sábado, 7 de setembro de 2019

A VOZ DO SILÊNCIO: KOE NO KATACHI


A Voz do Silêncio: Koe no Katachi é um filme de animação japonês produzido pelo estúdio Kyoto Animation. Dirigido por Naoko Yamada, lançado em 2016 e é baseado no mangá de mesmo nome escrito e ilustrado por Yoshitoki Ōima

A trama acompanha o personagem Ishida, um jovem que praticou bullying com uma garota surda quando era criança após esta se mudar de escola, pois estava cansada de sofrer bullying por onde passa. Após crescer, Ichida passa por grandes dificuldades, ele tenta mudar de atitude quando reencontra a garota no ensino médio.


A Voz do Silêncio é um filme extremamente sensível, e aborda acima de tudo a amizade e a importância dela. As relações interpessoais são o principal aspecto a ser visto no filme inteiro. Acompanhamos os personagens desde a infância, porém, quase tudo é visto pela ótica de Ishida, que é nada mais que o protagonista do filme, a quem inicialmente nutrimos um ódio imenso, mas aos poucos vamos conhecendo mais sobre ele e sua vida conturbada, o que de alguma forma cria uma empatia da parte do espectador.

O filme mostra também como acontece a mudança de personalidade, e o quão difícil é se adaptar a um ambiente nunca experimentado. A personagem surda chamada Nishimiya é altamente delicada e fofa! Ela ganha um destaque especial todas as vezes que entra em cena. A abordagem em cima da garota é feito com muito cuidado e a trama mergulha em situações fortes o suficiente para deixar o espectador emocionado.


Alguns podem achar que por ser animação, a essência dramática do filme não vai atingir o coração das pessoas, engana-se quem pensa assim! A grande maioria das animações, principalmente as que são produzidas no Japão, possui uma poderosíssima arma que amolece qualquer coração: eles apontam nos sentimentos mais profundos que temos e cortam ao meio e existem alguns casos, que os trituram! Se você não sente dor quando alguém fere os mais íntimos sentimentos que todos possuímos, então há algo errado com você.

Vale destacar alguns pontos interessantes do filme que servem para discussão. Chega um determinado momento em que Ichida se isola por completo das pessoas, vira um antissocial que não quer nem olhar na cara das pessoas. Nesses momentos, sempre que ele tentava olhar pra alguém, um X grudava no rosto das pessoas. Isso simbolizava que ele estava isolado delas. E se alguém procurava conversar com ele e criando um laço de amizade, o tal X caía no chão.


Nesse quesito, o filme faz com que nós enxerguemos a amizade como um meio de salvar vidas, que muitas estão à beira do suicídio por conta do isolamento. E trazendo para o mundo real, não é exatamente isso que acontece? Portanto, vamos valorizar as amizades verdadeiras! A Voz do Silêncio é um filme obrigatório e deve ser discutido. 

NOTA: 9,2/10

O filme está disponível na Netflix.

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário