quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O PROFISSIONAL (1994)



Quem costuma ver toques dramáticos em filmes de ação? Isso não é muito comum. Porém, em alguns casos, existem filmes que mostra muita ação, mas com um contraste um tanto diferente, apelando para um desenvolvimento dos personagens de uma forma dramática e sensível. O Profissional foi lançado em 1994, escrito e dirigido por Luc Besson é um exemplo perfeito para filmes desse tipo. Em seus papéis principais, temos a participação de Jean Reno, Gary Oldman e Natalie Portman. Com uma história impactante e comovente, este filme é capaz de prender sua atenção da forma como você gosta ao assistir um filme de respeito.

O filme conta sobre um assassino profissional Léon (Jean Reno), que vive isolado em um pequeno apartamento, não se importando com nada, apenas tomando seu leite e cuidando de sua planta, que para ele tem grande valor sentimental. O seu trabalho é matar pessoas, as quais são indicadas por um homem a quem ele conversa regularmente e que também o paga por isso. Sua rotina de vida muda quando uma equipe de policiais corruptos, assassinam uma família inteira a sangue frio que mora no apartamento vizinho. Essa chacina foi motivada por drogas, já que o homem do apartamento era viciado, e sua esposa e dois filhos são mortos pelos policiais que tinha como líder o estranho e violento Norman Stansfield (Gary Oldman). 

E durante a matança, a outra filha do viciado, Mathilda (Natalie Portman) de 12 anos, que tinha saído para fazer compras volta e percebe que toda sua família foi morta. Em meio a lágrimas ela disfarçadamente toca a campainha do seu vizinho Léon, que observava tudo do lado de dentro, e para proteger a garota ele a deixa entrar. Mathilda é uma garota problemática que não recebia cuidados do pai e nem da mãe. Além de ter sido expulsa da escola, ela era aquele tipo de criança rebelde que acha que tem mentalidade adulta. E ao perceber como Léon vive, ela pede para ele ensinar coisas sobre assassinatos, bem como manejar uma arma, pois ela queria vingança contra os caras que mataram sua família. Em troca, ela cuida da casa de Léon, enquanto estiver fora e também o ensina a ler e escrever. 

A princípio parecia que filme iria girar em torno da vingança de Mathilda, mas não é bem isso que acontece. Na verdade, a constante convivência entre Mathilda e Léon resultará naquilo que nenhum dos dois usufruía antes, entre outras coisas, o afeto que se pode sentir por alguém. No caso de Léon, ele vê a garota como uma filha que nunca teve. Mathilda por sua vez, chega a ir mais longe nisso, até mesmo sendo algo esdrúxulo. Ela se apaixona por Léon, a quem ela considera o seu Salvador, mas ele mostrando-se responsável, não corresponde a paixonite da menina. Mesmo assim, os dois se aproximam de uma forma, que faz com que pensemos: como um assassino profissional como Léon, pudesse mostrar ser tão humano assim? Isso é exatamente uma das propostas do filme, claro que mesmo antes disso, durante sua rotina em casa, já percebemos que Léon não é uma pessoa ruim, apesar do seu trabalho.

Jean Reno atua de uma maneira tão suave que não parece que seu personagem é um assassino frio, seu jeito simples de fazer as coisas, o costume de tomar leite e cuidar de sua planta, conforme já mencionado, é sua maior companhia, a quem ele tem um carinho especial. Natalie Portman estava com 11 anos nesse filme, aliás, foi o seu primeiro papel de destaque no cinema, e conforme podemos notar, a jovem atriz mostra que nasceu para atuar, é dotada de um talento único e natural. Sua filmografia até o momento está repleta de grandes sucessos, e ela é considerada hoje uma das melhores atrizes de todos os tempos. Mas, falando do elenco, quem realmente surpreendeu a ponto de roubar a cena foi Gary Oldman e seu papel de um vilão psicótico e cruel. Em todas as suas aparições no filme, ele se mostra um homem sádico que mais parece ter alucinações. Todos nós sabemos que um ator talentoso sabe como encarnar um personagem, por mais excêntrico que possa parecer que ao interpretar fica irreconhecível, quando a pessoa na verdade, tem temperamento diferente na vida real. 

Mas mesmo com todo o drama envolvendo Léon e Mathilda, não pense que a ação foi jogada para escanteio. Muito pelo contrário, no meio de toda a convivência amigável entre os protagonistas e que fazem deles pessoas melhores, aprendendo a dar valor à vida, o filme ainda é recheado de muita ação, em especial na busca de Norman pela garotinha que escapou da morte. Mas agora ela possui um guarda-costas que entende melhor do que qualquer um sobre armas, e que apesar de ser um cara analfabeto, sua inteligência é muito grande para elaborar planos, nos quais ele usa para trabalhar.

O Profissional é mais um daqueles filmes clássicos que merecem ser vistos por todo cinéfilo, e mesmo que seu desfecho não seja totalmente agradável para alguns, ele nos traz uma mensagem peculiar sobre a humanidade e a bondade que existe em todos, até mesmo naqueles que matam. Mathilda é presenteada com uma oportunidade de mudar sua vida para melhor, em especial superar os traumas sofridos anteriormente, e isso ocorre através da bondade e amor que fora cultivado durante sua estada ao lado de Léon. Um final bem feliz e ao mesmo tempo reflexivo! 

NOTA: 9,3/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

10 comentários:

  1. Natalie Portman linda desde pequena!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sei pq, mas esse filme mexe muito comigo. rs

    ResponderExcluir
  3. Gary Oldan cheirou muito pó pra fazer esse filme! kkkk

    ResponderExcluir
  4. Natalie tão linda nesse filme, mostrando ser um grande atriz que já estava ciente de tanto sucesso. Teve um filme que ela ganhou Oscar.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Um clássico. Mas eu não gostei da personagem da Natalie ficar se declarando para o Léon. Pelo amor de Deus, ela é uma criança! O diretor não devia ter incluindo esses detalhes no filme, que para mim foi totalmente irrelevante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, mas considerando que no roteiro, a personagem Matilda tinha uma mentalidade de uma mulher de 18 anos. Já que seus pais não a educaram, e ela era aquele tipo de jovem rebelde. Então, é natural que ela tenha desenvolvido sentimentos estranhos para uma garota de 11 anos. Pra mim, isso não afeta em nada, em suma, vale lembrar que não acontece química nenhuma da parte de Léon, ao contrário de muitas pessoas que julgaram o filme por supostamente conter pedofilia, o que esteve BEM LONGE DE ACONTECER. Quem assistiu com a mente aberta e de uma forma imparcial, concordará com isso.

      Excluir
    2. Obrigado por compartilhar sua opinião! ;)

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir