segunda-feira, 14 de agosto de 2017

ABISMO DO MEDO


Um filme intensamente claustrofóbico e assustador! Abismo do Medo é um filme de terror britânico lançado em 2005, escrito e dirigido por Neil Marshall. Assisti a esse filme pela primeira vez no início de 2008, quando estava disponível nas locadoras. A princípio, eu acreditava que seria um daqueles suspenses provocativos, mas me surpreendi quando me dei conta de que se tratava de um terror autêntico bastante assustador e com cenas pra lá de nojentas! Seu elenco é composto por mulheres, entre as principais temos as atrizes Shauna Macdonald e Natalie Jackson Mendoza.

Atenção: spoilers!

O filme irá contar a história de seis amigas que resolvem se aventurar em uma caverna, descendo com cordas e lanternas até a saída do outro lado. No entanto, uma das rochas desprende e bloqueia a saída, e na busca de outro meio de sair da caverna, as seis garotas terão de enfrentar estranhas criaturas que habitam a escuridão e que se alimentam de carne. O motivo pelo qual essas amigas irão se aventurar em uma caverna se deu por motivação para ajudar uma delas de nome Sarah (Shauna Macdonald) que estava passando por problemas pessoais, pois ela tinha perdido o marido e a filha em um acidente de carro há exatamente um ano, e por isso ela ainda estava em fase de reabilitação do trauma sofrido.

O filme é bem enfático ao mostrar que essas amigas costumam sair juntas para praticar esportes radicais, e que uma exploração dentro de uma caverna não era coisa difícil para elas, já que são acostumadas a escalar montanhas, ter habilidade no uso de cordas, enfim. Por isso, é totalmente normal vê-las com grande entusiasmo para entrar na caverna. 

Na cena em que a rocha despenca na passagem que poderia fazê-las voltar, Sarah é que fica entalada na passagem. Pra quem sofre de claustrofobia, essa cena é sufocante e incomoda até mesmo aqueles que não sofrem desse problema. Porém, uma das personagens, Juno (Natalie Jackson Mendoza) comete um erro fatal por não revelar a suas amigas que a caverna onde estão nunca havia sido explorada antes, o que causa certa dose de pânico entre elas, pois não havia como saber se existia outra saída daquele lugar. Assim, o local é explorado pela primeira vez, mas Sarah consegue avistar alguém, ao que a princípio parecia um homem e que poderiam ajuda-las, mas no meio de uma discussão, pois as garotas estavam perdidas, sem saber para onde ir, uma criatura de aparência sinistra se manifesta atrás delas, mas se movimenta de uma forma muito rápida que não da pra perceber quem é exatamente. Uma sequência assustadora!

Então, as jovens percebem que não estão sozinhas e que essas criaturas que habitam a escuridão são na verdade canibais e que estão dispostas a devorá-las. Mas ao que poderiam ser uma união das amigas para sobreviverem, se torna um palco de conflitos entre as mesmas, principalmente entre Sarah e Juno. Uma das grandes ajudas possíveis para enfrentar as criaturas, é que elas (as criaturas) são cegas e caçam ao ouvir sons. Por isso, o silêncio é a melhor arma. Uma pena que nem todas as jovens estão dispostas a permanecer de bico calado no meio de todo esse pesadelo.

O diretor Neil resolve não explicar o motivo de existirem essas criaturas sinistras, mas quando se trata de nojeira, o filme é um prato cheio! Muitas das cenas onde esses canibais se alimentam, é mostrado de uma maneira tão bizarra, que até os grandes felinos ao devorarem sua presa, ficariam com náuseas. O filme contém uma fotografia muito boa, principalmente dentro da caverna, onde parece muito real. Dentre as atuações, cada uma convence como pode, mas achei algumas coadjuvantes forçadas demais. No entanto, isso não tira o mérito do filme ao ser bastante recheado de sangue e mutilação. A sequência de uma das cenas mais chocantes do filme, vemos através de uma câmera infravermelha que Sarah estava segurando escondida, acaba testemunhando os canibais devorarem uma de suas amigas, em um ambiente bizarro cheio de caveiras e carne humana, tudo isso é visto através das imagens obtidas pela câmera, já que todo o ambiente ali estava na escuridão. Por isso, filme apela muito para uma verdadeira carnificina, na expectativa de impressionar o público, e obtém sucesso nesse quesito.

Como já dito, o elenco é 100% feminino, e não há os heróis valentões prontos pra salvar alguma donzela. Um dos pontos fortes do filme é que as mulheres são extremamente capazes de se defenderem sozinhas, sem precisar da ajuda de marmanjos. Porém, acredito que se tivesse algum homem junto, não teria tanta coragem assim, por que o ambiente de Abismo do Medo misturado com essas criaturas sinistras se torna tão assustador a ponto de fazer qualquer valentão borrar as calças. Brincadeiras à parte, Abismo do Medo está entre os melhores filmes de terror do ano de 2005, e mesmo que seu final tenha terminado de maneira estranha, lembrando que já existe uma sequência, o filme cumpriu de certo modo o seu objetivo principal, espalhar medo nas pessoas.  

NOTA: 7,7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário