sábado, 31 de agosto de 2019

FRAGMENTADO


Embora não tenha sido anunciado em seu lançamento, o filme Fragmentado de M. Night Shyamalan é a continuação de Corpo Fechado (2000). Mesmo que suas tramas não tenha qualquer correlação, exceto pela cena final, o terceiro filme Vidro irá reunir os personagens dos dois filmes anteriores. Mas, hoje vamos falar apenas sobre Fragmentado. 

O filme foi lançado em 2016 nos EUA, nos cinemas brasileiros ele chegou apenas em março de 2017. Foi estrelado por James McAvoy, Anya Taylor-Joy e Betty Buckley. A história conta sobre Kevin Wendell Crumb, um homem com 23 personalidades diferentes que sequestra e aprisiona três garotas adolescentes em uma instalação subterrânea isolada.


Ainda que não seja considerado o melhor filme do diretor, Fragmentado veio intercalando a carreira de Shyamalan para que ela se erguesse novamente. Posso afirmar que seus primeiros filmes foram verdadeiras obras de arte admirada por muitos críticos, por conta do clima de suspense e uma direção modesta interessante.

Contudo, alguns filmes posteriores declinaram muito e fez com que as pessoas rebaixassem os filmes de Shyamalan a um patamar aparentemente impossível se formos considerar o ano 2000, por exemplo, onde o cineasta estava sendo cultuado até mesmo como o sucessor do eterno mestre do suspense, Alfred Hitchcock.

Mas, recentemente os seus trabalhos estão obtendo um resultado satisfatório, não apenas da crítica como do público geral. E Fragmentado é um exemplo disso. O filme não apenas consegue manter um clima de suspense aceitável, mas conta com maravilhosas atuações, em especial de James McAvoy. O ator escocês deu um show de atuação, sendo este aspecto um dos mais elogiados do filme.


A história em si não é boba. A trama aborda questões psicológicas a serem discutidas, mesmo que o roteiro não se aprofunde com tamanha firmeza em relação ao comportamento do personagem de James. As garotas adolescentes seguram como podem, porém, é inegável o fato delas parecerem deslocadas em boa parte da projeção. Mesmo com alguns defeitos, o filme prende a atenção e nos entrega uma história simples, porém com uma abordagem extremamente eficiente! 

NOTA: 7,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário: