domingo, 7 de maio de 2017

O LABIRINTO DO FAUNO



Guillermo Del Toro é um cineasta mexicano muito conhecido por produzir longas em que aborda o mundo fantástico e sombrio. Del Toro se consagrou mundialmente ao dirigir, produzir, e ser o roteirista do filme O Labirinto do Fauno, protagonizado pela espanhola Ivana Baquero, e que foi lançado em 2006. 

Escrito pelo próprio Guillermo Del Toro, O Labirinto do Fauno conta a história de Ofélia, uma garota que se muda com sua mãe grávida para um local em que é comandado pelo capitão Vidal. Depois da Guerra Civil espanhola, o capitão e seus soldados caçam os últimos rebeldes da região. Enquanto isso, Ofélia, que é fascinada por livros de fantasia descobre um labirinto onde ela conhece um Fauno, criatura mitológica meio homem, meio bode. Este por sua vez conta que Ofélia é uma princesa de um reino, que fora perdida do seu trono. E que para voltar, Ofélia precisará realizar três provas. Suas decisões afetam todos à sua volta. O filme é recheado de surpresas que eleva a um clima de suspense misterioso.


O Labirinto do Fauno é um filme impactante e lindo ao mesmo tempo! Prende a nossa atenção de uma forma incrível. O elenco é forte e a atmosfera sombria que predomina a todo o momento, faz com que o espectador mergulhe juntamente com a protagonista nesse mundo mágico e violento.

Inicialmente pensamos que o filme é direcionado ao público infanto-juvenil, por se tratar de fantasia, e inclusive por conta de aparições de fadas. Quem pensou isso se enganou. O filme não é pra criança, não é tipo aquelas produções que apelam para a inocência. Pois ele contém cenas violentas e bastante fortes. Sua classificação indicativa é de 16 anos, e não é atoa que seja assim, pra se ter uma ideia, veja uma das cenas do filme: 


O Labirinto do Fauno é considerado por muitos uma obra-prima, e devo dizer que eu o considero isso e muito mais. Esse é um dos filmes da minha vida, que amo de todo coração, tem me conquistado de uma forma surpreendente! Sua história é comovente e impactante, além de uma fotografia esplêndida! Sem contar nas atuações, em especial de Ivana Baquero, nossa protagonista, no qual recebeu o prêmio Goya como melhor atriz revelação em 2007. 


A atriz mirim foi escolhida após testes feitos com inúmeras candidatas. Ivana atuou muito bem e mostrou que tem talento para seguir uma carreira de atriz, e foi assim que aconteceu. Hoje a jovem já tem diversos trabalhos em seu currículo, um dos mais famosos é a sua ilustre participação na série The Shannara Cronicles. Mas até o dado momento, o seu maior sucesso continua sendo O Labirinto do Fauno, pois além de revelar a atriz, o filme conquistou o público geral, não apenas pela atuação da menina, mas por que o filme realmente contém uma história pra lá de intrigante e ao mesmo tempo forte o suficiente para fazer refletir e chorar.

Na primeira vez que assisti O Labirinto do Fauno eu achava que seria um filme de terror, por recomendação de uma pessoa. Porém, à primeira vista não me agradou muito, pois eu estava com a expectativa de ver um terror, mas o que vi foi um suspense misturado com fantasia. Por isso, da segunda vez em diante, pois já perdi as contas de quantas vezes já assisti, eu simplesmente me envolvi com o filme e hoje recomendo pra qualquer um. 


Guillermo Del Toro consegue mostrar um talento único e eficaz ao dirigir uma história tão linda e que nos presenteia com momentos emocionantes, fortes e violentos. Tudo em um filme aparentemente inocente. O mundo da fantasia em que Ofélia mergulha faz com que ela fique dividida entre dois mundos: o mundo fantástico e o mundo violento. O suspense se eleva ao máximo na cena em que Ofélia faz seu segundo teste, ela entra num local onde há um imenso e lindo banquete e sentado à mesa, vemos o homem pálido. Nessa cena, se Ofélia comer ou beber algo, ela pode até morrer. Pra mim, é a cena mais tensa do filme, pois nela você sente a tensão e logo prevê algo que vai acontecer se a garota não fugir. 

O Labirinto do Fauno é além de tudo, uma retratação absoluta do mundo real em contraste com o mundo mágico, e as consequências que há em tentar ligá-los de alguma forma. Muitos, no entanto imagina que o Fauno é um ser diabólico, o vilão da história, mas não é nada disso. A criatura se mostra gentil o tempo todo, exceto quando Ofélia comete um erro no seu segundo teste. E por conta desse erro, Ofélia se vê sem saída após a morte de sua mãe no parto. E a essa altura, ela estava sozinha, pois o Fauno tinha ficado zangado com ela, e chegou a dizer que ela nunca mais o veria, e a garota confiava apenas em Mercedes, uma empregada do capitão Vidal, que ajuda secretamente os rebeldes.


O Fauno por ser bastante bondoso, resolve dar mais uma chance à Ofélia, que se enche de alegria chegando a abraçar a criatura de aparência esquisita. Mas, sua última prova será a mais difícil e resultará em um final devastador! Muitas pessoas não gostaram do término da história, pois se torna tão triste, e é causada pela inocência. Porém, o interessante é que o final fica na escolha do telespectador, pois Del Toro deixa a nosso critério duas interpretações. 

O Labirinto do Fauno é sim uma obra-prima, um sucesso cinematográfico, e que merece ser respeitado e admirado, seu roteiro é muito inteligente e os efeitos especiais são bem feitos e bonitos de se ver! E durante suas duas horas de duração, nós percebemos que o mundo mágico é muito melhor do que o mundo real, dando uma ideia peculiar ao que acontece em uma mente inocente que não entende bem ainda a realidade do mundo real. Enfim, filme recomendadíssimo!

NOTA: 10/10

Veja o trailer do filme no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir