quarta-feira, 19 de julho de 2017

O SILÊNCIO DOS INOCENTES

   

Em 1991, foi lançado um filme que para muitos foi e continua sendo a maior obra já rodada no cinema. Além de ter sido um sucesso após seu lançamento, esse filme venceu os cinco principais prêmios da academia: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção e até mesmo o tão cobiçado Melhor Filme. Ao saber de todas essas premiações, será que não é motivo suficiente para você assisti-lo? Com certeza! Se eu ainda não tivesse visto o famoso “O Silêncio dos Inocentes”, eu não pensaria duas vezes para vê-lo após saber do seu imenso sucesso. Por isso, já adianto logo que é um filme altamente recomendável! Ele faz parte de uma trilogia, sendo o primeiro filme a ser feito e foi adaptado de um livro com o mesmo título publicado em 1988. O Silêncio dos Inocentes foi dirigido de forma magistral por Jonathan Demme e é estrelado por Anthony Hopkins e Jodie Foster. 

Os dois personagens principais são o ápice que elevou o filme ao sucesso e reconhecimento que tem hoje. Jodie Foster em uma brilhante atuação, pra mim a melhor já feita por ela, interpreta Clarice Starling, uma estagiária do FBI que recebe a missão de ir a uma prisão de segurança máxima, para se aproximar do temível canibal condenado à prisão perpétua por 9 assassinatos, Hannibal Lecter, interpretado de uma forma espetacular por Anthony Hopkins, a fim de tentar resolver uma série de assassinatos de mulheres por um cara conhecido como Búffalo Bill, que havia sido paciente de Lecter no passado. Assim, um jogo de pistas e enigmas se segue entre diálogos frios e calculistas de Lecter dando um perfil psicótico do assassino. Além de ser bem difícil de interpretar as palavras misteriosas do criminoso, Clarice terá de se envolver ainda mais, fazendo com que sua abalada vida seja analisada por um dos maiores assassinos já presos pelo FBI.

Durante o filme, percebemos que a tensão nos é repassada através de falas, mas com closes precisos no rosto do personagem. Demme teve a ideia de utilizar as câmeras dessa forma, pois ele achava que assim daria mais tensão no espectador. Alguns closes são rápidos, outros vão se aproximando do rosto da pessoa, tudo isso acompanhado dos diálogos memoráveis entre os personagens Clarice e Hannibal. E indiscutivelmente, Demme conseguiu esse objetivo, e isso fez com que a montagem do filme fosse admirada por muitos críticos, além de sequências que eleva tensão, mistério e medo. Sem dúvida, esse filme mereceu os prêmios conquistados de forma natural e sem rodeios.

Por ser uma investigação, Clarice Starling teria de interrogar Lecter para obter as informações necessárias que ela precisa para fazer o seu trabalho. No entanto, o que vemos no filme é exatamente o contrário, pois Hannibal é quem interroga Clarice, e ela por sua vez não consegue manter o seu foco na investigação, já que o perigoso canibal olha pra ela de uma forma que vai além do ser humano, sem nenhum tipo de sentimento, um olhar de psicopata no pleno sentido, capaz de fazer as nossas almas tremerem além de arrepios a cada palavra dita por ele e isso torna quase que impossível fazer um interrogatório normal, já que aquele que deveria ser interrogado, além fazer um trabalho que não lhe cabia, usa enigmas difíceis de entender. Por isso, torcemos para que Clarice Starling consiga seu objetivo, por mais difícil e assustador que seja.

Hannibal Lecter tinha um grande objetivo ao lidar com a estagiária da forma como fez. Qual preso não sonharia com sua liberdade? Por isso Lecter arma um plano de gênio para conseguir uma fuga da prisão que há muito tempo lhe priva de ver as coisas bonitas da natureza, segundo o próprio menciona anteriormente. Todavia, não devemos encarar Hannibal como o vilão do filme, pois a busca incansável está na mira do assassino no qual Clarice trabalha para capturar, o Búffalo Bill. E mesmo com a fuga de Lecter, pelo menos até Clarice completar seu trabalho, ele não representa nenhuma ameaça nem a ela e nem a ninguém. Percebemos também que o Dr. Lecter fica fascinado por Clarice, e ela do mesmo jeito. 

Mas o que predomina em “O Silêncio dos Inocentes” é o mistério não solucionado apenas com o trabalho da polícia, mas com uma ajuda de um criminoso e que mesmo usando enigmas para mostrar o perfil do assassino, Clarice se mostra uma verdadeira e competente agente do FBI ao usar essas pistas para chegar ao vilão do filme. Simplesmente espetacular, não irei entender se alguém chegar e disser que o filme não foi bom.

Na verdade o filme teve apenas uma sequência com a participação de Anthony Hopkins se formos levar em conta a cronologia, já que o terceiro a ser produzido retrata os acontecimentos antes de Lecter ser preso. Porém os três são interpretados por Hopkins. O personagem Hannibal foi interpretado por vários atores, mas nenhuma das atuações supera de Hopkins, acho que esse cara literalmente nasceu para o personagem! Vale a pena mencionar a cena mais apavorante do filme que acontece em seu clímax acompanhado de uma tensão angustiante, dentro de uma sequência perfeita num lugar escuro, e que serve para o espectador parar a respiração por alguns minutos. É caro leitor, mesmo não aparentando ser inicialmente, O Silêncio dos Inocentes é um filmaço! E que merece ser visto por todo amante de filmes. 

NOTA: 10/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Um comentário:

  1. Ótimo filme! Trilha sonora e desenvolvimento espetaculares. Um dos melhores roteiros adaptados que já vi.

    ResponderExcluir