quarta-feira, 1 de novembro de 2017

HOMEM-ARANHA 3



Vamos falar agora do encerramento da trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi, a saga do aracnídeo mais famosa e considerada a melhor de todas. Depois de dois grandes sucessos com o aracnídeo, Raimi mais uma vez trouxe o personagem para as telas. Lançado em 2007, Homem-Aranha 3 nos traz novamente o mesmo elenco do anterior, mas com novos personagens que contribuirão muito com a história. Tobey Maguire, Kirsten Dunst e James Franco reprisam seus papéis como Peter Parker, Mary Jane e Harry Osborn respectivamente. Nesse terceiro filme temos as novas participações de Topher Grace, Thomas Haden Church e Bryce Dallas Howard nos papéis de Eddie Brock, Flint Marko e Gwen Stacy respectivamente.

Sinopse: Peter Parker (Tobey Maguire) finalmente conseguiu encontrar o equilíbrio entre sua devoção a Mary Jane (Kirsten Dunst) e suas obrigações de super-herói. Mas uma tempestade se aproxima de seu horizonte. Quando a sua roupa de Homem-Aranha repentinamente se transforma, tornando-se negra e aumentando seus poderes, ela também transforma Peter. Sob a influência dessa nova roupa, Peter se torna convencido e arrogante, passando ainda a negligenciar as pessoas que mais ama. Enquanto dois dos mais temidos vilões já vistos, Homem-Areia (Thomas Harden Church) e Venom (Topher Grace) se unem para arquitetar uma incrível vingança contra o Homem-Aranha, no entanto, a maior batalha de Peter é consigo mesmo. O Homem-Aranha vai ter que redescobrir a compaixão que o faz ser quem realmente é: um herói.

Embora muitos críticos não tenham aprovado esse terceiro filme, por conta de Raimi ter se deixado guiar pela pressão dos produtores ao inserir personagens, que pelo olhar dos críticos não agradou. Eu em particular, não concordo com o que a crítica especializada fala a respeito de Homem-Aranha 3, pra mim ele esteve do mesmo nível que seus anteriores, é claro que houve alguns deslizes, mas não tão extremos a ponto de desvalorizar o longa como um todo. Digo isso por que a qualidade do filme, o desenvolvimento de personagens e a aparição de novos vilões, em dose tripla pra ser exato, não fazem do filme um fiasco, conforme alguns dizem. Não quero me comparar com a crítica, apenas vou dar minha opinião considerando alguns detalhes que foram criticados. 

Homem-Aranha 3 não só fez o que muitos gostaram de ver, como também trouxe mais adrenalina para a trama. Ver o Peter Parker de boa com os estudos, sua namorada e suas responsabilidades como herói, não poderia ter algo melhor do que a aparição de grandes vilões para atormentar sua vida. Vale mencionar que todos eles são desenvolvidos em conformidade com o roteiro e damos conta dos reais motivos para eles odiarem o herói. 

A primeira coisa que foi criticada no filme foi o modo como a simbiose alienígena vai parar na terra, e gruda na vida do protagonista. Na verdade, Peter e Mary Jane estavam admirando as estrelas deitados na teia de aranha presa em uma mata, e alguns criticaram o fato de um meteorito em que a simbiose aparece cair próximo ao local onde o casal estava, mas passou despercebido. O meteorito caiu a metros de onde eles estavam e como era bem pequeno, não chegou a fazer nenhum estrondo. Mas passou despercebido por quê? Por que foi justamente na hora do beijo entre Peter e Mary Jane. Não havia como ter percebido, e isso é muito claro de ver. 

O filme aos poucos vai desenvolvendo os vilões e os novos personagens. Flint Marko, por exemplo, em sua primeira cena o mostra fugindo da prisão, depois nos deparamos com o drama que ele carrega nas costas: sua filha doente. Tal motivo dele ter entrado no mundo do crime, roubar dinheiro para pagar o tratamento da filha. Embora seja atitude errada, nós o vemos como um pai desesperado com a saúde da filha. Continuando a fugir, Marko acaba caindo em um acelerador de partículas experimental, que acaba fundido seu corpo com areia, e que o acaba permitindo se metamorfosear à vontade como o Homem-Areia, em uma sequência de efeitos especiais deslumbrantes e maravilhosamente bem feitos!

