sexta-feira, 13 de setembro de 2019

RAMBO: PROGRAMADO PARA MATAR


Rambo: Programado Para Matar é um clássico oitentista dirigido por Ted Kotcheff. Estrelado por Sylvester Stallone, a história é baseada na obra de mesmo título de David Morrell, porém a história retratada no filme é muito diferente do livro, principalmente quanto ao final. O lançamento do filme ocorreu em 1982. 

Com exceção dessa geração atual (muito diferente), quase todo mundo já viu ou pelo menos ouviu falar no Rambo. Esse nome traz à nossa mente um homem musculoso que faz picadinhos dos seus inimigos na Guerra do Vietnã, e é impossível imaginar algum outro homem nesse papel, se não for Sylvester Stallone. 


No entanto, ao contrário do que podemos imaginar sobre esse personagem, o primeiro filme da franquia tem um diferencial em relação aos demais: o boina verde tenta achar seu lugar após sobreviver à guerra, mas é impedido por autoridades locais que se mostram intolerantes perante o herói.

A estrutura narrativa de Rambo: Programado Para Matar segue uma abordagem simples e com poucas pessoas em cena. Sylvester Stallone quase não fala e inicialmente tentou lidar com o problema sem usar violência. Todavia, sua estada na guerra lhe deixou fortes sequelas como o trauma por ter sido torturado enquanto era prisioneiro. É possível que sua mente ainda sentisse os horrores que ele passou, então qualquer coisa parecida que ele presenciar, lembranças perturbadoras lhe afetam a ponto de tomar medidas, que ao invés de ajuda-lo, o coloca em um fogo cruzado com as autoridades policiais da cidadezinha onde ele tenta se instalar.


Quando a fúria de John Rambo é ativada, a Guarda Nacional entra em ação, não para prender ou matar o boina verde, mas para impedi-lo de massacrar aqueles policiais ignorantes que de alguma forma, nutrem um preconceito contra ele. Rambo é o tipo de pessoa que se mexer com ele de maneira violenta e perigosa, ele não descansará até cortar o mau pela raiz. E esse filme retrata simplesmente essa caçada que se inverte a todo o momento.

Rambo é uma franquia que vale a pena ser conferida! Atualmente, temos 4 filmes e um quinto que vai ser lançado esse ano. 

NOTA: 8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. É um grande filme que vai além das cenas de violência e ação. O roteiro foca na questão real da forma como os veteranos de guerra são tratados ao voltar para casa após enfrentarem situações desumanas.

    É o meu preferido da franquia.

    Abraço

    ResponderExcluir