terça-feira, 19 de dezembro de 2017

OS OUTROS (2001)


Quando nós gostamos dos filmes de terror psicológico, nos lembramos de muitas obras de arte inesquecíveis, mas quando se trata de um terror fantasmagórico, um dos melhores filmes de horror psicológico em que abordam fantasmas que vem a mente, sem dúvida nenhuma é o clássico Os Outros, título original The Others, do diretor Alejandro Amenábar. Um filme que foi lançado em 2001, sendo capaz de arrancar aplausos do público e da crítica. Contendo uma história sombria, porém, aparentemente simples, o longa se passa dentro de uma casa de campo, local aonde irá se manifestar fantasmas para a família que ali vive. Estrelado por Nicole Kidman, Christopher Flanagan, Elaine Cassidy, Eric Sykes, Alakina Mann e James Bentley.

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa, eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.


Os Outros contém uma trama bastante interessante e não é nenhum pouco previsível. Com um ponto de partida simples, em que uma família está em uma nova casa e novos empregados chegando, o longa aos poucos vai mostrando sua verdadeira face, quando as crianças começam a ter contato com a voz de outro menino que insiste que a casa é dele. A princípio, Grace se recusa a acreditar nas histórias dos filhos, e por ser uma mulher muito religiosa, o castigo das crianças consiste em ler a Bíblia ou fazer orações. Mas o mistério continua predominando, e Grace é aos poucos convencida de que sua casa está mal assombrada.

Como o filme é completamente mergulhado na escuridão, a única iluminação que temos são velas, pode parecer meio chato de se acompanhar, mas isso nos faz sentir mais nervosos ainda, como também os personagens que compõe o longa. A fotografia do filme é ótima, as atuações em especial da Nicole foram bem sucedidas e dificilmente conseguiremos notar alguma apelação desnecessária. A personagem Grace pode parecer também uma pessoa muito impaciente e cheia de regras, mas aos poucos compreendemos o porquê ela se comporta assim, ela está ansiosa pelo retorno do marido, e o fato de seus filhos possuírem uma doença em que deveriam evitar a luz do sol, é totalmente aceito e à medida que o filme se desenrola, nós criamos uma empatia pela protagonista. Nicole Kidman consegue segurar uma ótima performance, sendo esta uma das melhores de sua carreira.


A presença de seres sobrenaturais vai crescendo mais e mais, tornando a convivência entre família e empregados um verdadeiro incômodo. Mas o filme nos traz uma reviravolta muito surpreendente, que tem tudo a ver com a família de Grace, o que inclui a própria com os empregados de sua casa, e também a explicação sobre as aparições sobrenaturais, a reviravolta é capaz de nos deixar chocados e ao mesmo tempo em que o cérebro se derrete com tamanha surpresa, que podem até mesmo fazer com que a gente pule de tanta emoção ao ver um final digno para os fãs de suspense. Não vou mencionar a surpresa, por que para aqueles que ainda não assistiram a esse filme, iria se tratar de um spoiler dos grandes, portanto, quem ainda não viu e ninguém falou nada a respeito, assista e se surpreenda.

Os Outros é uma obra-prima sim, seu conteúdo é chocante, amedrontador e claustrofóbico. Dos filmes que foram lançados no inicio do século XXI, este está entre os dez melhores. Como já dito antes, não só a história é boa, mas as atuações, a direção e fotografia, que caminham lado a lado sem perder o rumo, tudo limitado apenas à casa de Grace e os locais ao redor dela. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. eu sou apaixonada por esse filme. pelo livro o outro lado do parafuso do henry james, há outras traduções do título no brasil. e pelas inúmeras adaptações dessa história. mas realmente essa adaptação ainda é a minha preferida, nicole kidman está impressionante e o clima é muito bem feito. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li esse livro, obrigado pela sugestão Pedrita.

      Excluir
  2. a postagem do livro está aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2009/07/outra-volta-do-parafuso.html

    ResponderExcluir