Desde o final do primeiro filme, Harry Osborn ansiava vingança contra o Homem-Aranha, pois ele acreditava que o herói mascarado havia matado seu pai. E durante o segundo filme, na sua busca incessante pelo aranha, ele acaba descobrindo sua verdadeira identidade, que foi como um soco no estômago. Mas, em Homem-Aranha 3, Harry ainda não tinha se esquecido de seu objetivo, até mesmo depois de descobrir que o cara que ele desejava pegar era seu melhor amigo, por isso, Harry se torna um vilão, digamos assim temporário do Homem-Aranha, como o Duende Verde Jr. Há inclusive a cena em que Harry ataca Peter na rua, causando uma briga alucinante entre os dois no ar. Confesso que essa é uma das melhores cenas do filme.

No entanto, nessa briga, Harry acaba batendo a cabeça e perde temporariamente a memória, esquecendo até mesmo de quem supostamente matou seu pai e a verdadeira identidade do Homem-Aranha. Esse fato foi também muito criticado, pois acaba jogando todo o plano de vingança do Harry para escanteio, nesse caso eu concordo com a crítica, mas tal acontecimento foi bem encaixado com o restante do roteiro, e isso acabou sendo plausível, muito embora, desejássemos muito que o Duende Jr. tivesse outra luta com Peter.

Os demais personagens como Eddie Brock e Gwen Stacey se infiltram na trama, e infelizmente acabaram sendo alvo de críticas negativas. Nos dois casos, eu simplesmente não entendo por que os críticos odiaram o desempenho e a intenção desses personagens no filme. No caso da Gwen, ela é introduzida como uma nova colega da Universidade onde Peter estudava, sendo aquela típica colega que pede ajuda aos nerds da classe. Isso a faz ser muito próxima de Peter Parker. Depois do Homem-Aranha salvá-la após esta cair de um prédio de 60 andares, ela por ser filha do capitão de polícia, entrega a chave da cidade para o aracnídeo, em uma grande festa na qual Peter fica tão empolgado que beija a garota sem pensar no fato de que sua namorada Mary Jane estava vendo tudo. É para isso que Gwen serve no filme. Causar um desconforto imenso no relacionamento de Peter e Mary Jane, mesmo que não tenha sido para provocar, já que Gwen não sabe a identidade do herói. E após isso, aquele círculo amoroso ganha força, principalmente quando Harry recupera a memória e contribui para machucar Peter emocionalmente em relação à Mary Jane.

Eddie Brock é o cara que se tornaria mais um dos vilões. Mas será que isso acontece sem explicação e motivo? De maneira nenhuma! Em primeiro lugar, Eddie era a concorrência de Peter como fotógrafo no Clarim Diário, ele inclusive é citado no primeiro filme. Todos sabem que o chefe do jornal não gosta do Homem-Aranha e no filme ele propõe um desafio aos dois fotógrafos pegar o aracnídeo dando deslize, caso alguém trouxesse uma foto dessas ganharia a vaga de fotógrafo oficial do Clarim Diário. Mas Eddie acaba trazendo uma foto montagem, para incriminar o Homem-Aranha e ganhar a vaga, mas logo é desmascarado e humilhado por Peter na frente de todos, fazendo-o com que perca o emprego e uma possível proposta de trabalho, já que o Clarim Diário publicou uma retratação se desculpando com o Aranha, e ainda publicou a foto de Eddie como impostor. Em segundo lugar, Eddie é apaixonado por Gwen, mas ela acaba sendo usada por Peter para fazer ciúmes a Mary Jane. E na cena em que Gwen e Peter estão juntos, Eddie os avista expressando um sentimento de derrota e ao mesmo tempo com ódio de Peter. 

E é dessa forma que ele se torna o Venom, através do ódio! Vale lembrar que Peter só é possuído pela simbiose após este descobrir novos fatores sobre a morte de seu tio Ben, interligando com outros acontecimentos do filme, se tornando uma pessoa vingativa, no parágrafo seguinte irei falar sobre a nova personalidade que Peter passa a ter, mas continuemos aqui com Eddie Brock. O Venom aparece apenas nos 30 minutos finais, se mostrando mais forte e astuto do que o Homem-Aranha, a simbiose é expulsa por Peter e se apodera de Eddie que estava nutrindo ódio. Portanto, o modo como Venom é introduzido no filme pode até parecer um pouco forçado e rápido demais, mas é importante ressaltar que Raimi conseguiu encaixá-lo muito bem. Ademais, Eddie foi bem explorado, apesar de não sabermos nada sobre as origens dele, mas isso seria irrelevante para a história.

