segunda-feira, 25 de setembro de 2017

JOGOS MORTAIS 2



Geralmente os filmes que dão continuidade a outro que fez um grande sucesso, é popularmente conhecido como filmes “caça-níqueis”, que tem como objetivo ganhar mais dinheiro, se aproveitando do sucesso anterior, e na maioria das vezes a continuação não chega nem perto do original. Jogos Mortais que havia sido lançado em 2004, foi um estouro no cinema de horror independente, onde James Wan juntamente com Leigh Wannel criaram o filme que posteriormente geraria inúmeras continuações e todas elas acabaram por serem inferiores. Pois não há como se equiparar a qualidade técnica como também a história surpreendente que o primeiro filme trouxe, a ponto de nos deixar perplexos!

Jogos Mortais 2 foi lançado em 2005 dando continuidade a história do filme anterior, porém com algumas mudanças e novos personagens. James Wan foi o produtor do filme, a direção ficou a cargo de Darren Lynn Bousman que também escreveu o roteiro em parceria com Leigh Wannel. O filme se centrará em oito pessoas que se encontram presas em uma casa, onde é liberado um gás mortal. O antídoto para desfazer o efeito do gás está em diversos pontos da casa, e eles têm exatamente 2 horas para encontrar, caso contrário, todos iriam sangrar até morrer. Sete dessas pessoas têm uma ligação comum, elas foram incriminadas pelo detetive Eric Matthews (Donnie Wahlberg) e a outra vítima é seu filho Daniel (Erik Knudsen), e entre as sete pessoas está Amanda (Shawnee Smith), uma sobrevivente das armadilhas de Jigsaw (Tobin Bell).

Jogos Mortais 2 pode não superar o primeiro filme, mas ele supera os demais. A história é tão impactante quanto ao anterior, em especial o desfecho onde em todos os filmes da franquia tenta nos surpreender com revelações enigmáticas. Tobin Bell aparece mais vezes, já que todos sabem que o personagem dele é o autor dos jogos. É incrível que todos os eventos do filme tem um propósito final, e Jigsaw brinca com a mente de suas vítimas as induzindo a seguir o caminho que ele já havia planejado bem antes. Um golpe de mestre que exalta ainda mais esse personagem macabro e épico!

Se há uma coisa nesse segundo filme que agrada mais, são as armadilhas diferentes das que vimos no filme de 2004, muitas delas são tão criativas, e notamos que quanto mais criativo for, mas mortal é. Há cenas que podem incomodar pessoas sensíveis, uma delas é quando Amanda é jogada em um poço cheio de seringas, onde várias delas espetam a pele dela, tudo mostrado em close, na intenção de arrepiar mesmo o espectador. Há alguns detalhes que ficam obscuros no decorrer do filme, mas que são muito bem explicados nas sequências. Como já dito antes, essas continuações são fracas se comparadas com o original, no entanto, se há uma coisa extremamente útil nessas sequências, são justamente as explicações de vários detalhes que ficaram em aberto em filmes anteriores. Esse é um ponto muito forte e que me faz gostar da franquia!

Os personagens que vieram do filme anterior e que voltaram para este são mais desenvolvidos, porém, Donnie Wahlberg é o único dos novos que tem uma participação de extrema importância, os demais só servem para encher o elenco e cumprir seus papeis que irão sofrer nas armadilhas. Vale lembrar que o desfecho é surpreendente! Não conseguimos imaginar a realidade verdadeira do filme, e isso foi genial e contextualizando o roteiro, isso se encaixa perfeitamente!

Outro detalhe importante sobre Jogos Mortais 2 é que ele prepara o público para presenciar torturas e armadilhas muito mais fortes e mirabolantes do que estamos acostumados a ver, digo isso pra quem não costuma ver filmes do tipo. Mas em sua estreia foi basicamente isso, o filme nos dá uma degustação do que estaria por vir nas continuações. E mesmo sendo inferior ao primeiro filme, Saw 2 (título em inglês) é um ótimo filme de terror, um prato cheio para os fãs. 

NOTA: 8,6/10

Veja o trailer no vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário