segunda-feira, 29 de outubro de 2018

A NOITE NOS PERSEGUE


Como fã do cinema de ação indonésio, fui conferir o mais novo filme do gênero intitulado A Noite nos Persegue, dirigido por Timo Tjahjanto. O filme foi lançado nesse mês de outubro pela Netflix. Iko Uwais, Joe Taslim e Julie Estelle estão no elenco, e foram eles que me chamaram atenção, visto que participaram dos excelentes filmes Operação Invasão (2011) e Operação Invasão 2 (2014). Esse novo filme traz os mesmos ingredientes, mas com alguns deslizes que ao meu ver, o torna inferior como foi o recente Headshot (2016).
Sinopse: Após poupar a vida de uma garota durante um massacre, um assassino de elite se torna o alvo do ataque de criminosos.


Antes de começar a comentar o filme, eu vou dar um conselho a você: esqueça o roteiro. Nesse filme, isso não importa. Aqui a pancadaria rola solta, muita violência e sangue pra tudo que é lado. Mas, a premissa parte de uma tentativa de redenção do protagonista Ito (Joe Taslim) que após fazer tudo o que é errado na vida, ele tenta se redimir salvando uma garota e sua ação consequentemente gera perseguições da organização que ele trabalhava.

Não há muitos diálogos nesse filme, os poucos que têm apenas servem para cumprir a premissa inicial, mas sem se aprofundar demais. No entanto, a fotografia é ótima e a condução do filme é eficaz, não o tornando cansativo. A coreografia das lutas nem se fala, é sensacional! Claro que se tratando do elenco que participou de Operação Invasão, não poderia esperar outra coisa. Para quem gosta de ação e muita violência vai se deliciar com diversas sequências do filme.


Porém, devido a tanta pancadaria, o filme cai no deslize de exagerar demais. É tanto sangue que é derramado que fica fácil perceber que foi gasto muito dinheiro só com isso, além do mais algumas cenas sangrentas e gore, são bem desnecessárias. Também são extremamente mentirosas, por que muitos indivíduos demoram demais para morrerem, mesmo após sangrar muito. Alguns nem morrem, como o protagonista obviamente. Esses elementos me fizeram lembrar de Operação Invasão 2, mas não tem como comparar com A Noite nos Persegue, visto que o filme de 2014 contém um roteiro muito bacana para uma história de ação, o que nesse novo filme não tem nem de longe.

Apesar disso, A Noite nos Persegue é uma ótima surpresa, agrada, diverte e acima de tudo não decepciona no seu ato final. Há seus exageros sim, mas nada que o torne uma produção lixo. A Netflix ultimamente tem declinado muito em filmes, principalmente em suas produções originais. Mas, A Noite nos Persegue é uma das exceções, como também o filme de terror Apóstolo, lançado também nesse mês que foi dirigido nada mais nada menos por Gareth Evans, o diretor dos filmes Operação Invasão. 

NOTA: 6,8/10

Assista ao filme A Noite nos Persegue pela Netflix, clique aqui.

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários:

  1. Também gosto de alguns filmes da Indonésia e este pretendo conferir em breve.

    Procure também a ficção "Modus Anomali", outra bom filme produzido na Indonésia.

    O ótimo "Operação Invasão" vai ganhar uma versão americana.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, vou procurar por esse filme.
      Quanto ao possível remake de Operação Invasão, só digo uma coisa: desnecessário.

      Excluir