Agora a atração principal do filme Homem-Aranha 3 é a nova roupa do Peter. E ela é feita através da simbiose que conforme já mencionado, aparece no começo do filme através de um meteorito. Mas como dito no parágrafo anterior, a gosma alienígena só se apodera de Peter após ele descobrir que seu tio fora morto por Flint Marko, o Homem-Areia, na qual Peter havia enfrentado horas antes quando o vilão havia assaltado um carro forte. Após descobrir que o assassino de seu tio estava solto, Peter se deixa dominar pela raiva, e passa a ter pesadelos com o que ocorreu com seu tio, e se aproveitando do sentimento de raiva, a simbiose acaba se apoderando de Peter e transforma sua roupa de aranha em um traje preto. E também passa a dar a sensação de força e poder para Peter. Levando em conta esses fatores, é natural que a partir daí Peter passa a se tornar arrogante vingativo. Mudando sua personalidade quase que por completo, ficando irreconhecível diante das pessoas com quem ele convive. 

Peter foi criticado por sua postura diante da namorada, como por exemplo, não pensar nela no momento em que ele beija Gwen, por que estava muito feliz por ser idolatrado pela cidade de Nova York. Outro fator negativo na opinião de muitos, foi o declínio de carreira da Mary Jane, porém, esse fator acabou contribuindo para um drama ainda maior, envolvendo o círculo amoroso entre Peter, Mary Jane e Harry, já que ela estava com carência emocional e Peter não dava a detida atenção, devido aos problemas envolvendo a simbiose e o Homem-Areia. Embora esses aspectos pareçam irrelevantes, eles se tornaram um ponto chave para o desfecho e a luta final entre o Aranha e os vilões. 

Harry e Peter se esbarram em uma nova briga envolvendo Mary Jane, a essa altura Harry já havia recuperado a memória e estava se vingando de Peter. Mas quando Mary Jane é sequestrada por Venom que tinha feito parceria com o Homem-Areia para matar o Aranha, e Harry com seu traje de Duende Jr volta para se aliar ao Peter. A justificativa que o filme nos dá para tal atitude é revelada pelo mordomo da casa de Harry que explica ao jovem aborrecido que seu pai não havia sido morto pelo Aranha, e sim por ele mesmo, conforme notamos no final do primeiro filme e a raiva de Harry em relação ao Homem-Aranha era apenas causada por um mal entendido. E Harry sabendo que o Homem-Aranha estava sendo torturado por Venom e Areia, decide ajudar seu amigo. Isso se torna um pouco forçado, pois Harry teve o rosto desfigurado após Peter lhe devolver uma das bombas do Duende, e de uma hora para outra, ele se alia com o Peter para enfrentar Venom e o Homem-Areia. Com isso em mente, deveríamos nos perguntar: por que o mordomo de Harry não revelou essa verdade antes? Já que ele não escondia de ninguém o ódio que sentia pelo Homem-Aranha? Pra quê revelar algo de extrema importância no momento mais crítico de todos? Para mim, esse foi o pior erro do filme!

É importante mencionar que mesmo com alguns defeitos, Homem-Aranha 3 encerra a trilogia muito bem, embora seja triste, mas era isso que esperávamos. O fato de Flint Marko ser o verdadeiro assassino de Ben Parker foi algo muito apelativo, mas necessário para tornar o filme com mais adrenalina e dar um combustível para Peter desenvolver ódio, só assim sua fantasia de aranha se tornaria preta. Mencionando as cenas em que o Aranha luta com o Homem-Areia em cima do carro forte, é algo muito bonito de se ver, é uma cena muito bem filmada e conduzida com belos efeitos. Depois, já com o traje negro, o Aranha enfrenta o Areia mais uma vez nas instalações de metrô, novamente uma luta épica em que o aracnídeo está lutando não para salvar alguém, mas pelos motivos pessoais já citados aqui. 

Sam Raimi foi o cara que carimbou essa saga, e eu soube que as produtoras queriam mais um filme e jogaram um roteiro muito doido, repleto de personagens (para as produtoras, quanto mais gente melhor) para o cineasta que acabou desistindo do projeto, pois o que já estava feito era suficiente para consagrar o personagem, e ele não queria estragar. E conforme as principais críticas que surgiram por que Raimi se deixou levar pela pressão dos produtores que só querem saber de dinheiro ao invés de construir uma obra-prima que será lembrada por muitos anos. Para um bom cineasta, qualidade e simplicidade são muito melhores do que algo complexo que pode acabar comprometendo todo esforço e dedicação de seus realizadores. Em resumo: a trilogia do Homem-Aranha é ótima, seus três filmes são de alto nível, e até agora nenhum filme com o personagem superou essa trilogia, quem sabe no futuro... Essa eu pago pra ver. 

NOTA: 7,5/10

Leia também: Homem-Aranha e Homem-Aranha 2 
Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário