sábado, 3 de março de 2018

[REC]


[REC] é um filme espanhol do gênero terror, dirigido pela dupla Jaume Balagueró e Paco Plaza. O filme foi lançado em 2007 e traz o estilo de filmes pseudodocumentário, que é basicamente um documentário falso, mas com cenas realistas, em outros termos, esse tipo de filme é aqueles em que não há uma equipe por detrás da câmera, e sim um dos personagens grava o filme todo. [REC] é estrelado por Manuela Velasco, Ferrán Terraza, Pablo Rosso e David Vert.

Sinopse: Uma repórter de televisão e seu cinegrafista seguem um grupo de bombeiros da cidade de Barcelona, na Espanha, enquanto fazem um plantão noturno para um programa local. A repórter e o câmera acompanham os bombeiros, que são encaminhados a um condomínio para salvar uma senhora que está supostamente presa em seu apartamento, gritando e deixando os vizinhos assustados. Ao entrarem no edifício, todos se deparam com a mulher tendo uma infecção raivosa, enquanto ficam presos dentro do prédio para que a doença não se espalhe. A equipe de reportagem decide então filmar tudo o que acontece no local, enquanto tentam salvar suas vidas.


[REC] é um filme de sucesso que inclusive os americanos filmaram um remake que foi lançado poucos meses depois, intitulado Quarentena que é também um ótimo filme, só que inferior à produção original. [REC] é um filme assustador! Confesso que ele é muito mais aterrorizante do que Quarentena, pois houve cenas ali que me deixaram com medo, assustado e perplexo. E olha que isso é muito difícil de acontecer comigo, quando assisto filmes de terror.

A história do filme é basicamente ambientada em quase toda a sua totalidade dentro de um prédio, onde ali é palco de uma infecção misteriosa que começa quando uma senhora está descontrolada em seu apartamento gritando, deixando os outros moradores assustados. Essa senhora morde um dos policiais que estavam lá junto ao corpo de bombeiros e à equipe de filmagem protagonista do filme. No filme é explicado que a infecção é transmitida através da saliva, o que significa que aqueles que foram mordidos estarão infectados e que não há muito o que fazer por eles, pois irão se transformar em criaturas abomináveis e violentas.

Quando um a um vai sendo mordido e posteriormente se tornando uma criatura violenta, todos os que estão no prédio vão se tornando vítimas. E para piorar a situação para quem está lá dentro, a polícia isola o local e não deixa ninguém sair de dentro do edifício, uma medida de segurança que tomam para que evitem espalhar a doença que já estava inclusive sendo investigada pelas autoridades. No decorrer do longa, isso vai sendo explicado aos poucos.


A repórter e seu câmera são os dois personagens que sempre os acompanhamos dentro do local. É interessante perceber, mas não vemos em nenhum momento o rosto do câmera, que é chamado de Pablo no filme, como também é seu nome verdadeiro. Os demais personagens como policiais, membros do corpo de bombeiros e hóspedes do prédio, se veem em total desespero a partir do momento em que percebem que não podem sair dali em hipótese alguma, não importando se eles estão infectados ou não.

O filme como um todo é sensacional! Para um filme de terror, ele cumpre sua perspectiva muito bem e seu desfecho embora não tenha sido agradável para muitos, foi o mais realista possível. E por ser realista, ele acabou se tornando previsível, mas isso não significa de forma alguma que esse detalhe comprometa a produção. O defeito que achei no filme foi naquela parte em que a filha de uma das hóspedes é vista como uma infectada, e de fato isso se confirma logo após. O problema é que antes dessa suspeita, a garotinha não demonstrava nenhum indicio de infecção e muito menos um comportamento semelhante ao da velha louca que morde o policial no inicio. Portanto, eu achei esse detalhe um pouco forçado e que não houve lógica e nem coerência com os fatores vistos em outras cenas do filme.


Em contrapartida, o filme ainda aborda possíveis causas para a doença. Como um tipo de raiva que ocorre nos cães e também uma possível possessão demoníaca. Em uma das cenas finais, a repórter e seu cinegrafista (aparentemente os únicos sobreviventes até então) entram em um quarto onde encontram diversos recortes de jornais que noticiavam sobre uma menina vítima da possessão de criaturas sobrenaturais que estava desaparecida, depois percebem que um agente do Vaticano a estava tentando captura-la. E isso se confirma misteriosamente, quando uma criatura bizarra aparece no local, parecia que estava presa no sótão e que provavelmente foi o agente que morava naquele apartamento a teria prendido.

Mas o filme não explica com todos os detalhes esse mistério e para entendermos, temos que assistir suas sequências, e eu irei fazer isso, pois fiquei curioso com esse mistério envolvido no filme. Em suma, o filme [REC] me surpreendeu com uma história assombrosa e desesperadora, e por ser filmado por um dos personagens, podemos ver um grau bem realista envolvido. Claro que esse estilo de filmes tem hoje aos montes, alguns são bons outros nem tanto, mas se tratando dessa produção espanhola, eu recomendo sim, principalmente se você gosta de filmes bizarros e assustadores. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

4 comentários:

  1. Eu gostei. As cenas de desespero, suspense e violência são fortes.

    Ele foi produzido numa época em que o estilo de falso documentário ainda não tinha saturado.

    Mas parei por aí, não tive interesse em conferir as sequências ou a refilmagem americana.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Hugo. Mas permita-me te perguntar: por que não teve interesse pelas sequências?

      Faço essa pergunta, por que o filme deixa mistérios a serem entendidos, e pelo que ouvi falar, as sequências complementam o que fica em aberto, e é por isso que vou conferi-las.

      Excluir
  2. Há versão americana. Vale a pena ver tb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão americana é uma cópia barata deste. Prefiro o original!

      Excluir