quinta-feira, 29 de novembro de 2018

UM TIRA MUITO SUSPEITO


Um Tira Muito Suspeito, título original Blue Streak é um filme de comédia policial lançado no ano de 1999, dirigido por Les Mayfield e protagonizado por Martin Lawrence. O filme conta também com Luke Wilson, Dave Chappelle, Peter Greene e William Forsythe. Esse filme eu já tinha visto várias vezes, se bem me lembro, eu cheguei a vê-lo quando criança. É um filme que passava muito nas sessões da Rede Globo, como Sessão da Tarde e Temperatura Máxima.

Sinopse: Miles Logan (Martin Lawrence) era um ladrão de jóias, mas as coisas não correm muito bem em um assalto em que ele rouba um grande diamante, pois Deacon (Peter Greene), um cúmplice, o traiu e ele acabou sendo preso. Mas antes de ser capturado, Miles escondeu a jóia dentro de um duto de ar em um edifício em construção, para poder recuperá-la quando fosse solto. Dois anos depois, Logan é libertado, mas fica desesperado quando descobre que o prédio onde escondeu a pedra é agora o quartel-general da polícia de Los Angeles. Para tentar recuperar a pedra, ele se disfaça de Malone, um detetive que teria sido transferido.


Um Tira Muito Suspeito pode parecer nos dias de hoje uma comédia boba e ultrapassada, mas é indiscutível o fato do quanto esse filme pode nos divertir, mesmo com dosagens clichês e diálogos forçados. O filme trás uma proposta e consegue cumpri-la positivamente. Claro que não estamos falando de uma obra-prima, mas é interessante ver a forma como o filme se desenvolve, mesmo diante de alguns furos de roteiro.

Martin Lawrence é quem dá vida a essa história, seu personagem mesmo sendo um bandido orgulhoso, consegue mostrar um lado humano e controlado. Obviamente ele tinha um grande objetivo a cumprir, mas para conseguir isso, ele desenvolve boas amizades entre os policiais, que mesmo desconfiados quanto à sua origem, devido a sua forma cômica de agir como policial, utilizando gírias nada comuns para os homens que servem à lei.

Miles consegue ser um bom policial, mesmo sem nenhuma vocação para isso, e chega a ser até melhor do que alguns de seus colegas, como no caso de Carlson, interpretado por Luke Wilson. Há algumas cenas de ação bem engraçadas, mas se queremos rir com esse filme, nada melhor do que as cenas em que Miles quase é descoberto, ele sempre acha alguma brecha para seguir com o seu plano. E devido ao carisma de Martin Lawrence, nós torcemos para que seu personagem consiga seu objetivo, mesmo se tratando de um objeto roubado.


O filme contém uma boa fotografia e uma trilha sonora muito bacana, que consegue dar brilho ao filme de modo que não desistimos de assistir até o final. O humor é em essência o ponto chave para que a estrutura narrativa não se perca. Cenas do interrogatório, perseguição nas ruas, voz de prisão dada pelo policial suspeito, é entre outras coisas os ingredientes principais do filme.

Um Tira Muito Suspeito é um filme que não necessita de um roteiro complexo ou cenas alucinantes, tudo o que o filme trás é leve, e que mesmo com alguns tropeços, a proposta do filme é conduzida de uma forma muito legal que dar para passar o tempo numa boa. Assistir junto com a família também pode ser uma ótima recreação, pois os risos serão garantidos. E com relação a conteúdo ultrapassado para os dias de hoje, pra mim não faz diferença alguma, contanto que o filme cumpra seu objetivo, o que nesse caso se trata de um bom e saudável entretenimento. 

NOTA: 7/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. É uma divertida comédia policial, produzida em uma época em que Martin Lawrence tentava ter o mesmo sucesso que Will Smith, seu parceiro em "Os Bad Boys".

    Abraço

    ResponderExcluir