sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

O PODEROSO CHEFÃO - PARTE II


A sequência da obra-prima O Poderoso Chefão foi lançada em 1974 e manteve logicamente a mesma singularidade do anterior, com exceção de alguns aspectos como flashbacks e mudança de situação. Mudança? Sim, a parte 2 mostrará o declínio de Michael Corleone como chefe da máfia, e não apenas em seus negócios, mas também em sua família. Novamente dirigido por Francis Ford Coppola, o filme é estrelado por Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton e Robert De Niro.

Poderoso Chefão: Parte 2 venceu seis categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor (Coppola), Melhor Ator Coadjuvante (De Niro), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. Vale mencionar que foi a primeira sequência a ganhar na categoria de Melhor Filme. Assim como o anterior, esse filme é aclamado pela crítica e pelo público, considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.


O filme se resume no seguinte: três anos após os acontecimentos da primeira parte da saga da família Corleone, que terminou em 1955, o filme nos conta duas histórias paralelas. A primeira é a continuação do primeiro filme. Michael (Al Pacino) está mais maduro e ousado no controle da família, e os Corleones tentam expandir seu império atuando na costa oeste dos Estados Unidos. Paralelamente, o filme apresenta toda a infância e a mocidade de Vito Andolini, que mais tarde seria conhecido como Don Vito Corleone. Após a máfia local matar sua família, o jovem Vito (Roberto De Niro) foge de sua cidade na Siclília e vai para a América. Já adulto, em Little Italy, Vito luta para ganhar vida, seja por meios legais ou ilegais, para manter sua esposa e filhos. Com o tempo, seu poderio aumenta a ponto de ter autoridade sobre muitas pessoas. Mas, para ele a sua família sempre foi o mais importante.

Do outro lado, temos o legado de família que são controlados pelo Caçula Michael. Ele planejava fazer, por qualquer meio necessário, incursões em Las Vegas e Havana, instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados estão tentando mata-lo. Crescentemente paranoico, ele também descobre que seu casamento acabou por causa de sua ambição e como se não bastasse, o seu irmão Fredo (John Cazale) o traiu. E ainda por cima ele tenta escapar de uma acusação federal.


Esse segundo filme manteve o nível visto no primeiro. Desenvolvimento impecável, narrativa segura e conduzida com maestria e isso quando conta duas histórias em diferentes épocas. A trilha sonora é magistral e as atuações dispensam comentários. Em resumo, O Poderoso Chefão: Parte 2 faz o que poucos filmes no cinema conseguem que é entre outras coisas se igualar ao primeiro e em alguns aspectos superam. Sim, é um filme que merece todo crédito e admiração, particularmente eu aprecio a trilha sonora e atuações, principalmente de Al Pacino.

E um feito impressionante que não só este filme consegue fazer, como os demais da trilogia é criar emoções no espectador que são capazes de despertar sentimentos que porventura não criaríamos no dia-a-dia comum, no que se refere à questão do crime. Por que lamentar a queda de algo que é baseado em crimes hediondos? Isso é feito através do poderoso desenvolvimento dos personagens que compõe o filme, não obstante, se não fosse isso muito provavelmente torcíamos para que a família Corleone desmoronasse sem dó nem piedade.


Uma das coisas mais intrigantes vista em O Poderoso Chefão 2, é a mudança que acontece em Michael Corleone, tanto na sua forma de se comportar como a maneira de enxergar as coisas. Toda aquela personalidade e moralidade pelo bem da família e o conserto dos negócios de seu pai se tornam com o tempo algo vazio e incapaz de ser discernido. Em vez de ser um padrinho bom e até melhor do que seu pai, Michael perde todos os seus valores e fica com a mancha de alguém bruto e impugnante que não consegue nem mesmo controlar seu olhar perverso.

O maior impacto é ver o seu casamento com Kay ir por água abaixo por conta de suas atitudes egoístas. Vale mencionar a cena em que ela conversa com Michael contando que quer ir embora com as crianças, e mesmo que inicialmente Michael demonstre ser uma pessoa compassiva que entende a mentalidade de sua esposa quando esta acaba de perder um filho, ele muda de expressão quando ela faz uma revelação inesperada sobre essa perda, algo que transforma o seu olhar que até então estava calmo em um olhar fulminante que o faz partir para uma agressão de grande impacto! Essa cena é memorável graças ao desempenho de Al Pacino e Diane Keaton, que encantam os olhos dos espectadores com suas interpretações formidáveis e dignas de admiração! E isso sem mencionar a cena em que Kay vai visitar os filhos e Michael fecha a porta na cara dela. 


Em contrapartida, tudo na vida atual de Michael tem o seu contraste com os flashbacks da vida de seu pai. Robert De Niro não fica nem um pouco atrás quando se trata de atuar, o Vito Corleone jovem é um espetáculo de desenvolvimento, marcado com sua ascensão e posteriormente sua família bem sucedida. Sua vida contada em detalhes nos mostra mais uma vez o talento do diretor em conduzir duas tramas diferentes sem que se percam uma na outra. De modo que assistir a esse filme é uma experiência fascinante e assim como primeiro filme é, por esse e outros motivos, recomendo que vejam essa famosa trilogia que marcou época na história da sétima arte. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo: 

Um comentário:

  1. esses filmes são muito impressionantes. obra de arte. acho linda a caixa comemorativa de dvds. beijos, pedrita

    ResponderExcluir