sábado, 11 de novembro de 2017

OBSESSIVA (2009)


Em alguns filmes são abordados temas conjugais, e que chamam atenção logo de cara ao lermos a sinopse. A aprovação do enredo varia de pessoa para pessoa, dependendo do gosto ou das expectativas que esta tinha antes de assistir. Pois bem, um dos filmes onde nos deparamos com situações conjugais é o filme Obsessiva do diretor Steve Shill, lançado em 2009. O elenco conta principalmente com Idris Elba, Beyoncé Knowles e Ali Larter.

Sinopse: No filme, um bem-sucedido operador de mercado financeiro, Derek Charles (Idris Elba), casado com a bela Sharon (Beyoncé Knowles), com toda a vida pela frente e sua carreira em ascensão. Tudo muda a partir do momento em que Lisa Sheridan (Ali Larter) chega ao escritório como estagiária e passa a ficar obcecada por Derek, que a rejeita de todas as formas, isso acaba resultando em um comportamento louco da parte de Lisa, que passa a ameaçar o casamento de Derek e também a sua carreira.

O filme é considerado uma cópia de Atração Fatal de Adrian Lyne, e por esse motivo acabou sendo detonado pelas críticas, além de conter clichês e atuações fracas. No entanto, minha opinião é a seguinte: eu gostei muito de Obsessiva. Foi um filme que conseguiu prender minha atenção pela trama que começa com a família de Derek nas mil maravilhas, quando de repente tudo muda com a chegada de Lisa, que passa a assediar Derek, que de todas as formas resiste para não prejudicar seu emprego e muito menos seu casamento. De fato, eu não liguei para os clichês ou por alguns detalhes criticados, como a presença da cantora Beyoncé que só esteve no filme por causa de seu pai que era o produtor da fita. Portanto, vamos deixar isso de lado, e nos atentemos ao conteúdo do longa.

Um problema comum do filme que nos choca com a realidade é os problemas conjugais que acontecem devido a uma traição ou um mal entendido. No filme Obsessiva há apenas um grande mal entendido, e não houve traição da parte de Derek, a não ser alguns flertes iniciais, que por causa desses flertes, foi que desencadeou toda a confusão na vida dele, briga com a esposa que resulta em uma separação, afastamento de certas obrigações no trabalho e ainda por cima um sequestro relâmpago de seu filho. Tudo isso ocorre dentro do filme, predominando um suspense muito grande, pois ficamos ansiosos para ver até onde tudo aquilo irá.

Achei muito interessante a persistência de Lisa em relação a Derek, mesmo quando este deixa muito claro que não haverá nada entre eles. Lisa mostra ser uma psicopata chegando a dopar Derek para que ela possa dormir com ele, em um hotel onde Derek e outros colegas de trabalho estavam hospedados. Uma desgraça acontece após outra, que poderiam muito bem deixar o cara enlouquecido, mas ele ainda consegue manter o autodomínio, mesmo quando prevê seu casamento e carreira desmoronando. Porém, seu caráter foi criticado por que ele quebra a promessa de contar tudo a sua esposa, e que toda a confusão que acontece poderia ser facilmente evitada, mas ele agiu como imprudente e deixou a merda acontecer, e perder temporariamente a confiança de sua esposa.

Derek é tão injustiçado no filme que até mesmo a polícia tenta encurrala-lo com as fantasias que Lisa afirma ter tido com ele. Idris Elba foi o ator que segura o filme todo com sua performance, o modo como ele encara as grandes dificuldades no casamento e no trabalho refletem a de um homem inocente que tenta de todas as maneiras esclarecer o mal entendido perante todos, no entanto, mais parecia que havia um muro diante dele, e que ele tentava derrubar mas não consegue. Beyoncé de fato, já tinha feito outros trabalhos bem melhores como atriz, aqui ela não aparece tanto até descobrir o que realmente estava acontecendo com seu marido, e do mesmo modo que Ali Larter não está em sua melhor atuação, mas ela consegue convencer com sua personagem louca e obcecada.

A condução do filme em seus minutos iniciais pode parecer lenta, embora ali haja os primeiros flertes entre Derek e Lisa, mas quando a situação começa a fugir do controle, o filme passa a ganhar um clima maior de tensão, devido a inúmeros acontecimentos, um pior que o outro que acontece com os personagens principais. Vale ressaltar a esperteza e sutileza de Lisa, ao conseguir informações importantes sobre Derek de um secretário fofoqueiro que trabalha na empresa. E mesmo depois da ficha de Lisa cair e a polícia começar a persegui-la depois de toda essa confusão, ela ainda consegue entrar na casa de Derek, criando fantasias, mostrando claramente que Lisa é perturbada e que precisava de tratamento. As atitudes dela chegam a nos causar revolta e torcemos para que ela termine presa ou morta.

Uma das melhores cenas do filme está na briga entre Lisa e Sharon, chegando a ser alucinante e tensa. Mas infelizmente, tal cena contém alguns defeitos, o principal deles é que Sharon consegue andar no sótão com um salto alto, no meio de uma região frágil que poderia facilmente desmoronar, e nessa cena Lisa tenta acertá-la com um pedaço de madeira, mas ironicamente não acerta, mesmo quando Sharon se encontrava encurralada. Mas ignorando esse defeito, a cena de luta é boa, até mesmo as pessoas que não gostaram do filme, chegaram a elogiar essa cena.

Obsessiva pode não ser uma obra-prima, e que apesar de ser clichê, o filme pode agradar algumas pessoas, conforme dito no inicio, o gosto varia de pessoa pra pessoa, mas eu consegui ver um grau bem realista que fora abordado, seja na vida conjugal ou profissional, e como esses campos podem ser afetados se tomarmos decisões erradas, ou apenas um mal entendido. Ambos podem ter consequências devastadoras na vida de alguém. Em suma, o filme consegue repassar uma importante lição para as pessoas casadas.  

NOTA: 6,8/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Bom filme, o trabalho de Idris Elba é muito profissional. Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. Este é umo dos melhores filmes com Idris Elba é muito bom ancho que vale a pena assistir, a chave do sucesso é o bem que esta contada a historia e a trilha sonora, enfim, um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir