domingo, 5 de maio de 2019

ALIENS, O RESGATE


Depois dos acontecimentos impressionantes em Alien, O Oitavo Passageiro, Ripley havia ficado à deriva em uma pequena nave. Ela só foi encontrada após muitos anos pela tripulação da Weyland-Yutani Corporation, onde é interrogada e obrigada a voltar para o lugar onde ela e sua tripulação haviam encontrado os ovos do alienígena, que naquele momento estava abrigando uma nova colônia Hadleys Hope, e que eles tinham perdido o contato, então iriam para lá resgatá-los. 

Aliens, O Resgate foi lançado em 1986, e dirigido por James Cameron. Para muitos, essa sequência supera o filme original por que mantém e aumenta o clima de tensão e transforma Ellen Ripley em uma espécie de Rambo, onde a única preocupação dela é aniquilar aqueles seres monstruosos de uma vez por todas. No entanto, conforme podemos notar, a empresa no qual ela trabalhava é composta por líderes que só pensam em lucro, vale lembrar que no filme anterior, um dos tripulantes era um androide e tinha uma missão secreta que nem Ripley e os demais tripulantes sabiam. Portanto, nossa heroína tem todos os motivos para desconfiar sobre os motivos dessa nova tripulação sobre voltar para aquele lugar.


James Cameron provou que tem talento para fazer uma sequência tão boa quanto o original. Infelizmente, nos dias de hoje, a grande maioria das sequências têm deixado a desejar em diversos aspectos, e principalmente causando decepção entre o público. Naquela época, embora tenha sido difícil, já que o cineasta ainda estava em inicio de carreira, conseguiu provar aos estúdios de Hollywood que ele poderia comandar filmes famosos e manter o nível entre eles. Temos como exemplo, os dois primeiros filmes da franquia O Exterminador do Futuro, que são os melhores da saga.

Voltando a falar de Aliens, O Resgate, quando Ripley e os outros chegam ao local descobrem que todos que estavam ali foram aniquilados pelo alienígena, restando apenas uma sobrevivente, no qual Ripley fará de tudo para protegê-la. Então, tem inicio a uma caçada pela criatura e ao mesmo tempo a luta pela sobrevivência. Os demais membros Weyland-Yutani Corporation vão morrendo à medida que as criaturas aumentam em número. O desfecho do filme é impressionante! Você fica tipo: “Caramba!”


Achei interessante como o filme tem trabalhado desde o começo no psicológico de Ripley, todo o trauma que esta sofreu quando estava a bordo do Nostromo e sendo atacados pelo Alien. Então, sua trama retratada nesse segundo filme seria mais tensa e dramática, o que inclusive a atriz desempenha muito bem o seu papel, chegando até mesmo a receber uma indicação ao Oscar. Aliens, O Resgate apela mais para ação do que a ficção e transforma o medo do desconhecido na fúria para matar aquele que aterrorizou anteriormente. Embora, pareça em primeiro momento uma jogada bastante radical, o filme conduziu isso perfeitamente e não deixou brechas pelo caminho, isso se deve, é claro, a brilhante direção de Cameron.

Aliens, O Resgate recebeu sete indicações ao Oscar e venceu as categorias: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Edição de Som, e além da indicação de Melhor Atriz já mencionada para Sigourney Weaver, o filme foi indicado também nas categorias: Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Mixagem de Som e Melhor Trilha Sonora. E além do Oscar e outros prêmios importantes que conquistou, o filme é acima de tudo isso um clássico que a galera respeita. Quem ainda não viu, não perca tempo. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário: