quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

EXTERMÍNIO (2002)


O tema zumbis canibais é um assunto bastante utilizado pelo cinema já desde muito tempo. Esse tema é recorrente por que as pessoas se interessam, não é atoa que se formos contar quantos filmes de zumbis já foram produzidos, iríamos perder a conta. No entanto, com tanta abordagem sendo utilizada dentro desse tema, fica difícil evitar clichês, e com o tempo, filmes de mortos-vivos foram ficando cada vez mais escassos, principalmente no cinema americano. Por outro lado, aqui e ali no cinema fora de Hollywood surgiam filmes com esse tema que o abordava de uma maneira diferenciada e original transformando os que seriam zumbis em infectados sedentos por carne humana.

Um dos filmes que utilizou essa pegada bastante original diante dos clichês foi o filme britânico Extermínio, título original 28 Days Later lançado em 2002, dirigido por Danny Boyle, que chegou a dirigir posteriormente grandes obras como Quem Quer Ser Um Milionário (2008); e 127 Horas (2010). Extermínio é um ótimo exemplar de canibais, que não necessariamente são zumbis, mas infectados por um vírus, no entanto, eles nos lembram muito os zumbis abordados em diversos filmes, pois atacam as pessoas sem hesitar. Esse filme é estrelado por Cillian Murphy, Naomie Harris e Christopher Eccleston.



Extermínio não é um filme gore, pois sua trama gira em torno de uma epidemia mortal que devastou a população. A infecção é quase instantânea, algo que tornou a película bem mais interessante e tensa. O desfecho foi também algo bastante original e muito elogiado pelo público e pela crítica. Sim, o final foi diferente e inovador, o que era até então muito difícil de conseguir em filmes com esse tipo de temática. E olha que não se trata de uma produção americana, mostrando assim mais um exemplo da originalidade do cinema estrangeiro.

A trama que se passa em Extermínio é ambientada no começo do século XXI, na Inglaterra. O filme mostra a destruição da sociedade após a liberação de um vírus conhecido como Rage, que através do contato por saliva ou sangue, em poucos segundos, transforma aqueles que por ele foram infectados a um estado de descontrole assassino, e a luta dos poucos sobreviventes contra os infectados e tudo aquilo que lher era familiar. Os infectados são canibais violentos que atacam qualquer um que verem pela frente. Os sobreviventes precisam lutar com tudo que tem para sobreviver, não importa se o inimigo seja um ente querido, se tiver infectado, a recomendação imediata é: mate!



O começo do filme mostra um grupo de ativistas invadindo um laboratório de pesquisas para liberar macacos que estavam sendo utilizados como cobaias em experiências. O que eles não sabiam era que esses macacos estavam infectados com um vírus que transforma os seres humanos em canibais, apenas 20 segundos após o contato, seja este pelo sangue ou pela saliva. 28 dias depois, acompanhamos Jim (Cillian Murphy) que após acordar de um coma, descobre que a cidade de Londres está totalmente deserta, algo que lembra o inicio da famosa série de zumbis The Walking Dead. Após andar pela cidade ele vai encontrando sobreviventes e juntos precisam descobrir se há mais alguém vivo. Apesar de aos poucos, eles perceberem que os infectados não são os únicos inimigos.

Uma das características principais desse filme e que foram posteriormente copiadas é o fato dos infectados correrem muito. Em filmes anteriores zumbis canibais andam lentamente, mas aqui há esse diferencial. E para comprovar que isso serviu de base para outros filmes do tipo temos, por exemplo, Madrugada dos Mortos (2004); e Invasão Zumbi (2016). Apesar de toda a originalidade e tensão na maior parte do tempo, Extermínio infelizmente peca em seu segundo ato, onde todo aquele fôlego foi perdendo espaço, tornando-o a trama um pouco cansativa e arrastada. Mas, no final de tudo, vale muito a pena dar uma chance a essa obra britânica, caso você ainda não tenha feito. É um filme de 2002 muito bacana e altamente recomendado aos fãs do gênero terror. 

NOTA: 7,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. Ótimo filme que explora muito bem os cenários de uma Londres devastada e cria zumbis assassinos assustadores.

    A sequência também é um bom filme.

    Abraço

    ResponderExcluir