domingo, 4 de novembro de 2018

NOSFERATU (1922)


Nosferatu é um clássico alemão do gênero terror, provavelmente o maior filme do gênero no cinema mudo. O filme foi lançado em 1922 dirigido por F. W. Murnau, e em seu elenco temos os nomes de Max Schreck, Alexander Granach, Gustav von Wangenheim e Greta Schröder. O roteiro do filme é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker, mas os nomes dos personagens e lugares foram alterados, pois os herdeiros do escritor não autorizaram a adaptação da obra.

O filme conta sobre Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.


Esse filme é considerado um clássico do gênero terror, sendo um dos primeiros representantes do gênero no cinema. O filme é também venerado por conter uma forte atmosfera sombria, que combinada com o medo, trás um resultado bastante satisfatório, apesar dos poucos recursos que possui.

Nosferatu também inspirou produções de diferentes gêneros por conta de suas inovações técnicas. Os efeitos de luz e sombra são formidáveis! Muitos filmes de terror que viriam posteriormente, devem muito a esse clássico do cinema mudo. O vampiro também possui longas unhas, que sem dúvida alguma inspirou o cineasta brasileiro José Mojica Marins ao criar o seu personagem, o Zé do Caixão.


Nosferatu pode ser um filme que hoje em dia não cause tanto medo, mas que seu tema continua perturbador até hoje, isso é inegável! Ademais, existem algumas sequências do filme altamente tensas que consegue deixar o espectador bastante apreensivo. Apesar de estar próximo de fazer cem anos desde o seu lançamento, Nosferatu é um filme que trabalha exclusivamente o nosso medo. A cada aparição sinistra do vampiro, sentimos frio na barriga, tensão, medo e pânico. Se hoje acontece isso, imagine então lá na década de 20? 

NOTA: 8/10

Como fã do gênero, eu recomendo muito que assistam a esse clássico caso ainda não tenham feito. O filme está em domínio público, e por isso podem assisti-lo completo no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. é fantástico! obra de arte! demorei muito pra ver. beijos, pedrita https://mataharie007.blogspot.com/2008/11/nosferatu.html

    ResponderExcluir