sexta-feira, 23 de novembro de 2018

CLUBE DOS CINCO


Clube dos Cinco é um clássico dos anos oitenta venerado por muitos até hoje. Esse é mais um filme que eu adiei pra caramba, pois acabei assistindo há poucos dias atrás, e amei o filme! É uma verdadeira aula de diálogos! Assim como o impecável filme Doze Homens e uma Sentença (1957), que se desenvolve a partir de um pequeno argumento, Clube dos Cinco se sobressai nesse ponto muito bem, uma vez que durante o filme todo o conteúdo se expande de uma forma sensacional, criando situações entre os personagens que pareciam impossíveis no primeiro momento.

O filme conta sobre um dia de sábado onde cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola, ficam de castigo durante o dia inteiro na escola tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam sobre si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais.


Esse filme foi escrito e dirigido por John Hughes e foi lançado em 1985. No elenco temos Emilio Estevez que interpreta Andrew Clark, um garoto que sofre pressão repentina de seu pai sobre a carreira de atletismo, podemos chamar esse personagem de “O Atleta”. Tem também a presença do ator Judd Nelson, que interpreta o personagem John Bender que nada mais é que um garoto arrogante e rebelde que sempre desafia quem estar por perto. Vamos chama-lo de “O Criminoso”.

Claro que não podia faltar o nerd da turma, o garoto Brian Johnson, interpretado pelo ator Anthony Michael Hall, vamos chama-lo de “Cérebro”. Um pouco parecida com ele pelo fato de sentirem vergonha de suas virgindades, temos a bela moça Claire Standish, encarnada pela atriz Molly Ringwald, podemos chama-la de “Patricinha” ou “Princesa”. E por último, Allison Reynolds, vivida pela atriz Ally Sheedy, uma garota problemática e a mais interessante dessa turma por causa de sua personalidade ser coberta na maior parte do filme, vamos chama-la de “Caso Perdido”.


Clube dos Cinco começa com um ritmo lento, onde apenas os personagens Andrew e John tem certo destaque por conta da arrogância do marginal que a todo o momento xinga o Atleta, quanto os demais da turma. Claire e Brian aos poucos vão se interagindo na turma, mas Allison era a única que ficava de lado nessa primeira parte. A princípio parece que o filme não sabe que rumo irá tomar com aqueles cinco adolescentes irritados por estarem trancados na escola, ao invés de estarem fazendo o que todos deviam fazer nos fins de semana. O diretor Richard Vernon (Paul Gleason) aparece apenas para se certificar de que tudo está em ordem, e suas aparições não tomam o protagonismo dos cinco jovens que literalmente, seguram o filme inteiro.

O forte desse filme são os diálogos. À medida que o tempo passa, cada um deles vão desenvolvendo uma espécie de amizade e em suas conversas, eles acabam se dando conta do que eles realmente são e por que estão ali. Entendem também que cada um tem seus problemas pessoais para resolver, e que o companheirismo pode ajudar muito nessa hora. Ou seja, a convivência em lugar fechado com cinco jovens com personalidades diferentes acaba sendo um perfeito remédio para corrigi-los de seus erros, mesmo que essa não era a verdadeira intenção do diretor da escola, que não mede esforços para ser rude com os jovens indisciplinados.


Mas, quanto à personagem Allison? Eu disse que ela é a mais interessante da turma. Agora, por quê? Ela é uma garota isolada, quase não fala, eu até cheguei a pensar que ela era muda. Mas, quando a ligação entre os jovens passa a ser mais forte, a ponto de compartilharem suas experiências de vida, Allison passa a interagir com o grupo, o que faz alguns deles ficarem impressionados com sua mudança, já que ela não havia sido apresentada e ficava sempre ali em seu cantinho, sendo uma menina completamente estranha.

E ao fim do castigo vem a lição final. O castigo era para que todos eles escrevessem sobre quem eles pensam quem são, e depois de um consenso entre os alunos, Brian escreve uma carta muito motivadora que é, em essência, o ponto principal da história. E ele assina o ensaio como “O Clube dos Cinco”. A carta de Brian diz o seguinte:

Caro Senhor Vernon

Aceitamos ficar um sábado inteiro de castigo por aquilo que fizemos de errado, mas achamos besteira o senhor nos mandar fazer uma redação falando sobre nós mesmos. Pode nos ver do jeito que quiser da forma mais simples e como achar melhor. Mas, o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Isso responde a sua pergunta?

Atenciosamente, o Clube dos Cinco.


Assistir ao filme Clube dos Cinco é uma experiência muito gratificante, pois com todo o conteúdo dramático que envolve cada momento do filme, há também situações engraçadas que nos diverte bastante! Criamos uma enorme empatia pelos personagens, até mesmo quando inicialmente eles nos irritam como é o caso de John. No entanto, dentre eles eu gostei mais da Allison, suas falas no filme ficaram muito famosas e ela é uma personagem muito identificável com os adolescentes da época como também hoje em dia. Uma espécie de reflexo da juventude conturbada, uma fase que praticamente todos os jovens enfrentam hoje em dia. 

Um detalhe curioso desse filme está na cena em que os jovens fazem um círculo no chão da biblioteca e passam a contar as razões de seu castigo. Nessa cena, não havia falas no roteiro, John Hughes permitiu que os atores falassem o que quisessem, e note: essa cena é uma das melhores cenas do longa. Veja só que façanha eles fizeram! Tem como não amar?

Pra não dizer que não há nada que tenha me desagradado nesse filme, Clube dos Cinco termina de uma forma bastante apelativa, que muitos chegaram a criticar: que é o romance relâmpago entre eles. Na minha opinião, foi algo bem forçado colocarem principalmente John e Claire juntos, uma vez que o filme inteiro só se passa durante a detenção na sala de aula, e não sabemos como o clube dos cinco iria se comportar daí em diante. Tanto é que a premissa do filme foi levantar questões para se analisar, como conflitos da juventude, base familiar, formação de caráter, entre outros. Mas, foi apenas isso que me incomodou, por que o restante do filme me cativou de uma maneira inesquecível. Afinal, clássico é clássico né? 

NOTA: 8,5/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

2 comentários: