sábado, 13 de outubro de 2018

SUSSURROS DO CORAÇÃO


Sussurros do Coração é um filme de animação japonês dos estúdios Ghibli lançado em 1995, dirigida por Yoshifumi Kondõ. Esse filme traz um tema tão lindo e profundo ao mesmo tempo, que remetem as mais diversas situações que todos os adolescentes passam na vida.

Esse filme nos conta sobre Shizuku Tsukishima, uma jovem estudante de 14 anos que ama ler livros, inclusive sonha em ser escritora, mas que não está muito segura sobre o que realmente quer na vida. Como parte de sua rotina, ela visita frequentemente a biblioteca onde seu pai trabalha. Decidida a ler mais de vinte livros durante o verão, ela acaba ficando intrigada com o fato de muito dos livros terem sido lidos por um tal de Amasawa Seiji. E diante de suas idas e vindas da escola, ela tenta descobrir quem é essa pessoa.


Além disso, o filme explora sua vida escolar e familiar, seu comportamento diante dos pais, dos colegas, e principalmente diante dos garotos que a rodeiam. Shizuku é uma personagem que pode aparentar ser uma menina antipática, mas o seu modo de enxergar as coisas, nos faz criar uma ligação com ela, pois ela se encontra em um momento que deve tomar decisões na vida. O título do filme sugere ao coração da garota, que pede a ela que tome decisões importantes, ou melhor, o coração sussurra para ela.


O filme caminha nessa linha, até que ela se cruza com um jovem misterioso. Seus primeiros encontros soam desagradáveis, mas aos poucos a aproximação entre eles vai ficando mais íntima, e sem que percebam estão se apaixonando. O mais intrigante é quando Shizuku descobre a verdadeira identidade do jovem, e mesmo diante de todo constrangimento que possa causar, cada um consegue enxergar seu futuro de melhor forma possível. E é nessa parte que o filme opta por abordar temas importantes sobre o que fazer na vida, e o modo de encarar os estudos. Em outras palavras, é um filme que vai muito além do que um simples romance.


Shizuku e Seiji podem não ter tido uma boa impressão para ambos, no primeiro momento. Mas, como é evidente, à medida que vão se conhecendo, sentimentos como admiração vão se acumulando. E ainda inseguros sobre o que querem, o filme consegue tratar o romance com muita delicadeza sem que perca o seu foco principal. A vida dá muitas voltas, isso é verdade, e talvez uma dessas voltas possa ser algo que você jamais imaginaria.

Eu achei muito linda as paisagens mostradas no filme, o cenário é um dos pontos mais fortes da obra. Algumas sequências ficarão marcadas na minha mente por muito tempo, como aquela cena em que Shizuku persegue um gato na cidade, andando por várias ruas até chegar numa loja cujo proprietário é avô de Seiji. Também gostei bastante da trilha sonora, inclusive a canção que Shizuku canta num determinado momento do filme, foi adaptada de uma música de John Denver, no qual se intitula “Country Roads”. Juro pra vocês que essa canção ainda está tocando na minha cabeça. Sussurros do Coração é um excelente filme de romance, recomendado para todos os que ainda se sentem indecisos sobre o que fazer na vida. 

NOTA: 9/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário