sábado, 3 de agosto de 2019

O EXORCISTA (1973)


Um dos grandes clássicos do terror, no qual serviu de inspiração para diversos filmes do gênero, é sem sombra de dúvidas, O Exorcista. Mesmo que você nunca o tenha visto, com certeza já ouviu falar por aí. Esse filme foi lançado em 1973, e foi dirigido por William Friedkin. 

Trata-se de uma história baseada no romance homônimo que foi baseado em fatos reais sobre um caso que ocorreu nos Estados Unidos em 1949, com um menino chamado Robbie Manheim. O filme é estrelado por Jason Miller, Ellen Burstyn e Linda Blair. 

Jason Miller interpretou o padre Damien Karras

O filme possui 132 minutos de duração. Recomendo a versão do diretor, que contém cenas que não foram ao ar no seu lançamento. A história se centra na casa de Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz envolvida numa produção de cinema, mas que sua filha de apenas 12 anos, Regan MacNeil (Linda Blair) passa a apresentar comportamento estranho como convulsões e uma força incomum para uma garota na sua idade.

Além de ser agressiva a todo o momento e falando palavrões que não competem com a educação dada por sua mãe. Depois de diversos tratamentos médicos, os especialistas acreditam que a menina está possuída por alguma força do mal e recomendam um exorcismo.

Famosa cena da personagem Regan MacNeil estando possuída

O Exorcista
é um dos principais filmes citados pelos fãs do gênero, quando se referem à história que os assombraram por anos. Claro que nos dias de hoje, o impacto do filme pode não ser como antigamente. Entretanto, quando assistimos a um clássico desse tipo, devemos nos imaginar na década de 70. Ali, sem dúvida alguma, deixou uma legião de pessoas assustadas com o que viram na tela.

Não é atoa que O Exorcista é tido como um dos maiores filmes de terror de todos os tempos, especialmente pelo impacto que causou na sua época. E hoje, nós devemos admirar uma obra dessa grandeza, pois foi a partir dela que diversos filmes se inspiraram.

Momentos tensos do exorcismo de Regan

Além desse aspecto, O Exorcista possui seu marco registrado na história da sétima arte. O filme venceu dois Oscars: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som, e ainda foi indicado a oito categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Ellen Burstyn), Melhor Ator Coadjuvante (Jason Miller), Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Blair), Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Edição de Arte. Ainda venceu quatro Globos de Ouro.

Então, não se surpreenda quando perceber a grandeza desse filme! De fato, é um dos maiores filmes do gênero terror. Você não pode deixar de vê-lo pelo menos uma vez. 

NOTA: 8,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

2 comentários:

  1. um marco realmente. grande filme. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião é o melhor filme de terror de todos os tempos.

    Abraço

    ResponderExcluir