domingo, 19 de novembro de 2017

PÂNICO NA FLORESTA (2003)


Quem é acostumado com filmes de terror, sem dúvida já viu muitos em que existem assassinos sanguinários. Desde a década de 80, o cinema de horror é repleto de filmes em que um vilão se diverte matando pessoas. Pra falar nesse texto de um filme assim, escolhi o longa Pânico Na Floresta, título original Wrong Turn lançado em 2003 e que teve um baixo orçamento, cerca de 10 milhões de dólares. Dirigido por Rob Schmidt, o filme é estrelado por Desmond Harrington, Eliza Dushku, Emmanuelle Chriqui e Jeremy Sisto. O título em inglês significa “curva errada”, isso acaba fazendo com que o título brasileiro tenha sido uma idiotice, e de fato é. Mas não vamos falar do título aqui no Brasil, e sim do conteúdo do filme.

O filme se centra em Chris (Desmond Harrington) que é um estudante de medicina a caminho de uma entrevista de emprego. Mas um acidente na estrada interfere em seus planos, e o fazem recuar e escolher um caminho alternativo onde num momento de distração, ele acaba batendo em outro carro que estava parado no meio da estrada. Ali ele encontra cinco jovens: Scott (Jeremy Sisto), Carly (Emanuelle Chriqui), Francine (Lindy Booth), Evan (Kevin Zegers) e Jessie (Eliza Dushku). O carro desse grupo teve os pneus rasgados com arames que foram deixados misteriosamente no meio da estrada. Chris se junta a eles em busca de ajuda, deixando Evan e Francine no carro, e ao encontrarem uma velha cabana no meio da floresta, eles encontram lá várias armas e muita carne. Logo eles percebem que aquela casa pertence a um grupo de canibais deformados, que já havia matado Evan e Francine, os dois integrantes do grupo que ficaram no carro.

É dessa forma que o filme Pânico na Floresta se desenvolve, os personagens ao se darem conta de onde foram parar, tentam desesperadamente escapar dali o mais depressa possível, antes que se tornem a comida das criaturas. O filme não dá muitos detalhes sobre esses canibais, a não ser as notícias logo no inicio de pessoas deformadas e desaparecidas. Mas isso acaba por gerar inúmeros furos de roteiro. Um deles é o fato do polícia nada saber sobre o que acontece e quem vive naquela região, vale mencionar uma cena onde há diversos carros, que eram as outras vítimas da família de canibais. Outras falhas do filme se encontram na cena onde os personagens pulam do alto de uma torre para os galhos de uma árvore próxima, onde eles passam por galhos pequenos e pontudos, mas não se machucam.

Pra quem é acostumado com filmes de terror, não vai se impressionar com a violência deste filme, sejam nas mutilações ou mortes brutais. Os canibais não são identificados por nome, exceto nos créditos finais. Eles se comunicam através de rugidos e são extremamente fortes e duros na queda, e isso é que torna tão difícil para as vítimas escaparem deles. Pânico na Floresta é um filme curto, de apenas 84 minutos, mas durante toda a projeção, podemos notar algumas homenagens a outros filmes de terror bem mais famosos.

A fotografia do filme que se passa em uma imensa floresta combina muito bem com as situações ali mostradas. O clima de tensão é grande, mas também chega a ser clichê. Apesar de não ser um grande filme do gênero, ele contém algumas cenas de decapitação memoráveis, tal como aquela em que uma das personagens tem a cabeça arrancada em cima de uma árvore. Sendo um pouco previsível para o que iria acontecer no final, o filme acaba nos surpreendendo com uma cena pós-créditos, dando a entender que não acabou ali. E de fato, houve sequências, num total de seis filmes, cheguei a ver uma notícia sobre o sétimo, mas nada foi confirmado. Porém, essas sequências foram uma pior do que a outra, restando apenas a este primeiro filme na qual estamos falando aqui, como o melhor de todos, que apesar dos furos que contém, é o único filme dessa franquia que consegue agradar uma boa parte do público amante de filmes de terror.

Uma curiosidade interessante e que vale a pena mencionar aqui se trata a respeito do título do filme aqui no Brasil. Houve muita confusão a respeito disso. Principalmente com a chegada de um filme em que nada tinha a ver com essa franquia, chamado Timber Falls de 2007 (que eu recomendo que assistam). E o tema deste também se passava na floresta, e foi aí que os comerciantes do Brasil com o intuito de atrair o público passou a chama-lo de Pânico na Floresta 2. Só que a verdadeira sequência de Pânico na Floresta acabou vindo logo em seguida e foi nomeado Floresta do Mal. Uma confusão muito grande e que muita gente ainda não sabe qual é a sequência da franquia. 

NOTA: 7,4/10

Veja o trailer de Pânico na Floresta no vídeo abaixo:

Um comentário: