quarta-feira, 29 de agosto de 2018

FESTIM DIABÓLICO


Para quem aprecia e conhece os filmes dirigidos por Alfred Hitchcock sabe que o seu primeiro filme colorido foi Festim Diabólico, título original Rope lançado em 1948. Esse filme é um dos mais famosos do mestre do suspense, em especial por que ele foi filmado inteiramente em um único lugar e é famoso também pelo plano de sequência incrível que parece não haver cortes. Festim Diabólico é estrelado por James Stewart, John Dall, Farley Granger e Joan Chandler. A história é muito simples e se desenrola em um ritmo bem rápido, afinal o filme só tem 80 minutos de duração.

Sinopse: Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.


O filme é eficaz por abordar diversos temas, que aos poucos vai tomando um rumo altamente tenso que consegue prender o espectador de uma forma única e inigualável! Após cometerem o crime, Brandon continua com seu jeito frio, determinado e convencido do que fez, ao passo que Philip é torturado com sentimentos de culpa e medo. Quando os convidados começam a chegar no apartamento, o filme passa a retratar diálogos entre eles que acabam se tornando cansativo. Mas, quando o personagem de James Stewart, o professor Rupert entra em cena, toda aquela sensação e expectativa para saber o que vai acontecer vai se acumulando.

O jovem assassinado era um dos convidados para a festa, e ao notarem sua demora, a família e a noiva começam a mostrar preocupação, enquanto Philip fica cada vez mais apreensivo. E Brandon continua a mostrar frieza na sua maneira de falar e agir, inclusive ele dar várias pistas de que David estava morto, e ninguém percebia nada estranho, exceto o professor Rupert que devido ao comportamento estranho de Philip, passa a suspeitar que haja alguma coisa errada com os dois jovens.


E para decifrar o que tanto incomoda Philip, Rupert vai até a mais impossível das possibilidades, e dentro desse contexto, Festim Diabólico triunfa de forma magistral ao nos trazer um suspense de altíssimo nível! E com a brilhante direção Hitchcock, o filme é bem conduzido, não faz apelações desnecessárias e aborda cada segmento com muito cuidado. As atuações são ótimas, destacando o sempre brilhante James Stewart que se sai bem em todos os papéis que interpreta, e também o ator John Dall que impressionou muito com seu personagem frio e calculista.

Falando sobre o plano de sequência, como dito anteriormente, parecia não haver cortes durante toda a película. Mas, só parecia. Por que na verdade, Hitchcock habilidosamente driblou os cortes que foram feitos. Para você ter uma ideia, um rolo de filme naquela época durava em torno de 8 a 10 minutos, então o que o mestre do suspense fez? Quando tinha que passar para outro rolo, a troca era feita no momento exato onde a câmera fixava em um único lugar, dessa forma é difícil perceber os cortes. Essa é outra grande façanha do mestre que merece ser reconhecida e admirada!

Festim Diabólico é como uma peça teatral, e de fato, o filme é baseado em uma peça homônima de Patrick Hamilton. Mas, o que realmente chama a nossa atenção é que Hitchcock não quis deixar de lado o clima teatral e produziu o filme em um único lugar. Isso sim é um mérito! A forma como os atores agem no filme não parece nada forçado ou mecânico, na verdade eles deram uma verdadeira aula de atuação para teatro.



O suspense do filme é autêntico e mergulhado em uma situação que aparenta ser boba e simples demais. Mas, o desenrolar do filme nos mostra algo que não imaginaríamos que poderia acontecer com aquela reunião entre amigos. Outra coisa interessante a se comentar é a respeito da homossexualidade. Os dois jovens assassinos são tidos como homossexuais, por que moram juntos em um apartamento com apenas um quarto. Mas, como naquela época, esse era um assunto muito polêmico, não foi feito alusão alguma sobre isso no filme, porém, Hitchcock deixou nas entrelinhas esse assunto incomum para a época. Uma ousadia e tanto! 

NOTA: 8,5/10
ATENÇÃO! Ontem (28/08) completou setenta anos desde que Festim Diabólico foi lançado. Portanto, de acordo com as leis brasileiras o filme já está em domínio público, o que significa que está livre de direitos autorais. E com respeito a isso, posso disponibilizar o vídeo com o filme completo para você conferir essa obra-prima. Bons filmes!

Legendado


Dublado

Um comentário: