domingo, 5 de agosto de 2018

LADRÃO DE ALCOVA


Um dos clássicos do gênero comédia que encantou as telas do cinema no inicio da década de 30 foi o filme Trouble in Paradise, em português conhecido como Ladrão de Alcova, lançado em 1932 e dirigido por Ernst Lubitsch (1892-1947), que dirigiu também alguns clássicos de comédia já comentados aqui no blog, como A Oitava Esposa de Barba-Azul (1938) e A Loja da Esquina (1940). Trouble in Paradise é estrelado por Miriam Hopkins (1902-1972), Herbert Marshall (1890-1966) e Kay Francis (1905-1968).

O filme conta sobre a dupla de ladrões de alta classe: Gaston (Marshall) e Lily (Hopkins), que escolheram viver a vida roubando, e não veem grandes problemas nisso. Assim que eles se conheceram, eles flertaram um com o outro mostrando o que já haviam roubado, e que desde então passaram a aplicar golpes juntos. Tudo vai bem até que Gaston rouba uma bolsa caríssima da milionária Mariette Colet (Francis). Desesperada à procura de seu objeto, ela faz um anúncio que atrai muitas pessoas, a maioria querendo dar um golpe na milionária.


Quando Gaston percebe que pode ganhar muito mais dinheiro devolvendo a bolsa, ele vai ao encontro de Mariette, que acaba se encantando com o charme dele e assim o contrata para ser o seu secretário. O que Gaston não esperava era se apaixonar por sua vítima, colocando assim todo o seu plano em perigo, assim como o seu relacionamento com Lily.

Ladrão de Alcova consegue trazer personagens extremamente carismáticos, que no mínimo conseguem fazer com que o espectador crie uma empatia por eles, e não estou falando aqui apenas dos bonzinhos, mas também dos ladrões, embora roubar seja algo que naturalmente não apoiamos em hipótese alguma, o filme consegue criar sentimentos opostos em relação a isso. Claro que essa façanha se deve a brilhante direção de Ernst Lubitsch, como também o desempenho maravilhoso do trio principal de atores, que indiscutivelmente brilharam em seus papéis. Com diversas situações divertidas que prendem à nossa atenção, o filme não se torna nada cansativo, aliás, é bem curto e o tempo passa que você não percebe.


Quando falamos de Ladrão de Alcova, não se pode deixar de mencionar o fato de que este filme ficou proibido durante anos, por causa da censura que havia entrado em ação no ano de 1935. O motivo? Frases de duplo sentido e forte conotação sexual. E foi apenas na década de 50 que o filme voltou às telas. 

NOTA: 7,4/10

Recomendo que assistam Ladrão de Alcova por que é um filme doce e descontraído, além de trazer uma história bem enxuta que não necessita de muitas delongas, deixando o espaço aberto para que as atuações brilhem da melhor maneira possível. E em vista do ano do lançamento desse clássico, hoje esse filme se encontra em domínio público. Acesse esse LINK do excelente site Cinema Livre, caso deseje assistir online. Bons filmes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário