzam. Porém, em várias cenas, o sorriso sarcástico de John Ryder é arrepiante! Em minha opinião, ele é um dos maiores psicopatas que já vi nos milhares de filmes que assisti até o momento. Jim Halsey consegue a ajuda da garçonete Nash (Jennifer Jason Leigh) que mesmo sem conhecê-lo, ela acredita em sua inocência e tenta ajuda-lo a provar que quem comete os crimes é outra pessoa.

Em meio a tantas encrencas que Jim se envolve por culpa de John, o filme tem uma premissa sem igual a partir do momento em que Jim é acusado injustamente dos assassinatos, dando o clima de suspense e angustia durante todo o filme. O ambiente do longa se passa em um lugar deserto no Oeste dos EUA, nos mostrando uma fotografia atraente para filmes em que se passam especialmente em estradas. 

Produzido e dirigido com maestria e talento, A Morte Pede Carona conquista seu espaço no universo do cinema e hoje é lembrado como um dos clássicos do suspense dos anos 80.  E mesmo que houve uma continuação em 2003 e um remake em 2007, sendo ambos completamente desnecessários, devemos ser justos ao declarar que nenhum deles chega aos pés desse clássico. E também veneramos esta produção, pois teve baixo orçamento e um roteiro simples e direto, aonde conduz uma história magnífica e eufórica, que ao contrário de produções maiores e que foram um fiasco, apenas para jogar dinheiro no lixo. 

A Morte Pede Carona possui sua superioridade nesses aspectos relevantes que fazem realmente a diferença. Sem contar na grandiosidade do elenco, em especial do ator Rutger Hauer, que literalmente encarnou um psicopata de respeito, um sujeito macabro e amedrontador. E seria injusto de minha parte, terminar aqui sem elogiar a performance dos atores, o trabalho competente do diretor Robert Harmon e a inteligência do roteirista Eric Red. Ambos fizeram a diferença e produziram um filme de primeira qualidade, suspense autêntico, história muito bem conduzida e um psicopata maldito! E além de tudo isso, o filme te ensina a nunca dar carona para estranhos. Em suma, o filme é um dos melhores da década de 80. 

NOTA: 9,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário